Vekaplast: SoftLine
Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

IEP promove formação sobre segurança contra riscos de incêndio em edifícios

Redação Induglobal26/05/2021

A ação de formação terá início a 7 de julho nas instalações do Instituto Eletrotécnico Português (IEP), no Porto.

Imagen

A nova regulamentação do regime jurídico de segurança contra incêndio em edifícios, veio introduzir uma nova filosofia de responsabilização do autor do projeto.

Assim, considera o IEP, "é da maior pertinência uma atualização de conhecimentos neste domínio para capacitar os intervenientes, para uma atuação correta e devidamente enquadrada na legislação em vigor".

Enquadramento

Mais do que introduzir alterações nos requisitos e critérios técnicos, a nova regulamentação do regime jurídico de segurança contra incêndio em edifícios, veio sobretudo introduzir uma nova filosofia de responsabilização do autor do projeto, esclarece o IEP.

A responsabilidade pela aplicação e verificação das condições de segurança contra incêndio em edifícios e recintos em fase de projeto e construção cabe, segundo o novo quadro regulamentar, aos autores de projetos quanto à elaboração dos mesmos e às intervenções complementares a que estejam obrigados no decurso da execução da obra, à empresa responsável pela execução da obra e aos diretores de obra e de fiscalização de obra, quanto à conformidade da execução da obra com o projeto aprovado.

Com a nova legislação assistiu-se a uma transferência de responsabilidades do Estado para o autor de projeto e outros intervenientes, justificada pela necessidade de se agilizarem os processos de licenciamento de acordo com o espírito do Regime Jurídico da Urbanização e Edificação (RJUE).

Pretendeu-se, assim, reduzir a morosidade e a quantidade de pareceres e vistorias previstos no anterior enquadramento legal de aprovação de projetos e obras, diminuindo a consulta por parte de requerentes, autores de projetos, Câmaras Municipais ou CCDR às diversas entidades externas, entre as quais se inclui a ANPC no que concerne à segurança contra incêndio. A legislação em vigor abrange no regime jurídico de segurança contra incêndio todas as utilizações-tipo, recintos itinerantes e ao ar livre. Algumas utilizações-tipo como, por exemplo, igrejas, bibliotecas, museus, lares de idosos, edifícios industriais e armazéns não estavam sujeitas a qualquer regulamentação de incêndio.

Do não cumprimento das obrigações legais neste domínio poderão resultar contra-ordenações que são puníveis com coimas elevadas e com sanções acessórias que podem chegar à interdição de uso do edifício ou estabelecimento.

"Assim, é da maior pertinência uma atualização de conhecimentos neste domínio para capacitar os intervenientes, especialmente os técnicos ligados à área segurança, para uma atuação correta e devidamente enquadrada na legislação em vigor".

Inscrições aqui.

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Indalsu, S.L.A-OK Motors®Siga-nos

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    17/04/2024

  • Newsletter NovoPerfil PT

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial