Vekaplast: SoftLine
Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

A poupança de água e os edifícios sustentáveis

Parceria Selectra/Novoperfil19/04/2022
A água desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da sociedade como requisito fundamental para a saúde humana, o crescimento económico e a preservação do meio ambiente, uma vez que é utilizada para consumo doméstico e público, na agricultura e pecuária, e na indústria da construção. Por isso, uma das eco tendências no ciclo das construções é a poupança de água nos edifícios sustentáveis.
A construção sustentável procura reduzir o impacto no ciclo da água em todas as suas fases e introduzir novos sistemas e instalações nos edifícios...
A construção sustentável procura reduzir o impacto no ciclo da água em todas as suas fases e introduzir novos sistemas e instalações nos edifícios para obter um uso eficiente da água.

O recurso que todos devemos proteger

A água é um elemento vital para o ser humano. O planeta está coberto por 71% de água, dos quais apenas 2,5% é água doce, a mesma água que continuamos a poluir com a eliminação dos nossos resíduos. Apesar disso, ainda não temos consciência de que nem todas as populações têm acesso a este recurso. Estima-se que 1 em cada 3 pessoas no mundo não tenha acesso à água potável para cobrir as suas necessidades.

Esta situação de abastecimento de água tem piorado cada vez mais nos últimos anos. O crescimento populacional, a densificação das cidades e o desenvolvimento industrial são algumas das causas do aumento do consumo global de água e devem ser hoje uma preocupação global para todos, pois estima-se que até 2025, dois terços da população mundial viverá sob condições de stress hídrico, ou seja, com escassez de água.

Apesar de todas as campanhas que alertam para cuidar deste recurso, ainda temos muito a aprender e a melhorar nas medidas de poupança e conservação de água, já que este é um recurso renovável limitado.

A conservação de água na construção

A importância de se poupar na água e da reutilização ou reciclagem de águas residuais das casas, empresas e indústrias é evidente. No caso da construção civil, é responsável por aproximadamente 16% do consumo global de água, razão pela qual os especialistas se referem sempre à eficiência no uso da água no ciclo de vida dos edifícios.

A construção sustentável procura reduzir o impacto no ciclo da água em todas as suas fases e introduzir novos sistemas e instalações nos edifícios para obter um uso eficiente da água.

As construções sustentáveis incorporam tecnologias, estratégias e equipamentos desde a conceção do projeto não apenas para o conforto dos utilizadores e poupança de energia, mas também para o uso e reutilização da água, que vai desde o processo de construção planificado, objetivo de reduzir significativamente o fluxo de água e obter poupanças no nosso consumo.

As construções sustentáveis incorporam tecnologias, estratégias e equipamentos desde a conceção do projeto não apenas para o conforto dos utilizadores e poupança de energia, mas também para o uso e reutilização da água

Como poupar água no ciclo de vida dos edifícios?

Quando falamos de conservação de água, referimo-nos às caraterísticas de projeto aplicadas à construção, à poupança de água na fase de execução das obras, à produção dos materiais que são utilizados para a construção e durante a vida útil do edifício à sua administração e manutenção; nas suas diferentes fases para a gestão do uso racional da água em edifícios.

A estrutura do projeto

  • O projeto das instalações com canos de polipropileno (PPR) selecionados deve ser duradouro, resistente a alta pressão, livre de corrosão e soldado para evitar futuras fugas de água
  • Implementação de equipamentos sanitários para redução do uso de água (por exemplo, optar por torneiras com temporizador para menor fluxo de consumo, autoclismos com menor fluxo ou sistema de reaproveitamento de água de lavatórios e banho para uso nas descargas do autoclismo)
  • A eficiência no uso da água num projeto de construção tem a ver com a poupança de água potável o máximo possível e, quando a água potável puder ser substituída, pode aproveitar-se a reciclagem de águas residuais ou pluviais
  • Captação de águas pluviais para sanitas, rega de jardins ou limpeza de casas ou indústrias
  • Reaproveitamento de águas cinzentas através de um sistema de tratamento
  • Inclusão de equipamentos com controlo de horários de uso, armazenamento e distribuição de água quente
  • Redução do uso de água através da implementação de tecnologias como a utilização de um sistema técnico de rega para áreas verdes (tipo gota a gota)
  • Com a intervenção da área paisagística, direcionar na utilização da jardinagem compatível com a seca. Em vez da rega, apostar na adaptação das plantas às condições climáticas da zona
  • Realização de um estudo de viabilidade do projeto para rever a contaminação dos lençóis e fluxos de água
  • Escolha de materiais 'eco' para construção sustentável.

Execução da obra

  • Utilização de sistemas de construção que exijam menor consumo de água
  • Reaproveitamento de água, provas de instalação para evitar desperdício no uso de grandes volumes de água para colocar em funcionamento a atividade
  • Controlo de qualidade e gestão do sistema de uso da água para garantir o bom funcionamento dos dispositivos sanitários no seu potencial máximo, evitando a existência de fugas
A escolha de materiais 'eco' para construção sustentável é cada vez mais importante
A escolha de materiais 'eco' para construção sustentável é cada vez mais importante.

Gestão e manutenção do edifício

  • Escolha adequada de aparelhos com maior classificação energética que contribua para a poupança no consumo de água
  • Reparação imediata de fugas ou filtrações, para resolver possíveis perdas de água

O desafio da poupança de água

A adoção destes sistemas e tecnologias nos edifícios para conservação de água é voluntária, no entanto, deve ser uma responsabilidade de todos os profissionais do projeto e da construção promovê-lo junto dos clientes e futuros utilizadores em todas as etapas do projeto e do ciclo de vida útil do edifício.

Nos tempos atuais de pandemia, onde a necessidade de água é iminente devido aos processos de higienização, desinfeção e limpeza, é importante reavaliar os nossos recursos hídricos. Em muitas regiões, por um lado, temos o problema de muitas povoações onde não têm acesso à rede de água potável devido à própria autoconstrução das suas casas, enquanto por outro lado, noutros lugares há gastos excessivos no consumo de água.

A questão do acesso à água potável é um desafio que deve ser resolvido não só pelas instituições do Estado e empresas privadas, mas também por todos os beneficiários, promovendo assim a sensibilização para a escassez hídrica e uma gestão integral, equitativa e eficiente para todos.

REVISTAS

Indalsu, S.L.A-OK Motors®Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nos

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    24/04/2024

  • Newsletter NovoPerfil PT

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial