AGC Flat Glass Ibérica, S.A.
Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Revistas O Instalador e Novoperfil são parceiras do Future Energy Leaders Portugal

Lei de bases do clima: especialistas refletem sobre os desafios para o sucesso da transição energética em Portugal

Redação Induglobal26/05/2021
Especialistas são unânimes na importância da dimensão socio-económica para o sucesso da transição energética em Portugal.
Imagen

Na sessão dedicada à discussão da Lei de Bases do Clima em Portugal, que teve lugar a 19 de maio, integrada no projeto 'Energia em Debate' dos Future Energy Leaders Portugal (FEL.PT), da Associação Portuguesa da Energia, este foi um ponto de acordo entre os quatro oradores convidados: Nevin Alija da Nova Green Lab, Júlia Seixas da Nova School of Science and Technology, António Miguel Bento, da University of Southern Califórnia e Jaime Braga da CIP – Confederação Empresarial de Portugal.

A importância de a futura Lei de Bases do Clima acautelar uma transição energética justa, que considere o problema da pobreza energética, bem como o desenvolvimento económico do país através da manutenção da competitividade da indústria e da criação de emprego, em simultâneo com o cumprimento das metas de neutralidade carbónica até 2050 foi unânime entre os especialistas presentes.
Outro aspeto considerado indispensável pelos vários intervenientes para o sucesso da implementação da Lei de Bases do Clima foi a criação de um órgão consultivo científico independente, estabelecido com o propósito de aconselhar sobre políticas e monitorizar o progresso do processo de descarbonização, central na transição energética.

A Secretária Geral do programa Future Energy Leaders Portugal, Ana Luís de Sousa, salientou que "o debate sobre a Lei de Bases do Clima contribuiu para a reflexão sobre o impacto que esta Lei de Bases poderá ter nos três pilares do Trilema Energético Português: segurança energética, equidade e sustentabilidade ambiental. Este evento contou com a presença de um painel extraordinário de especialistas convidados, tendo permitido uma reflexão sobre as oportunidades e desafios rumo à sustentabilidade da Energia em Portugal”.

O FEL.PT

O FEL.PT é uma iniciativa que visa promover o debate sobre questões prementes do sector energético, ajudar a moldar soluções para o futuro do sector no contexto português, lançada pela Associação Portuguesa da Energia.

O programa FEL.PT assenta em ideias criativas com potencial inovador para desafiar o pensamento convencional e explorar novas estratégias para o futuro dos sistemas energéticos, oferecendo aos jovens profissionais uma oportunidade única de aprender, desenvolver competências e participar no debate de questões de energia.

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nos

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    27/03/2024

  • Newsletter NovoPerfil PT

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial