Outrora, o projetista prescrevia a porta de entre um leque de opções que as empresas disponibilizavam. O consumidor atual já não procura a indústria que produz centenas de portas iguais, não aceita que a sua casa seja apenas mais uma, quer um produto personalizado, único e que se destaque. Tornou-se mais exigente, mais conhecedor das suas necessidades e das caraterísticas do produto que pretende. Procura no mercado um conjunto de caraterísticas às quais o fabricante terá que satisfazer, seja a nível de dimensões, de design, dos revestimentos, não descurando nunca a segurança e a sustentabilidade.
A indústria tornou-se extremamente personalizada. Esta grande mudança no perfil do consumidor, faz com que os fabricantes já não possam produzir as quantidades em massa que produziam para ter em stock.
À consciencialização do consumidor relativamente às necessidades que precisa, veio uma necessidade de digitalização das empresas. O recurso às novas tecnologias de informação tornou-se numa ferramenta indispensável para as empresas chegarem ao consumidor de modo a dar resposta a esta necessidade, de personalização por parte do potencial cliente e facilitar a escolha na diversidade de opções disponibilizadas pelo fabricante.
A criação de uma ferramenta online, onde os clientes poderão, por eles próprios, personalizar a sua porta torna-se uma mais-valia aquando da escolha da porta da sua habitação. Exemplo: https://portrisa.com/pt/build-door
Criação de novas e mais sofisticadas linhas de produção, e recursos humanos cada vez mais especializados, são os maiores desafios para a indústria das portas.
Esta adaptação ao mercado é vital ao desenvolvimento das empresas, tendo sempre como foco o cliente final. Qualquer empresa na indústria de portas consegue fabricar “uma” porta, mas fabricar “a” porta que o cliente idealizou é dos primeiros passos para se conseguir destacar num mercado tão competitivo como este.
novoperfil.pt
Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício