Vekaplast: SoftLine
Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

PTPC/Cluster AEC aponta caminhos para um futuro sustentável no setor da Construção

19/01/2023
Plataforma apresentou um Plano de Ação para a Qualificação das PME do Setor Arquitetura, Engenharia e Construção da Região Norte, com o objetivo de alcançarem uma economia neutra em carbono.
Imagen

A Plataforma Tecnológica Portuguesa da Construção (PTPC/Cluster AEC) apresentou u documento, o um Plano de Ação para a Qualificação das PME do Setor Arquitetura, Engenharia e Construção da Região Norte. O objetivo é o de alcançar uma economia neutra em carbono. Para tal o documento presenta 11 ações prioritárias e necessárias de capacitação das PMEs do setor para o desenvolvimento de novos produtos e serviços com vista à sua transição para uma Economia Circular e neutra em carbono.

Perante a questão ‘Quais os principais passos a dar para um futuro mais sustentável na construção?’ José Mendes, presidente executivo da Fundação Mestre CASAIS e professor catedrático na Universidade do Minho respondeu: “Evitar, prolongar e minimizar são as palavras e ordem. Evitar a construção, ou seja, construir menos, procurando utilizar o espaço total dos edifícios. Prolongar, é o princípio da economia circular. Fazer com que os ativos estejam mais tempo na economia, prolongando a vida dos edifícios, dando resposta à procura. Fazer o design para a longevidade, adaptabilidade e para a desmontagem e eventual reconstrução. E, por fim, minimizar. Minimizar não é reduzir, é minimizar, mesmo. Levar ao mínimo a utilização de materiais e de componentes tóxicos e com elevada intensidade carbónica. Minimizar até onde vai o conhecimento científico, porque senão estaremos apenas a fazer greenwashing”.

Todos os resultados produzidos no âmbito do projeto PAQGreen, nomeadamente o Plano de Ação podem ser consultados no website www.paqgreen.pt.

O projeto PAQGreen é financiado pelo Programa Operacional Regional do Norte - Norte 2020, pelo Portugal 2020 e pelo FEDER - Fundo Europeu do Desenvolvimento Regional.

REVISTAS

Indalsu, S.L.Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)A-OK Motors®Siga-nos

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    17/04/2024

  • Newsletter NovoPerfil PT

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial