Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício
Lakhta Center: São Petersburgo

Soluções de vidro inovadoras da AGC utilizadas para envidraçar o edifício mais alto da Europa

Novoperfil11/01/2022
O Centro Lakhta foi projetado pelo arquiteto britânico Tony Kettle e pelo estúdio de arquitetura russo Gorproject CJCS.
foto
O complexo inclui uma torre de 462 metros de altura, que se ergue sobre um edifício multifuncional em forma de bumerangue com pouco mais de 80 metros de altura no seu ponto mais alto (as diferentes partes do edifício multifuncional têm entre sete e 17 andares). A entrada principal do Centro Lakhta abre-se num arco que alcança os 24 metros de altura.
O Centro Lakhta conta com a certificação LEED Platinum CertifiedTM e foi construído com base em critérios de sustentabilidade, utilizando vidros de baixo consumo.

Por conseguinte, foram utilizadas soluções inovadoras para o envidraçamento da torre e do edifício multifuncional:

  • Foram fabricadas 16 595 unidades de envidraçamento duplo especialmente para este projeto.
  • Cada unidade de envidraçamento duplo apresenta um design complexo de alta tecnologia em forma de paralelogramo curvo, com 4,2 m de altura e um peso de 740 kg. Estas unidades foram fabricadas na Alemanha, na fábrica AGC Interpane.
  • No exterior da unidade de envidraçamento duplo foi utilizado vidro laminado. O vidro laminado combina o vidro de controlo solar Ipasol Bright White com o vidro multifuncional Stopray Vision-72T. Esta combinação de tipos de vidro reforça a resistência da parte exterior de cada unidade de envidraçamento, garantindo segurança e proteção contra os ventos frios. Nos vidros interiores dos envidraçamentos duplos foi utilizado o vidro Planibel Linea Azzurra
O vidro Ipasol Bright White, graças à sua reflexão de luz reduzida, é ideal para aplicações exteriores. Está disponível em diferentes formatos e tamanhos, podendo ser personalizado para satisfazer quaisquer tipos de necessidades e requerimentos. A elevada transmissão de luz e o reduzido fator solar dotam este vidro de uma alta seletividade. A seletividade do vidro é a capacidade de repelir a radiação térmica exterior sem diminuir a transparência e a penetração da luz.

O vidro Stopray, por outro lado, proporciona luminosidade natural máxima ao interior dos edifícios, com uma transferência de calor mínima. Mais especificamente, o Stopray Vision-72T tem uma excelente seletividade e uma aparência totalmente neutra. Este modelo também é particularmente versátil: pode curvar-se ou ser combinado com outros produtos AGC para garantir um desempenho ainda melhor. Além disso, os vidros Ipasol e Stopray, graças ao seu isolamento térmico e controlo solar, reduzem os custos de climatização e aquecimento, melhorando o equilíbrio energético do edifício.

foto

Por último, o vidro interior do envidraçamento duplo é o Planibel Linea Azzurra. O Planibel Linea Azzurra, da AGC, é um vidro float único no seu género, produzido na fábrica da AGC em Cuneo, Itália. Este vidro exclusivo (disponível em espessuras de alta resistência, de 8 mm a 25 mm) apresenta um tom natural ligeiramente azulado, que lhe confere um aspeto distintivo Made in Italy.

Quer saber mais pormenores sobre este projeto? Obtenha mais informação aqui.

Premios NovoPerfilGuardian Select, um parceiro de confiançaIndalsu: uma janela é milhares de histórias para descobrir

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial