Vekaplast: SoftLine
Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

AGC Glass Europe anuncia nova gama de vidro float com pegada de carbono reduzida

22/09/2022

A AGC Glass Europe está constantemente a trabalhar para reduzir o impacto ambiental dos seus processos de produção, a fim de assegurar um futuro sustentável. No âmbito do seu Roteiro para a Neutralidade de Carbono, o Grupo anunciou agora que até ao final de 2022 produzirá uma gama de vidro float com uma pegada de carbono significativamente reduzida de menos de 7 kg de CO2 por m2 para vidro transparente (4 mm de espessura).

Imagen

Esta medida permitirá à AGC - um dos maiores produtores mundiais de vidro plano - reduzir em mais de 40% as emissões de carbono geradas durante a produção deste vidro flotado1.

Para se conseguir uma produção de vidro neutro em termos de CO2 até 2050, todas as partes da cadeia de valor têm de ser tidas em consideração. Isto inclui a descarbonização dos processos de produção de vidro, bem como a eliminação de todas as emissões de CO2 da cadeia de abastecimento a montante dos nossos processos e outras emissões indiretas. Tendo abordado todas as emissões na cadeia de valor, a AGC pode agora anunciar os primeiros passos no seu caminho para a neutralidade de carbono: a empresa lançará uma nova gama de vidro flotado com uma pegada de carbono reduzida até ao final de 2022.

Produção de vidro com baixo teor de carbono: uma abordagem holística

A AGC está a adoptar uma abordagem holística para produzir de forma sustentável vidro com baixo teor de carbono:

1. Obtenção sustentável de matérias-primas

2. Utilização de fornos de fusão altamente eficientes

3. Aumento da utilização de vidro reciclado (cullet)

4. Utilização de fontes de energia verdes

5. Otimização do transporte entre os locais do Grupo para os processos de acabamento

6. Otimização do transporte de produtos acabados

Aplicação da abordagem holística à primeira produção de baixo teor de carbono em Moustier

A fábrica da AGC Glass Europe em Moustier, Bélgica, será a primeira fábrica da AGC a produzir vidro com baixo teor de carbono, uma vez que já foi convertida com sucesso para satisfazer as condições rigorosas exigidas.

A fábrica de Moustier está centralmente localizada para a obtenção de matérias-primas sustentáveis e estrategicamente situada para uma entrega óptima aos clientes.

1. Obtenção sustentável de matérias-primas

Moustier - a primeira instalação de produção de vidro flotado estabelecida na Europa continental - beneficia entre outras coisas da disponibilidade local de areia muito pura que requer um tratamento mínimo antes da sua utilização na produção de vidro flotado. Desde há vários anos, 75% das suas matérias-primas - não apenas areia, mas também outras matérias-primas - são transportadas por barcaça para a fábrica localizada ao longo do rio Sambre para serem descarregadas no local.

O carbonato de sódio é uma matéria-prima chave na produção de vidro, uma vez que reduz a temperatura de fusão da areia, o ingrediente principal. A pegada de carbono das cinzas de soda varia significativamente, dependendo do processo utilizado para a sua produção. A fábrica de Moustier irá basear a sua produção de vidro de baixo teor de carbono em carbonato de sódio, que tem uma pegada de carbono reduzida.

2. Utilização de fornos de fusão altamente eficientes

Um dos fornos de Moustier já está a beneficiar de uma recente reparação a frio (os fornos de fusão são completamente renovados a cada 15 a 18 anos), incorporando novas tecnologias, tais como o electro-boosting, que utilizam electricidade para fundir a areia, para reduzir a dependência do gás natural importado. Este processo inovador de produção é um grande passo no roteiro global da empresa para a neutralidade de carbono.

3. Aumento da utilização de vidro reciclado (cullet)

A fábrica Moustier - localizada numa área com inúmeros processadores, clientes de longa data e filiais do Grupo - tem vindo a aumentar o conteúdo de vidro utilizado no processo de produção de vidro há já muitos anos, alavancando múltiplos fluxos de reciclagem. Para este novo vidro flotado com uma pegada de carbono reduzida, novos fluxos de vidro de caco aumentarão significativamente a quantidade de vidro reciclado para mais de 50%2.

4. Utilização de fontes de energia verdes

A AGC irá maximizar a produção de electricidade renovável no local. No seu país natal, a Bélgica, todos os telhados das instalações de produção e escritórios apresentam fotovoltaicos integrados na construção, cortando a pegada de carbono da empresa. Além disso, a empresa tem até a sua própria turbina eólica a funcionar na sua fábrica de Seneffe, a poucos quilómetros de Moustier.

No local de Moustier, será fornecida eletricidade renovável adicional a partir de projectos de energia eléctrica dentro e fora do local (incluindo produção combinada de calor e electricidade (CHP) e painéis solares).

5. Otimização do transporte entre os locais do Grupo para os processos de acabamento

A logística também faz parte da estratégia holística da AGC. A fim de aumentar ao máximo as sinergias entre a produção e o processo de acabamento e reduzir o transporte e as emissões de CO2, a AGC lamina as folhas de vidro em vidro de segurança na própria fábrica de Moustier, enquanto os revestimentos são aplicados na fábrica de revestimento em Lodelinsart, a apenas 25 km de distância.

6. Otimização do transporte de produtos acabados

Devido à localização estratégica da fábrica de Moustier, as distâncias de transporte dos produtos finais são ótimas. As áreas circundantes do norte de França, dos países do Benelux e da Alemanha Ocidental são densamente povoadas, com muitos milhões de clientes a menos de 250 km de distância.

A gama de vidro de baixo teor de carbono oferece múltiplas opções de processamento

No final de 2022, o Grupo lançará a sua nova gama de produtos de vidro flotado de baixo carbono com base em vidro flotado transparente cuja pegada de carbono foi cortada em mais de 40% (em comparação com a linha de base da AGC Glass Europe): menos de 7 kg de CO2 por m2 para vidro transparente (4 mm de espessura).

Este vidro flutuante de baixo carbono será transformado nas gamas chave de produtos de vidro funcional da AGC:

  • vidro de segurança: gama Stratobel e Stratophone
  • vidro de isolamento térmico: gama iplus
  • vidro de controlo solar: gamas Stopray, ipasol e Energy

Estes novos produtos de vidro com baixo teor de carbono irão proporcionar a mesma estética, qualidade e desempenho técnico que os produtos tradicionais de vidro flotado AGC.

A AGC planeia então aproveitar a experiência adquirida na sua fábrica de Moustier e irá gradualmente transferir a sua estratégia de baixo carbono para outros locais, começando com a fábrica de Seingbouse em França, no início de 2023.

Davide Cappellino, Presidente da Architectural Glass Europe & Americas Company
Davide Cappellino, Presidente da Architectural Glass Europe & Americas Company.

Davide Cappellino, Presidente da Architectural Glass Europe & Americas Company, conclui: “a nossa primeira gama de vidro com baixo teor de carbono é um marco fundamental no roteiro de redução de carbono da AGC. Temos o prazer de oferecer aos nossos clientes um vidro que, desde a extração das matérias-primas até à instalação final, gera cerca de 40% menos CO2 do que o nosso vidro standard. Isto é uma grande redução e um grande passo em direção à neutralidade de carbono no sector da construção”.

Mais informação sobre a AGC Glass Europe está disponível em www.agc-glass.eu e nas páginas de produtos em www.agc-yourglass.com.

1 Em comparação com a linha de base da AGC Glass Europe: EPD para Planibel na base de dados INIES

2 O total de vidro de vidro de vidro de vidro transparente introduzido no forno flutuante é tipicamente de cerca de 20%.

REVISTAS

A-OK Motors®Siga-nosIndalsu, S.L.Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    17/04/2024

  • Newsletter NovoPerfil PT

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial