AGC Flat Glass Ibérica, S.A.
Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Uma introdução à Fachada Modular

Pedro Santos | Director Técnico na Reynaers Portugal e Coordenador do CT Tecnologias de Fachadas do Gabinete Técnico da ANFAJE04/05/2021
Os sistemas de fachadas para a envolvente de um edifício devem suportar apenas o seu próprio peso e os efeitos das ações ambientais, tais como o vento. Não se destinam a apoiar a integridade estrutural do edifício. Existem dois tipos principais deste tipo de construção de fachada: 'tradicional' e 'modular'.
Imagen

Com a fachada tradicional, a estrutura é montada maioritariamente em obra com os montantes e travessas que suportam o vidro, painéis opacos para zonas cegas, painéis metálicos, panos de vidro e lâminas de sombreamento, ligados componente a componente. Normalmente, cada montante é suportado pela laje ou por vigas de bordadura.

Na montagem modular, por outro lado, a fachada é composta por grandes unidades modulares que são montadas na fábrica, e depois enviadas para a obra e erguidas para a sua posição no edifício. Os perfis de alumínio são utilizados para formar a estrutura, que normalmente tem de altura um pé direito. Ventilação, vidros e painéis de enchimento são incorporados nas unidades antes de serem transportados para a obra. Tal como na montagem tradicional, cada unidade, normalmente, é suportada pelas lajes ou por vigas de bordadura.

Fachada Tradicional

Os sistemas de fachada tradicional são versáteis e permitem a integração com outros sistemas, como portas de correr e janelas. Estes sistemas tendem a ser menos especializados e podem ser fabricados pelos vários tipos de fabricantes, não dependendo de disporem de uma grande fábrica de produção em série.

Contudo, os sistemas tradicionais requerem vários passos para montar e selar a parede, o que se traduz em maior consumo de tempo de montagem em obra – por norma, aproximadamente 70% do trabalho é executado na obra e 30% na fábrica. Isto implica custos adicionais, como o tempo de trabalho do pessoal e custos com andaimes ou bailéus.

Fachada Modular

Para as fachadas modulares, cerca de 30% do trabalho é feito na obra, enquanto 70% se realiza em fábrica. A montagem completa das unidades modulares na fábrica traz uma série de benefícios. Isto inclui:

  • Melhor controlo de qualidade
  • Fabricação simultânea e preparação do local
  • Instalação mais rápida, exigindo menos mão-de-obra no local
  • Não são necessários andaimes
  • Pode ser instalada do interior do edifício. Esta solução é ideal para edifícios altos ou locais com espaço de estaleiro limitado
  • Menos espaço necessário no local de instalação.

Outra vantagem dos sistemas modulares é que, ao contrário dos sistemas tradicionais, não transferem directamente os ruídos de impacto verticalmente de piso para piso ou horizontalmente de sala para sala.

Na fabricação em oficina é necessário acautelar:

  • A oficina tem de estar adequadamente equipada para manusear os elementos finais
  • É necessário transporte adicional para os elementos finais até ao local da obra
  • É necessário equipamento adicional no local da obra para a instalação dos módulos.

Outra vantagem dos sistemas modulares é que, ao contrário dos sistemas tradicionais, não transferem directamente os ruídos de impacto verticalmente de piso para piso ou horizontalmente de sala para sala

Imagen

Considerações na Concepção

As fachadas modulares oferecem uma série de opções de acabamento, podendo integrar tipos de abertura, como janela projetante e janela projetante paralela, ambas também podem ser motorizadas para uma fácil utilização. Sistemas de sombreamento, painéis opacos e painéis de enchimentos, podem ser incluídos.

O alumínio é, normalmente, utilizado para a estrutura de fachadas devido à sua resistência e estabilidade. É também altamente duradouro, resistente à humidade e à corrosão e é 100% reciclável. Existem diversas opções de acabamentos para os caixilhos, incluindo anodizado e revestimento em pó RAL.

Em termos do vidro, a especificação pode criar diferentes efeitos estéticos.

Isto inclui:

  • Painéis modulares, que seguram o vidro utilizando bites com efeito de moldura
  • Painéis colados estruturalmente, onde o vidro é estruturalmente colado.
Imagen
São oferecidos vários níveis de desempenho térmico, desde o normal até a opções de alto isolamento.

Permeabilidade ao Ar

O teste de permeabilidade ao ar mede o volume de ar que passa numa fachada fechada a uma certa pressão de ar. O pico da pressão do ensaio é determinado pelo projectista com base numa das classes EN 12152: 2002 Fachada, Permeabilidade ao Ar, Requisitos de Desempenho e Classificação. O projectista deve decidir o nível de permeabilidade ao ar exigido para um determinado edifício.

Estanquidade à Água

O teste de estanquidade à água envolve a aplicação de um jacto de água uniforme com pressão de ar crescente até que a água penetre na fachada. O pico da pressão de teste é determinado pelo especialista com base numa das classes da EN 12154:2000 Fachada, Estanquidade à Água, Requisitos de Desempenho e Classificação.

O especialista deve decidir o nível de resistência à água para um determinado edifício com base no grau de exposição às condições meteorológicas. Por exemplo, numa localização costeira, pode ser necessário testar a uma pressão mais elevada.

Imagen

Resistência à carga do vento

A resistência à carga do vento é uma medida da resistência estrutural dos perfis e é testada através da aplicação de níveis crescentes de pressão de ar para simular a força do vento. Os requisitos de desempenho no que diz respeito à resistência à carga do vento para as fachadas é determinado pela classe EN 13116:2001 Fachadas, Resistência à Carga do Vento.

Devido à grande diversidade de esquemas elevados e variações dentro das instalações das fachadas, não é considerado prático classificar estruturalmente a grande variedade de sistemas de fachadas e construções desenhadas propositadamente.

Imagen

Instalação

As fachadas modulares podem ser instaladas a partir do interior do edifício utilizando uma viga no piso acima, ou a partir do exterior utilizando uma grua. A equipa de instalação deve estar ligada com segurança à estrutura através de um arnês.

Os módulos são transportados para cada nível, levantados na posição correta e instalados em cada placa do piso. Isto envolve o engate dos módulos em suportes que são fixados ao substrato principal e nivelados com parafusos sextavados.

Nota: o autor escreve mediante as regras do antigo Acordo Ortográfico.

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nos

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    27/03/2024

  • Newsletter NovoPerfil PT

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial