AGC Flat Glass Ibérica, S.A.
Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Internet das coisas: uma alavanca na eficiência da indústria 4.0

Gonçalo Santos, Selectra Portugal03/02/2023
A transformação digital e a entrada das novas tecnologias na indústria estão a mudar a forma como as empresas industriais operam. Assim, a 4ª Revolução Industrial chega de mãos dadas com o avanço constante da tecnologia. A Internet das Coisas (IOT) é uma das inovações que mais versatilidade oferece às empresas do mercado industrial.
Imagen

A Internet das Coisas agiliza a gestão das empresas, tanto nos processos de fabrico, como pela redução do time to market dos produtos, facilitando ainda a tomada de decisões.

Mas o que é a Internet das Coisas?

Quando falamos de Internet das Coisas (IoT) referimos-nos à constante tendência de se conectar todos os tipos de objetos físicos à Internet. E isto pode ser qualquer coisa, desde objetos domésticos comuns, como frigoríficos e lâmpadas, ou recursos de negócios, como etiquetas de envio e dispositivos médicos, passando por elementos portáteis sem precedentes e dispositivos inteligentes, incluindo cidades inteligentes que apenas existem graças à IoT.

Desta forma, esta ferramenta permite a integração de um sistema de processamento, armazenamento e comunicação entre os processos físicos da empresa que estão conectados entre si. Através de sensores, a IoT permite recolher dados de forma simples e, por exemplo, enviar alertas caso algo não funcione de forma correta. Da mesma forma, o potencial da Internet das Coisas está no uso de outra ferramenta de transformação digital: o Big Data. Uma tecnologia essencial para facilitar a tomada de decisões com base nos dados recolhidos.

IoT na Indústria: IIoT Industrial

Por sua vez, a IIoT ou Internet Industrial das Coisas compreende o conjunto de dispositivos que operam através do acesso à Internet e outras plataformas analíticas, com o objetivo de processar os dados recolhidos ao longo de toda a cadeia de abastecimento.

Comparada à IoT geral, mais focada para o consumidor, a IIOT facilita a interligação de máquinas e dispositivos em procedimentos logísticos e industriais com um objetivo prioritário: melhorar a eficiência e o desempenho de todos os processos. Da mesma forma, e somado ao desenvolvimento da Indústria 4.0, a IIoT torna mais fácil que as empresas possam:

  • Detetar ineficiências mais rapidamente e reduzir os erros o máximo possível.
  • Maximizar a eficiência nos processos industriais da empresa.
  • Poupar nos custos de logística: tempo e dinheiro.

Com o apoio da rede 5G, as plataformas IoT poderão conectar soluções pontuais e sensores discretos para monitorizar os processos completos, desde I&d (Investigação e Desenvolvimento) até o final do ciclo de vida do produto, eliminando os ciclos tradicionais para criar um ecossistema integrado.

As principais aplicações da Industrial internet of things (IIOT)

De acordo com o Industry Internet Consortium (IIC), a IIoT oferece facilidades de armazenamento com eficiência, através da monitorização de processos, e com segurança nas suas operações, principalmente naquelas mais complexas ou que possam representar maior risco tanto para a mercadoria como para o cliente.

Assim, a tecnologia IIoT engloba a troca de dados e informações entre todos os dispositivos incorporados nos armazéns ou centros logísticos. Por outro lado, a indústria 4.0 define o novo paradigma e os novos desafios que as empresas enfrentam: melhoria de processos, automatização e digitalização para manter a competitividade num mercado em crescimento tão complexo.

Vantagens operacionais para a empresa

A introdução da IoT na indústria traz benefícios diretos para atingir o objetivo de qualquer processo logístico: maximizar o lucro e reduzir os custos operacionais.

Dentro das muitas vantagens para a indústria, destacam-se algumas:

  • Aumento da eficiência e desempenho do armazém, permitindo a ligação entre pessoas e máquinas para facilitar a otimização de cada processo logístico.
  • Manutenção preditiva da maquinaria, o que implica no aumento da produtividade de cada operação.
  • Criação de novas oportunidades de negócios.
  • Melhoria da eficiência energética dos centros de produção e armazéns, otimizando os recursos disponíveis.
  • Segurança industrial, os processos em que os elementos da IIoT participam possuem sensores e monitores que evitam qualquer contratempo que possa ocorrer na instalação.

A IoT industrial representa uma revolução em todos os aspetos da cadeia de abastecimento: do transporte ao armazenamento, passando por operações mais complexas, como controlo da qualidade.

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nos

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    27/03/2024

  • Newsletter NovoPerfil PT

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial