AGC Flat Glass Ibérica, S.A.
Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

EWFA: há 20 anos a promover a indústria de películas para vidro

EWFA29/09/2022

Com mais de 20 anos de experiência, a EWFA - The European Window Film Association é a única associação comercial que representa a indústria de películas para vidros no continente europeu. O seu principal objetivo é apoiar os negócios dos seus membros e dar voz às suas preocupações sensibilizando, ao mesmo tempo, o mercado para as diferentes soluções de películas existentes.

Imagen

O que são as películas?

Neste âmbito, enquadram-se as películas para vidros, que são compostas por uma película de baixa espessura, normalmente de base poliéster (PET), e autoadesivas que são aplicadas em vidros de edifícios.

O seu principal objetivo é a melhoria das propriedades do vidro, ou acrílico em alguns casos, sem promover alterações nas janelas ou na estrutura do edifício. As películas para vidros podem rejeitar até 80% da radiação solar, produzindo poupanças de energia significativas dos sistemas de arrefecimento ou, como alternativa, reduzir a perda de calor do edifício através do sistema envidraçado. As películas para vidros podem ser utilizadas em praticamente todos os tipos de vidro, complementando e melhorando o seu desempenho no controlo solar.

Enquadramento. Propriedades das Películas

Desde o início do século XX que o vidro se tem tornado num elemento com uma preponderância cada vez maior na arquitetura. Os arquitetos tendem a dar preferência ao vidro, devido à sua elevada transmissão de luz natural para o interior do edifício, proporcionando uma série de benefícios. Desde logo porque torna os edifícios mais leves, mas também pela poupança de energia com a iluminação artificial, ao mesmo tempo que a sua transparência possibilita a visibilidade para o exterior.

O vidro, embora arquitetonicamente seja uma solução agradável, acaba por revelar, na grande maioria das aplicações, um controlo solar insuficiente, especialmente no que diz respeito à transmissão de radiação ultravioleta (UV), radiação na gama visível e à radiação infravermelha, responsável por quase metade do calor transmitido. Estes ganhos térmicos, bem como a perda de calor pelo vidro, representam uma parte significativa das necessidades térmicas de aquecimento e arrefecimento. De acordo com estudos recentes, estima-se que 85% dos sistemas envidraçados nos edifícios europeus sejam pouco eficientes e com composições de vidro desadequadas.

De facto, verifica-se que a performance da maioria dos edifícios em Portugal não se encontra nos parâmetros desejáveis de conforto térmico e visual. Em termos térmicos, seria expectável que o fator solar - rácio entre a radiação que efetivamente atravessa o vidro e a radiação incidente no vidro – se mantenha em valores a rondar 0,2, especialmente nas fachadas orientas a Este e Oeste. Assim, acaba por ser quase sempre necessário realizar um upgrade ao vidro, dotando-o das propriedades térmicas e de transmissão de luz adequadas à utilização do edifício em causa.

Entre as diferentes soluções de películas existentes fará sentido procurar películas que maximizem o índice de seletividade, ou seja, o rácio entre a luz visível transmitida e o fator solar. Para este efeito, as películas espectralmente seletivas e sem metalização apresentam-se como a melhor solução, uma vez que permitem reduzir o fator solar para valores de conforto baixo de 0,20, mantendo uma elevada transmissão de luz e um elevado índice de restituição de cor (~97%).

Exemplos e casos de estudo

A instalação de películas em vidros é uma solução de eficiência energética passiva e versátil ao ponto de permitir adaptar de forma económica, rápida e eficaz os vãos envidraçados. Tudo isto é conseguido ao mesmo tempo que são promovidas reduções significativas do consumo de energia elétrica associada ao ar condicionado e aumento de conforto e produtividade dos ocupantes.

Os últimos case studies efetuados com películas espectralmente seletivas sem metalização apontam para um retorno médio na ordem dos três anos, em projetos com períodos de vida útil superiores a 10 anos, o que reforça a relevância financeira cada vez maior deste tipo de soluções de controlo solar.

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nos

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    27/03/2024

  • Newsletter NovoPerfil PT

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial