Vekaplast: desperta os seus sentidos
Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Acessibilidade dos edifícios: uma peça-chave na reabilitação urbana

14/05/2021
Em Portugal, o Instrumento Financeiro de Reabilitação e Revitalização Urbanas (IFRRU) 2020 conta já com um valor de investimento de mais de 800 milhões de euros para a reabilitação integral de edifícios e melhoria do seu desempenho energético.
foto
Criado no âmbito do Portugal 2020 e com execução até 2023, com capacidade de financiamento de 1.400 milhões de euros, já assinou mais de 285 contratos, 125 dos quais para habitação.
Entre as melhorias a implementar podem incluir-se a reabilitação das próprias instalações, mas também o aumento da acessibilidade, por exemplo mediante a instalação de elevadores.

Neste contexto, a Schindler, empresa especializada em mobilidade vertical, destaca as vantagens de instalar um elevador em edifícios que ainda não dispõem destes equipamentos:

  • Impacto positivo na qualidade de vida dos cidadãos

Inúmeros edifícios em Portugal não dispõem de elevador. Nestes casos, a habitabilidade do imóvel fica muitas vezes prejudicada pela dificuldade de acesso à casa ou à rua, especialmente para grupos mais vulneráveis como os idosos ou pessoas com mobilidade reduzida. Neste sentido, a instalação de um elevador ajuda a converter o edifício num espaço seguro, ao prevenir quedas de escadas, ao mesmo tempo que aumenta o conforto no transporte de carrinhos de bebé, compras, entre outros.

  • Valorização dos imóveis

Em Portugal, onde parte significativa do parque imobiliário é envelhecido, a existência de elevador pode valorizar os imóveis e tornar-se num fator de compra atrativo, mesmo em prédios com menos andares, sobretudo se for considerado o envelhecimento populacional e o aumento das necessidades de mobilidade que este pode acarretar.

Adicionalmente as construções mais antigas com ascensor não contam, por norma, com materiais e serviços de transporte vertical de tecnologia mais recente, que permite reduzir o impacto ambiental, gerando por esse motivo um consumo económico mais elevado. Desta forma, para as construções que necessitam de renovar o seu elevador existem possibilidades para reforçar a eficiência do mesmo, reduzindo os custos de manutenção e o consumo energético do equipamento.
Adene: janelas eficientes só com etiqueta energética CLASSE+DecorHotel: Fil - Lisboa 21 a 23 Out 2021Jaba: tradução 4.0Indalsu: mais próximo de siAcademia Anfaje: formaçao - workshops - seminários técnicos

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial