Vekaplast: SoftLine
Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Sto lança pinturas de fachada que combatem a chuva e a humidade

12/04/2022
Como evitar que a chuva danifique os edifícios?
Imagen

A precipitação é um dos fatores atmosféricos que mais afeta a fachada de um edifício, principalmente se a pintura da fachada exterior não for adequada para combater a humidade. A Sto Ibérica, filial da empresa alemã líder mundial em produtos e sistemas de construção sustentáveis, acaba de lançar em Portugal duas novas tintas de fachada que têm por base tecnologias inovadoras capazes de combater a chuva e a humidade: StoColor Dryonic e StoColor Lotusan.

Resultado de anos de pesquisa Sto, estas duas novas soluções proporcionam o escudo necessário para que os agentes atmosféricos como a água da chuva, a poluição ou o pó do ambiente não danifiquem constantemente a estrutura externa do edifício.

StoColor Dryonic foi inspirada pela ação de um escaravelho do deserto cuja carapaça tem a natural capacidade de desafiar a humidade. Esta inovadora tinta de tecnologia Dryonic proporciona uma superfície de fachada que repele a água com extrema rapidez, para que fiquem sempre secas rapidamente. Esta fórmula, baseada na carapaça do besouro do deserto, permite um efeito de drenagem que impede ainda a proliferação de microrganismos. StoColor Dryonic está disponível em todas as cores e pode ser usado em qualquer tipo de suporte comum de construção, seja gesso, cimento, tijolo exposto, plástico ou qualquer outro revestimento de fachada.
Por sua vez, as tintas de fachada StoColor Lotusan e StoColor Lotusan G têm por base uma exclusiva e patenteada tecnologia, inspirada no efeito das folhas de lótus, que confere à superfície uma proteção ativa contra as intempéries, ajuda a regular a humidade e ainda proporciona uma capacidade de autolimpeza avançada, reduzindo automaticamente os depósitos de sujidade sem que seja necessária a utilização de agentes químicos. Tal como acontece nas folhas de lótus, esta tinta é capaz de criar uma superfície hidrofóbica, com uma microestrutura especial que garante que a maioria das partículas de sujidade não tenha como se fixar na superfície, sendo posteriormente arrastadas com as chuvas seguintes.
Graças a todas essas caraterísticas, o risco de contaminação por algas e fungos também é significativamente reduzido já que, de facto, com StoColor Lotusan G, é criada uma película de proteção encapsulada contra esse tipo de microrganismo, conseguindo uma fachada permanentemente limpa e bonita por muito mais tempo.

Descubra quais os impactos mais comuns das chuvas nos edifícios

Por ocasião da recém-lançada primavera e, com ela, a chegada das chuvas, a Sto alerta que a exposição contínua da fachada aos agentes atmosféricos, aliada a uma má escolha dos materiais de construção, podem causar danos significativos a médio ou longo prazo na superfície de um edifício. Alguns desses danos são:

  • Sujidade. É possível que apareçam manchas na superfície da fachada devido à poluição (no caso das cidades), à poluição do ambiente ou às águas pluviais dos telhados ou coberturas. Essas irregularidades, embora não causem danos à estrutura do edifício, afetam notavelmente sua estética.
  • Proliferação de mofo, fungos ou algas. Quando há um problema de humidade, é muito comum surgir esse tipo de micro-organismo que degrada o revestimento da fachada.
  • Rachas na tinta. Este problema geralmente aparece como resultado da humidade por capilaridade, por má qualidade da tinta aplicada ou por expansão da mesma originada pelas oscilações entre calor e frio.
  • Empolamento na pintura. Neste caso, a origem está na expansão do vapor de água, que neutraliza a capacidade de adesão da tinta e gera a formação de bolhas.
Perante estes e outros incidentes semelhantes, a resposta é optar pela utilização de tintas de fachada inovadoras resistentes à água e à humidade.

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Indalsu, S.L.Siga-nosA-OK Motors®

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    17/04/2024

  • Newsletter NovoPerfil PT

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial