Vekaplast: SoftLine
Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício
Projeto diferencia-se por uma arquitetura e imagem diferenciada

Garcia Garcia constrói novo centro de investigação da FairJourney Biologics no Porto

Novoperfil05/04/2021
Construtora assegura o processo integral do novo edifício, assinando ainda os projetos de arquitetura e engenharia, além da execução.
Imagen
A FairJourney Biologics, empresa de biotecnologia e um dos líderes mundiais na descoberta, engenharia e produção de anticorpos, confiou à Garcia Garcia, especializada no design and build de edifícios industriais, logísticos e de serviços, o processo integral do seu novo centro de investigação, no Porto.
A construtora é responsável pelos projetos de arquitetura e engenharia, assim como pela execução da obra, cujo investimento possibilitará à FairJourney continuar na senda do progresso científico, que tem traçado a sua história.
Com conclusão prevista para o mês de maio, o projeto ditará a construção de um centro de investigação de referência mundial, na área das Ciências e da Biologia. Fundada no ano de 2012, a FairJourney atua à escala global e presta serviços para um vasto número de empresas farmacêuticas, nomeadamente, ao nível da descoberta e desenvolvimento de anticorpos, destinados ao tratamento de doenças.
Entre as linhas de investigação desenvolvidas por esta biotecnológica constam por exemplo doenças oncológicas, cardiovasculares, autoimunes e algumas doenças raras. É composta por uma vasta equipa de investigadores e cientistas, tendo como principais clientes alguns dos maiores laboratórios farmacêuticos internacionais, sendo atualmente líder mundial na investigação de medicamentos com base em anticorpos.

Arquitetura arrojada e eficiência

O novo edifício fica localizado à face da Avenida AEP, uma das principais artérias de entrada na cidade do Porto. Um dos aspetos diferenciadores deste projeto é a sua componente arquitetónica arrojada, que pautará a paisagem envolvente e contribuirá para renovar a linha urbana da entrada no Grande Porto. Esta marcante arquitetura teve como inspiração a identidade da Fairjourney Biologics.

Tendo como referência a atividade da empresa, o projeto de arquitetura desenvolveu toda a fachada do edifício com inspiração no anticorpo IgG1, uma das fontes do trabalho de investigação da biotecnológica portuense. Assim, foi concebida uma fachada irreverente, marcada pela imponência dos painéis pré-fabricados de betão branco tridimensionais, destacados por vários pontos de luz. Este projeto possibilitou à Garcia Garcia desenvolver e criar pormenores arquitetónicos relacionados com o core business do cliente, o que se traduziu num resultado final esteticamente singular.

O novo centro de investigação será composto por várias áreas funcionais, salientando-se desde logo os 140 laboratórios, o foyer, salas de reuniões e as áreas sociais. Em evidência estão ainda os vários pátios exteriores espalhados pelo edifício, que se destacam inclusive na fachada do edifício, permitindo descobrir pequenos espaços ajardinados. Um dos ex-libris do edifício é o pátio interior presente no rés-do-chão, o qual é possível contemplar nos vários ângulos do centro. Com um total de sete pisos, o edifício agregará três deles abaixo da cota da soleira e quatro acima.

Os colaboradores da FairJourney encontrarão neste novo centro todas as condições necessárias à sua atividade profissional, com laboratórios altamente equipados, assim como espaços verdes e áreas de lazer destinadas a promover o seu bem-estar.

De realçar também que o edifício será equipado com um sistema de eficiência energética, através de produção de energia fotovoltaica, o que permite o aproveitamento da energia solar para reduzir o seu impacto ambiental. Foram ainda aplicadas soluções de pavimentação exterior permeáveis, cobrindo grande parte da área com relva. Outra premissa passou por manter as árvores que já existiam no local, tendo sido adotadas medidas de conservação e proteção das mesmas durante a execução da obra.

Ficha Técnica do Projeto

Localização: Porto

Arquitetura, Engenharia e Construção: Garcia Garcia

Área de Construção: 8100 m²

Data de Conclusão: maio 2021

REVISTAS

A-OK Motors®Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nosIndalsu, S.L.

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    17/04/2024

  • Newsletter NovoPerfil PT

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial