AGC Flat Glass Ibérica, S.A.
Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Como consumimos energia? Consórcio europeu quer conhecer hábitos energéticos dos portugueses

Redação Induglobal05/05/2021
Como consumimos energia em Portugal? Que rotinas diárias implementamos nas nossas casas para poupar energia?
Imagen
Através de um questionário online, a equipa pretende perceber quais os perfis de consumo de energia dos portugueses, bem como a opinião da população sobre questões energéticas. O objetivo é apoiar o desenho de intervenções que encorajem a adoção de hábitos mais sustentáveis, e produzir informação para apoiar politicas energéticas.

Um grupo de investigadores do INEGI - Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial quer responder a esta e a outras perguntas, através de um estudo que está a decorrer no âmbito do projeto europeu NUDGE.

O questionário pode ser acedido aqui.

O inquérito está aberto a toda a população com mais de 18 anos, e vai ajudar a pintar um retrato da Europa no que toca ao consumo de energia nas habitações.

Para Zenaida Mourão, responsável pelo projeto no INEGI, “é importante compreender os perfis de consumidores, para depois projetar intervenções de eficiência energética ajustadas às características psicológicas e contextuais individuais”.

Ciência comportamental vai ajudar a combater desperdício energético

O INEGI é um dos parceiros do NUDGE, um projeto europeu que se propõe a estudar, aplicar e avaliar potencial de estratégias comportamentais na melhoria da eficiência energética, abrindo caminho a novas políticas energéticas e mudanças comportamentais sustentadas.

A transição energética necessária à mitigação das alterações climáticas exige uma mudança de paradigma, incluindo mudanças comportamentais de um alargado número de pessoas para reduzir o consumo de energia. Estas mudanças de comportamento aplicam-se ao uso de sistemas de aquecimento e equipamentos elétricos, e contribuem para a eficiência no uso da energia na habitação.
"Mudar a altura do dia em que ligamos o aquecimento, o nível de temperatura de set-point, o período em que abrimos as janelas para arejar, e até corrigir ineficiências estruturais das nossas casas – o acumular das escolhas individuais de cada um pode ter um impacto muito significativo”, salienta Zenaida Mourão.
O projeto envolve 10 instituições, e está a ser posto em prática em Portugal, sob a responsabilidade do INEGI, bem como na Bélgica, Alemanha, Grécia e Croácia.

O projeto NUDGE – NUDging consumers towards enerGy Efficiency through behavioral science é financiado pelo programa de investigação e inovação Horizonte 2020 ao abrigo do acordo de subvenção nº 957012.

REVISTAS

Siga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    27/03/2024

  • Newsletter NovoPerfil PT

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial