AGC Flat Glass Ibérica, S.A.
Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Palmela debate reabilitação urbana

21/06/2022

O Architect Your Home Portugal (AYH) vai estar presente nas Jornadas da Reabilitação Urbana em Palmela, que decorrem de 23 a 25 de junho, na Biblioteca Municipal e Centro Histórico da Vila. No segundo dia das jornadas, 24 junho, Mariana Morgado Pedroso (Diretora-Geral do AYH) estará presente no painel 'o regime da reabilitação DL 95/2019 - balanço e desafios', que inicia às 11h05 e termina às 11h45.

Foto: Câmara de Palmela
Foto: Câmara de Palmela.
“Estas Jornadas são da maior importância para todos os participantes, desde os profissionais, no meu caso, até aos investidores, passado por estudantes e público local, etc. São dias de grande aprendizagem e partilha, uma vez que debatem a realidade e a atualidade da reabilitação. O Architect Your Home está muito feliz por estar presente neste painel, que discute um tema tão importante com pessoas tão interessantes. Palmela é uma Vila onde temos clientes, parceiros e amigos e é sempre bom voltar”, revela Mariana Morgado Pedroso, Diretora Geral do Architect Yuor Home Portugal.
Organizadas pelo município e integradas no Programa de Dinamização da Reabilitação Urbana do Centro Histórico de Palmela e do Núcleo Antigo da Vila do Pinhal Novo, estas jornadas pretendem dar continuidade à reflexão e discussão alargada sobre questões transversais da reabilitação urbana, focando também a realidade do concelho. Consciente da importância da reabilitação urbana nos tempos atuais, o município pretende apresentar temáticas de interesse, visando aproximar os vários públicos, esclarecer dúvidas e dotar os participantes de ferramentas para atuar.

As Jornadas destinam-se a proprietárias/os, moradoras/es, profissionais da área da Arquitetura, Engenharia e Urbanismo, agentes económicos, empreiteiros, fornecedores de materiais e serviços, investidoras/es, estudantes, famílias e público em geral.

O regime da Reabilitação DL 95/2019 - Balanço e Desafios

No dia 15 de novembro de 2019 entrou em vigor o Decreto-Lei n.º 95/2019, de 18 de julho (RAREFA), que estabelece o regime aplicável à reabilitação de edifícios ou frações autónomas. Este regime dispensa o cumprimento de uma série de normas técnicas da construção, mas estabelece regulamentação complementar que define os requisitos específicos a cumprir nas operações de reabilitação em edifícios ou suas frações, em substituição daqueles, cujo cumprimento é dispensado. Com mais de um ano de vigência, propõe-se, através de uma mesa redonda, com a participação de vários intervenientes, conversar sobre as dificuldades e/ou vantagens identificadas pelos técnicos, que no desenrolar do seu trabalho se deparam com este novo regime.

Para debater o tema:

  • Moderador: Raimundo Mendes da Silva, professor do Departamento de Engenharia Civil (Universidade de Coimbra) e coordenador da equipa “Reabilitar como Regra” (RcR), com a participação de Mariana Pedrosa, Diretora-Geral do Architect Your Home Portugal;
  • Helena Botelho, Presidente do Conselho Diretivo da Secção Regional de Lisboa e Vale do Tejo da Ordem dos Arquitetos;
  • Rita Barreiro, Município de Setúbal.
Os dois primeiros dias serão preenchidos por sessões de esclarecimento, apresentações públicas de projetos desenvolvidos pelo e para o Município e por ações de caráter mais técnico, com um painel de oradoras/es diversificado e experiente, entre as 9h00 e as 13h00, na Biblioteca Municipal.

O último dia será dedicado a ações de carácter mais lúdico, que procuram levar todas/os as/os interessadas/os a conhecer o Centro Histórico de Palmela e experienciar alguns desafios à volta da reabilitação.

A participação é gratuita, mas requer inscrição uma vez que o número de participantes é limitado. Link para inscrição aqui e formulário.

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nos

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    27/03/2024

  • Newsletter NovoPerfil PT

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial