Vekaplast: SoftLine
Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Isopan desenvolve sistema de fachada ventilada ADDWind

15/07/2022

A Isopan desenvolveu um inovador sistema de fachada ventilada ADDWind que permite a incorporação de todos o tipo de revestimento, proporcionando a máxima liberdade criativa e funcionalidade eficiente na envolvente de edifícios de qualquer tipologia. ADDWind é uma proposta de construção em seco que pode incorporar painéis sanduíche de lã de rocha ou de poliuretano, dependendo das prestações de isolamento necessárias no projeto.

Centro Juvenil Sputnik com sistema de fachada ADDWind com revestimento de madeira. Foto: Jordi Canosa
Centro Juvenil Sputnik com sistema de fachada ADDWind com revestimento de madeira. Foto: Jordi Canosa.
Os requisitos técnicos e estéticos das envolventes dos edifícios, e especialmente as suas fachadas, devem crescer. Uma das tipologias de envolvente que consegue satisfazer os requisitos arquitetónicos em termos de sustentabilidade, segurança, proteção e desenho é a fachada ventilada. É o caso do novo sistema ADDWind da Isopan. Uma proposta que garante um equilíbrio positivo entre poupança e eficiência energética, proporciona coerência com o ciclo de vida dos materiais e permite a aplicação de infinitas opções de desenho no revestimento exterior do edifício.
A ADDWind representa um tipo de sistema de construção que é caraterizado pela presença de uma câmara ventilada entre a parede perimetral do edifício e o revestimento exterior, instalada através de um sistema de ancoragem mecânica.

A estrutura da fachada ventilada ADDWind consiste em:

  • Painéis sanduíche de poliuretano ou lã mineral de rocha que formam a camada isolante aplicada na parede ou estrutura perimetral do edifício.
  • Sistema de fixação combinado em aço inoxidável e alumínio, que interliga os painéis isolantes com o revestimento e, dependendo da configuração da instalação, permite configurações universais, tanto com painéis sanduíche ondulados, colocados quer na vertical como na horizontal.
  • Revestimento exterior. A variedade de acabamentos disponíveis permite não só satisfazer o gosto do cliente, mas também dar continuidade estética em relação ao contexto em que o edifício se encontra. Praticamente nenhum material é excluído: folhas perfuradas ou expandidas, HPL, WPC, fibrocimento, terracota, madeira, compósitos, etc.
  • Fixações visíveis ou ocultas. O sistema é extremamente flexível e universal em relação ao tipo de acabamento escolhido pelo projetista e pode ter fixações visíveis ou ocultas, bem como soluções especiais para esquinas, cornijas e remates em geral.

Prestações técnicas

As prestações técnicas desta solução arquitetónica são:

  • É um sistema de construção em seco. Todas as soluções ADDWind são instaladas sem a utilização de vedantes, colas, argamassas ou rebocos. Consequentemente, a utilização de água no local é reduzida, e os tempos de consolidação e endurecimento já não são necessários. Isto também significa que são mais fáceis de instalar e, portanto, os tempos de execução da obra são reduzidos.
  • Oferece uma alta resistência à humidade graças ao efeito chaminé próprio de um sistema de fachada ventilada. Trata-se de um fenómeno de ventilação contínua gerado pela diferença de temperatura entre a superfície exterior da envolvente do edifício e a câmara de ar. Através deste princípio, o ar é continuamente renovado na superfície isolante, evitando assim a acumulação de calor superficial. Também desta forma, o vapor do interior é rapidamente removido, reduzindo assim os problemas causados pela condensação e possíveis fugas de água, bem como contribuindo para a redução do calor que entra ou sai do edifício.
  • Fornece isolamento térmico que é assegurado pelo material de enchimento dos painéis sanduíche. Podem ser em poliuretano ou lã de rocha; em ambos os casos reduzem ao mínimo as trocas de calor entre o ambiente exterior e os espaços interiores. Esta prestação é ainda melhorada se se optar pelo poliuretano, uma vez que pode contar com a tecnologia LEAF. Esta melhora o desempenho térmico do material isolante e reduz o valor da condutividade térmica da espuma em poliuretano padrão, reduzindo a perda de calor em até 20%.
  • Proteção em caso de incêndio: os painéis da Isopan contam com apreciáveis qualidades retardadoras de fogo que contribuem para a proteção dos edifícios contra o fogo, limitando a propagação do fogo e os consequentes danos às estruturas. Os painéis da Isopan oferecem a melhor reação ao fogo disponível no mercado (testados de acordo com as normas EN 14509 e 13501).
  • Durabilidade. ADDWind é composto por materiais resistentes aos agentes atmosféricos e capazes de manter os requisitos técnicos e estéticos da fachada ao longo do tempo. Além disso, são resistentes a choques mecânicos externos, tais como impactos, abrasões ou vandalismo.
Imagen

Liberdade, criatividade e funcionalidade

ADDWind não só resolve os requisitos técnicos exigidos na fachada do edifício, como também permite uma ampla gama de soluções personalizadas para o revestimento exterior. Os materiais que podem ser ancorados ao sistema de fachada ventilada incluem: laminado compacto de alta pressão ou HPL, compostos de porcelana e quartzo, pedra, cerâmica, terracota, compósito, madeira, malha metálica flexível, deployé, fibrocimento ou poliéster. Dependendo do material escolhido e em função das suas dimensões, utilizará um ou outro sistema de fixação. Esta variedade fornecerá mais valor estético e mais versatilidade na adaptação às necessidades de aparência de cada projeto arquitetónico, mas também, dependendo da opção escolhida, aumentará também as capacidades térmicas e acústicas da fachada.

Com uma combinação de personalização e de prestações, a fachada ventilada ADDWind concebida pela Isopan é adequada para instalação em diferentes tipos de edifícios. Pode ser utilizado não só para a construção de novos edifícios, mas também para trabalhos de renovação em edifícios existentes, graças ao facto de a solução em questão poder ser instalada em várias tipologias de subestruturas.

ADDWind é uma inovação tecnológica que pertence à nova família ADDMIRA da ISOPAN que pretende dar um salto na utilização de painéis sanduíche tradicionalmente utilizados em ambientes industriais, para a sua utilização na arquitetura contemporânea.

REVISTAS

Indalsu, S.L.A-OK Motors®Siga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    17/04/2024

  • Newsletter NovoPerfil PT

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial