Nesta entrevista, fomos conhecer melhor a Lingote com o seu CEO, André Costa. O responsável fala dos desafios que se colocam à empresa e das mudanças registadas em 2020, em que passou a integrar o Grupo Corialis.
A Lingote Alumínios S.A. foi fundada em 1994, mas a sua história remonta a 1980, quando os seus fundadores criaram a FITAL – Custódio Mendes & Mendes Lda, uma empresa de tratamento de superfície de perfis de alumínio. Ou seja, a Lingote tem 27 anos de vida mas um historial ligado ao alumínio de mais de 40 anos.
O crescimento da empresa e o seu sucesso ao longo dos anos atraiu o interesse da Oxy Capital, sociedade gestora de fundos de Private Equity, que entrou em 2017 no capital da empresa.
Finalmente, em 2020, o Grupo Corialis adquiriu a totalidade da empresa e tem neste momento em curso um ambicioso plano de investimento que consiste na construção de uma nova unidade fabril de 42.000m2, que deverá estar operacional em meados de 2022.
A Lingote era uma empresa familiar que, após a compra pelo Grupo Corialis, está a fazer a transição para uma nova realidade de fazer parte de uma multinacional. E esta transformação é provavelmente a minha maior responsabilidade já que queremos implementar novos métodos e procedimentos sem, todavia, apagar o legado dos fundadores da empresa.
Simultaneamente, temos o grande desafio da construção da nova unidade fabril num espaço de tempo muito curto, já que esta é a base do plano de crescimento para os próximos anos.
A Lingote é uma empresa integrada verticalmente, capaz de desenvolver, extrudir, tratar e entregar perfis de alumínio à medida dos seus clientes. Temos clientes industriais que desenvolvem os seus próprios produtos e procuram um parceiro que lhes forneça os perfis que desenharam para as suas soluções. Também temos desenvolvimento nosso de artigos de catálogo, criados a pensar no mercado de caixilharia, que são depois distribuídos pelos nossos clientes, armazéns de sistemas de alumínio espalhados por todo o País.
Temos a capacidade de extrudir os mais variados perfis, desde pequenos bites até grandes caleiras utilizadas nas pérgolas por exemplo. Aliada à nossa variada gama de tipos de perfis, somos também muito versáteis no que toca aos tratamentos de superfície. Somos capazes de lacar, sublimar com efeito de madeira, anodizar e polir perfis, o que nos permite ir ao encontro das mais diversas necessidades dos nossos clientes.
A Lingote é uma empresa integrada verticalmente, capaz de desenvolver, extrudir, tratar e entregar perfis de alumínio à medida dos seus clientes. Temos clientes industriais que desenvolvem os seus próprios produtos e procuram um parceiro que lhes forneça os perfis que desenharam para as suas soluções
Com a integração no grupo Corialis, passámos a ter acesso a um leque de produtos mais extenso e de marcas conceituadas no mundo da arquitetura, como é o caso da Aliplast. Estamos, neste momento, a trabalhar para integrar alguns desses produtos na nossa oferta, produtos esses desenvolvidos para atingirem os mais elevados padrões de qualidade do mercado francês, belga e alemão. A maior parte destas soluções, vêm já acompanhadas de certificados como o DTA e o ATG, certificados anti-arrombamento e de resistência ao fogo e finalmente, certificados comprovando a sustentabilidade das soluções, como é o caso do Cradle to Cradle (C2C).
Alguns dos produtos que estamos a considerar integrar na nossa oferta, incluem:
Acredito que, hoje em dia, o consumidor final é mais exigente. Uma das causas do aumento da exigência assenta na facilidade do acesso à informação, que é agora muito mais simples do que era há 15 ou 20 anos. O cidadão, antes de fazer uma obra, procura informações sobre os produtos e os fornecedores na internet, nos sites das empresas, em blogues de especialidade e, muitas vezes, em fóruns temáticos.
É, por isso, natural, que cada vez mais, se dê uma importância superior à qualidade dos materiais e à eficiência energética. Infelizmente, ainda é difícil de demonstrar por A + B, quanto é que uma família pode poupar, substituindo as janelas, as portas e o isolamento da sua habitação, por materiais de melhor qualidade. Isto faz com que o cidadão, no final do dia, opte por soluções menos eficientes, não dando a devida importância a este tipo de materiais, por não dispor de fundos suficientes para fazer esse investimento. Deve haver cada vez mais incentivos fiscais e económicos e mais informações técnicas disponíveis, que permitam ao consumidor final, tomar uma melhor decisão e optar por produtos de maior qualidade.
Considero a formação algo absolutamente essencial para a evolução e crescimento de uma organização. Podemos ter muitos recursos à disposição, mas se eles não tiverem a formação e o treino adequados, de forma a que possam evoluir e, simultaneamente, fazer crescer a empresa, nunca sairemos do mesmo sítio.
Saiba mais aqui: www.lingote.com
novoperfil.pt
Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício