Vekaplast: SoftLine
Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Continuar a construir o futuro em anos de incerteza

João Ferreira Gomes | Presidente da ANFAJE07/11/2022
Este ano de 2022, iniciou com boas perspetivas para toda a fileira da construção, dos materiais de construção e do imobiliário. Após os obstáculos e dificuldades decorrentes da pandemia Covid-19, as fileiras tiveram sempre uma intensa atividade, a qual se refletiu no setor das janelas, portas e fachadas. Neste quadro positivo que já vinha de anos anteriores, a perspetiva futura era encarada com uma confiança redobrada, permitindo às empresas planearem novos investimentos.
Imagen

No entanto, em fevereiro deste ano, o deflagrar da guerra na Ucrânia trouxe uma nuvem negra de novas incertezas às perspetivas macroeconómicas de todos os países da Zona Euro, com especial preocupação para a trajetória de desempenho da economia portuguesa. Problemas e desafios, aos quais se acrescentaram, de forma preocupante, o aumento dos custos e a disponibilidade das matérias-primas e o crescente galopar dos custos da energia. Estes novos obstáculos começaram, durante o ano de 2022, a afetar as empresas do nosso setor, comprometendo prazos, sacrificando a rendibilidade da atividade das empresas e a competitividade na produção de janelas e fachadas. A somar a todos estes desafios, a continuada escalada dos custos da inflação, a subida das taxas de juro e o aumento da carestia do custo de vida continuarão a acrescentar maiores dificuldades, ao dia-a-dia, dos portugueses e das nossas empresas.

Com este cenário, o próximo ano de 2023 será, certamente, um ano muito exigente e desafiante, com novos problemas e incertezas que urge começar a preparar. A necessidade de suportar mais um período de grandes incertezas, durante o qual, certamente, teremos uma quebra na procura dos produtos e serviços das nossas empresas, exigindo um permanente esforço em pensar o presente dos nossos negócios, enquanto, previdentemente, é necessário ter um foco nas exigências a que o futuro, que temos de construir, nos vai obrigar. Tudo isto pode ser amenizado com a continuação dos apoios previstos e inscritos no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), nomeadamente o Programa de Apoio ‘Edifícios Mais Sustentáveis’ (PAE+S), em conjunto com todas as outras medidas relativas à melhoria do conforto e da eficiência energética dos edifícios portugueses.

A construção do futuro do nosso setor, continuará a fazer-se através do reforço da capacidade das nossas empresas, em várias áreas. Um reforço da capacidade de inovação em produtos e processos, bem como o aumento da qualificação, retenção e atração de novos talentos, aliado a uma maior capacidade de liderança das nossas empresas.

A construção do futuro num ambiente de incerteza e mudança permanente, será a nova normalidade. Sabemos bem que no contexto atual, as nossas empresas devem continuar a abraçar as oportunidades relativas às novas exigências de redução dos consumos energéticos, de melhoria da eficiência energética (novas políticas públicas e exigências normativas europeias), do aumento da qualidade e dos requisitos relativos à instalação de janelas eficientes e de todos os desafios relativos à digitalização de processos.

Em suma: num quadro de turbulência permanente, é imprescindível que as empresas portuguesas se unam, na ultrapassagem dos problemas que têm em comum, através das suas associações representativas. As associações serão cada vez mais fortes, através da participação ativa dos seus associados. Nesse sentido, a ANFAJE continuará, como sempre, a apoiar e a reforçar o setor das janelas, portas e fachadas, em Portugal.

“A construção do futuro num ambiente de incerteza e mudança permanente, será a nova normalidade”, diz João Gomes
“A construção do futuro num ambiente de incerteza e mudança permanente, será a nova normalidade”, diz João Gomes.

REVISTAS

A-OK Motors®Indalsu, S.L.Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nos

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    17/04/2024

  • Newsletter NovoPerfil PT

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial