Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Manusa cumpre a norma europeia de conceção de portas automáticas pedonais

Novoperfil27/08/2021
As portas automáticas são cada vez mais comuns em todos os tipos de espaços. Estão presentes em centros comerciais, hotéis, restaurantes, aeroportos, supermercados e hospitais.
foto
Desde 2014, a União Europeia tem um regulamento que norteia os parâmetros a cumprir por qualquer porta pedonal automática concebida, fabricada e instalada nos países da UE. É a norma UNE-EN 16361:2013.

Esta norma deve ser tida em conta, tanto pelos fabricantes de portas automáticas como pela Manusa, designers e arquitectos, bem como pelas empresas que instalam estes acessos inteligentes nas suas instalações.

As diretrizes aplicam-se a portas automáticas de vários tipos: deslizantes, basculantes, inclináveis, automáticas deslizantes e giratórias.

Entre outras coisas, a norma define o que deve ser a resistência ao impacto de uma porta, para a carga de vento ou a sua durabilidade em ciclos.

A segurança das portas automáticas

Um dos aspetos mais importantes definidos por esta norma é a segurança. Na Manusa, todos os aspetos estabelecidos pela União Europeia relativamente às portas automáticas são verificados e aplicados antes da comercialização de qualquer produto.

A norma prevê a eliminação de pontos perigosos, tais como os que representam um risco de esmagamento, impacto, entre outros. Para este efeito, a Manusa desenha o seu sistema automático de portas automáticas para peões, tendo em conta elementos como a distância de segurança, a limitação da força de impacto, a instalação de barreiras ou o estabelecimento de sensores que detetem a presença de sujeitos em áreas específicas e que evitará danos. A estes elementos, a Manusa acrescenta o chamado movimento de 'baixa energia', mais uma opção de segurança.

Graças à norma UNE-EN 16361:2013, as pessoas que acedem através de uma porta automática a qualquer espaço, propriedade ou edifício nos países da União Europeia, têm a garantia de que a segurança está assegurada, realça a Manusa, em comunicado.
Guardian Select, um parceiro de confiançaIndalsu: uma janela é milhares de histórias para descobrirPremios NovoPerfil

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial