AGC Flat Glass Ibérica, S.A.
Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Portugal inaugura laboratório de 5G e Inteligência Artificial

19/11/2021
Iniciativa resulta de investimento feito pela Huawei e de parceria com a Universidade de Aveiro e o Instituto de Telecomunicações.
Imagen
Chama-se 5GAIner (5G + IA Networks Reliability Center), está localizado em Aveiro e pretende facilitar o desenvolvimento e teste de novas soluções, assentes em 5G, para mercados verticais.

O laboratório, inaugurado ontem pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, irá potenciar potencia a transição digital, um passo considerado importante para a economia portuguesa (e não só). Para se ter uma noção, um estudo da Deloitte refere que 17 mil milhões de euros do crescimento económico em Portugal, até 2035, vão dever-se às inovações introduzidas pela rede 5G. por outro lado, e segundo dados da PwC, os benefícios da utilização desta tecnologia, deverá rondar os 1,08 biliões de dólares no PIB mundial, já em 2030. O estudo também revela que mais de metade do impacto económico (530 mil milhões de dólares) será impulsionado pela transformação dos cuidados de saúde e sociais, nos próximos dez anos, e um quarto por utilities mais inteligentes, que conduzirão à poupança de energia, água e melhor gestão de resíduos.

Quanto ao laboratório em causa, e tendo em conta a colaboração entre a várias entidades, comunidade portuguesa de Investigação e Desenvolvimento (I&D) poderá testar novos conceitos e avaliar a criação de produtos que podem ser explorados para atividades de inovação e desenvolvimento da indústria. E sobre o assunto Tony Li, CEO da Huawei Portugal afirmou que “este investimento da Huawei em Portugal, não só cria um hub de competências na região, como reforça a vontade da empresa em contribuir para a inovação e transição digital do país, explorando todo o potencial de tecnologias como as redes de quinta geração ou a Inteligência Artificial”.

O 5G + IA Networks Reliability Center tem a sua base no Instituto de Telecomunicações, mas o seu raio de acção abrange outras áreas da região, incluindo o Porto de Aveiro e algumas fábricas instaladas na localidade, como por exemplo, o caso da Bosch Termotecnologia, S.A. (Bosch TT), em cuja fábrica decorrem já diversos testes, nomeadamente nos sistemas de produção flexíveis e no controlo de localização.

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nos

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    27/03/2024

  • Newsletter NovoPerfil PT

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial