Vekaplast: SoftLine
Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Cimenteira do Louro apresenta betão leve e flexível

20/01/2023
Produto é o resultado de quadro anos de investigação, desenvolvimento e testes.
Dinis da Silva, CEO da ACL – A Cimenteira do Louro
Dinis da Silva, CEO da ACL – A Cimenteira do Louro

A ACL – A Cimenteira do Louro SA, empresa especializada em produtos de betão, acaba de anunciar um produtor que afirma ser um revestimento inovador.

Quatro anos de investigação, desenvolvimento e testes permitiram que a empresa apresente agora um “revestimento de betão leve, flexível e mais económico, que promete revolucionar o setor dos revestimentos e o processo de construção de todo o tipo de edifícios”.

Tem o nome de Slimcrete e, segundo a cimenteira, tem apenas três milímetros de espessura e destina-se a revestir paredes e tetos. “Ao contrário da rigidez do betão tradicional, o Slimcrete é flexível, leve e amigo do ambiente, estando disponível em 10 cores”.

Pela sua flexibilidade, que arquitetos e empresas de construção não encontrarão noutros produtos similares, o Slimcrete molda-se a qualquer superfície, sem necessidade de recurso a acabamentos finos. “Pode revestir superfícies curvas, côncavas e convexas”, explica Dinis da Silva, CEO da ACL – A Cimenteira do Louro, empresa fundada em Vila Nova de Famalicão, em 1975, que celebra 48 anos na próxima terça-feira, 24 de janeiro.

A empresa promete que, com a utilização deste revestimento, as construtoras podem poupar 60%, além de tornar a obra mais rápida e limpa, o que resulta em poupança de recursos.

“É muito fácil de aplicar. O revestimento é colado e o betão aparente fica colocado. Em comparação com outros produtos de betão, o revestimento Slimcrete permitirá a uma construtora economizar cerca de 60% em matérias-primas, transporte e mão de obra”, estima Dinis da Silva, acrescentando que, “não sendo utilizado o betão tradicional, não é necessária argamassa, nem tempo de secagem, nem são utilizados equipamentos pesados, tradicionalmente usados na construção”.

As paredes e os tetos revestidos com o Slimcrete também dispensam a pintura, dado que o revestimento de betão ultrafino já tem a cor previamente escolhida pelo cliente.

Uma outra vantagem reside no facto de o revestimento ser amigo do ambiente, dado que “é fabricado com as mais recentes tecnologias produtivas e recorrendo à utilização de refinadas matérias-primas, com reduzidas emissões de CO2”, explica Dinis da Silva.

Estamos perante um revestimento natural de betão, com zero por cento de contaminantes biológicos, zero por cento de compostos orgânicos voláteis, zero por cento de plastificantes, zero por cento de ftalatos e zero por cento de formaldeídos. Assim, contribui para a proteção da saúde humana e do meio ambiente.

Cada metro quadrado pesa apenas quatro quilos, facto que faz do Slimcrete o primeiro produto em betão fácil de transportar, justamente pela sua leveza face ao betão tradicional, o que poderá ter reflexos positivos no aumento das exportações da empresa. “Pela primeira vez na história da construção, temos um produto em betão que pode ser exportado para qualquer parte do mundo com facilidade”, refere Dinis da Silva.

O novo revestimento de betão flexível pode ser aplicado em paredes e tetos de qualquer projeto de construção, seja em habitação, indústria, comércio, escritórios ou todo o tipo de edifícios públicos. “Também é a solução ideal para projetos de reabilitação de edifícios”, indica Dinis da Silva.

Entretanto, o trabalho de investigação e desenvolvimento continua nos laboratórios da ACL. O próximo desafio da empresa de Vila Nova de Famalicão será desenvolver o Slimcrete para a sua aplicação também em pavimentos e fachadas ventiladas.

REVISTAS

Siga-nosIndalsu, S.L.A-OK Motors®Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    17/04/2024

  • Newsletter NovoPerfil PT

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial