Vekaplast Ibérica
Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício
CPG Europe, um aliado da construção sustentável

A casa Passivhaus perfeita: Lilu's House

Marc Espí Sampere - Marketing & Product Manager. Tremco CPG Iberia07/03/2022
O termo Passivhaus, ou Casa Passiva, está a tornar-se cada vez mais presente nas nossas vidas. Já não é uma moda, mas uma realidade que veio para ficar. No setor da construção, ainda representa uma pequena parte dos edifícios, mas cresce ano após ano e é, sem dúvida, um tipo de construção com um futuro brilhante à sua frente.
Lilu's House, um exemplo de casa Passivhaus em madeira
Lilu's House, um exemplo de casa Passivhaus em madeira.
Contudo, o que é uma casa passiva? A definição académica diz-nos que é um tipo de edifício eficiente cujo principal objetivo é reduzir a procura de energia, nalguns casos até tornar-se autossuficiente em termos energéticos, através da conceção dos elementos de que é composta. Isto implica que pode haver uma redução de 90% no consumo em comparação com um edifício normal.
Para atingir este objetivo, uma Passivhaus deve maximizar os ganhos de calor e arrefecimento, reduzindo a perda de energia durante períodos frios, e minimizar os ganhos de calor durante períodos quentes.
Contudo, um dos principais benefícios de uma Passivhaus é, sem dúvida, o conforto para os seus utilizadores, uma vez que a qualidade do ar interior é elevada e a temperatura do edifício é sempre agradável em qualquer altura do ano.

Lilu’s House

Tendo em conta o acima exposto, o projeto Passivhaus proposto pela casa Lilu’s house visa obter a certificação de casa passiva para um edifício de madeira, que é totalmente único na Catalunha, o território onde já está a ser construído.
Esta casa servirá não só como um lar, mas tornar-se-á também a sede da House Habitat, a empresa especializada na construção biopassiva que a torna uma realidade e também permitirá que se torne uma unidade de investigação para empresas e universidades.

Alguns aspetos-chave para a construção da Lilu’s House são:

  • Monitorização do consumo de energia e outras variáveis relacionadas com a saúde dentro da casa para extrair resultados e conclusões. Engenheiros, técnicos e mesmo clientes finais poderão experimentar e testar o que é realmente viver numa casa biopassiva.
  • A construção ecológica, tal como é realizada através da construção industrializada, que reduz a pegada de carbono em comparação com outros métodos de construção tradicionais, e utiliza materiais locais, sustentáveis e, portanto, amigos do ambiente.
  • Saudável, graças à sua excelente qualidade do ar, reduzindo os Compostos Orgânicos Voláteis (COVs), e com um desenho que minimiza o impacto dos campos eletromagnéticos e outros poluentes que possam existir no interior do edifício. Além disso, estão a utilizar técnicas de controlo da humidade e a instalar um sistema de ventilação com recuperação de calor para manter uma ótima qualidade do ar interior e para assegurar a saúde das pessoas.

  • Eficiência energética, uma vez que a casa tem um consumo de energia negativo, ou seja, o edifício irá gerar mais energia do que consome.

  • Período de construção de 5 meses, minimizando assim o impacto das obras. Espera-se que tanto a estrutura da casa como o seu telhado estejam concluídos em apenas 5 dias.

Para além da habitação, o edifício irá também albergar a sede da House Habitat, uma empresa especializada em construção biopassiva...
Para além da habitação, o edifício irá também albergar a sede da House Habitat, uma empresa especializada em construção biopassiva.

CPG Europe colabora no edificado sustentável

A CPG Europe tem contribuído com as suas soluções de construção sustentável para a Lilu's House
A CPG Europe tem contribuído com as suas soluções de construção sustentável para a Lilu's House.
A CPG Europe, como fornecedor líder de soluções de construção sustentável, é um parceiro neste apaixonante projeto, oferecendo os seus produtos, serviços e aconselhamento à House Habitat. Alcançar o conforto térmico e um elevado nível de bem-estar com um consumo mínimo de energia é o objetivo essencial e, para tornar isto uma realidade, têm sido utilizadas espumas impregnadas e selantes e adesivos híbridos da marca illbruck, especialista em produtos para fachadas e janelas com elevado valor em eficiência energética e consciência ambiental.
Em particular, a espuma impregnada TP654 illmod Trio 1050 da illbruck foi utilizada para selar as juntas perimetrais de portas e janelas, o que evita a infiltração, assegura a estanqueidade do ar e oferece um excelente isolamento térmico e acústico. Esta espuma cumpre com a certificação Passivhaus e é utilizada em fachadas e janelas.
A cola híbrida universal SP050 da illbruck foi também utilizada para colagem de carpintaria de madeira, uma vez que resiste a intempéries, raios UV, choques e vibrações e proporciona um resultado ótimo na colagem de dois materiais quando estes são expandidos.

Desenho Passivhaus

A estrutura e o telhado foram construídos em apenas cinco dias
A estrutura e o telhado foram construídos em apenas cinco dias.

Lilu’s House estende-se por quase 180 m2 em dois andares, com um design moderno, compacto, com telhado de duas águas e grandes áreas de superfícies envidraçadas para tirar partido tanto do calor do sol como da luz natural. A casa tem uma fachada ventilada com acabamentos de madeira e SATE (Sistema de Isolamento Térmico Exterior).

Além disso, o edifício tem uma estrutura mista, constituída por uma estrutura de madeira leve e CLT, ou seja, painéis de madeira laminada transversalmente, provenientes de florestas sustentáveis localizadas nos Pirenéus. O sistema de construção industrializada acima descrito permite encurtar os tempos de construção em comparação com outros sistemas de construção mais tradicionais, permitindo que o edifício seja concluído num prazo máximo de 5 meses.
A certificação Passivhaus Plus da Lilu’s House é a mais exigente a nível mundial em termos de eficiência energética dos edifícios, exigindo que a procura de energia renovável não exceda 45 kWh/m² por ano, e este edifício não excederá 42 kWh/m² por ano. Além disso, também estabelece que a produção de energia renovável exceda 60 kWh/m²/ano, uma meta atingida graças aos painéis solares no telhado. Finalmente, o edifício tem um sistema aerotérmico para ar condicionado e AQS. Além disso, foi realizado um estudo das necessidades energéticas, medindo parâmetros tais como o terreno, altitude, climatologia, sombras, radiação solar, etc. e controlando aspetos-chave tais como a estanquicidade do ar e a rutura da ponte térmica.
Como resultado, a casa será um edifício positivo e gerará mais energia do que a que necessita.
Detalhe dos gráficos utilizados para estudar as necessidades energéticas da Lilu’s House
Detalhe dos gráficos utilizados para estudar as necessidades energéticas da Lilu’s House.
Para mais informações sobre como a casa biopassiva é construída, ver o vídeo dos primeiros 5 dias de construção da Lilu’s House.

REVISTAS

A-OK Motors®Domo by Indalsu, S.L.

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    20/10/2025

  • Newsletter NovoPerfil PT

    13/10/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial