Vekaplast: SoftLine
Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Hackathome desafia universitários a encontrar soluções para as 48 mil casas vazias em Lisboa

12/05/2022

A Câmara Municipal de Lisboa e a Startup Lisboa unem-se para procurar soluções inovadoras para o problema da habitação em Lisboa, numa iniciativa que convida jovens universitários a dar resposta ao desafio das mais de 48 mil casas vazias na cidade. O Hackathome tem um total de 10 mil euros para premiar as equipas vencedoras e as candidaturas estão abertas até 24 de maio no site do programa.

Imagen
A maratona Hackathome pretende dar resposta e ajudar a desenvolver ideias tecnológicas, inovadoras e sustentáveis para o desafio de dar nova vida às casas vazias da cidade. A iniciativa vai decorrer nos dias 28 e 29 de maio no Hub Criativo do Beato, hub de empreendedorismo e inovação gerido pela Startup Lisboa.

Lisboa tem quase 48 mil casas vazias ou edifícios devolutos que não estão a servir a sua função habitacional. A Câmara Municipal de Lisboa, em colaboração com a Startup Lisboa, incubadora de empresas na área da tecnologia, quer apelar ao conhecimento e dinamismo do ecossistema empreendedor para definir políticas públicas apoiadas na cocriação com os cidadãos.

Serão selecionadas até 15 equipas, compostas por três a cinco membros, com formação em áreas diversas e perfis de tecnologia, gestão, engenharias ou arquitetura, que terão como missão pensar soluções digitais e sustentáveis (ao nível social, ambiental e económico) que possam ser implementadas na cidade para ajustar a oferta e a procura de habitação.

“A colocação à disposição dos munícipes destas casas é uma missão urgente que precisa de respostas rápidas e à altura da era tecnológica que vivemos. Envolver os jovens neste desafio tem como objetivo fazer com que esta geração participe na tomada de decisão, ao mesmo tempo que beneficiamos da sua capacidade de inovar tecnologicamente”, explica a Vereadora da Habitação, Filipa Roseta.

Solução chave-na-mão

Os participantes terão 24 horas para idealizar uma solução com base na tecnologia que combata os processos burocráticos e que simplifique o processo da informação sobre as casas vazias a quem quer comprar ou arrendar casa em Lisboa.

A última etapa do programa é a apresentação da solução desenvolvida ao júri, composto por elementos da autarquia, da Startup Lisboa, parceiros e de convidados especialistas. O primeiro lugar recebe um valor monetário de 7 mil euros, o segundo de 2 mil euros e o terceiro lugar de mil euros.

A CML e a Startup Lisboa pretendem contribuir para o desenvolvimento e o crescimento do ecossistema de empreendedorismo e inovação da cidade de Lisboa ao mesmo tempo que resolvem desafios atuais e estruturais, melhorando a vida na cidade.

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)A-OK Motors®Indalsu, S.L.Siga-nos

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    17/04/2024

  • Newsletter NovoPerfil PT

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial