Vekaplast: SoftLine
Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Envolventes dos edifícios e eficiência energética: o que nos espera o futuro?

Tiago Correia | Diretor Técnico da SCHÜCO e participante da CT Tecnologia de Fachadas do Gabinete Técnico da ANFAJE

17/02/2023
Todos os passos que estão a ser dados neste campo são feitos para integrar cada vez mais as tecnologias inteligentes na envolvente do edifício.
Imagen
Existem cada vez mais sistemas que automatizam um maior número de funções do edifício, como controlo de acessos, segurança, proteção solar ou ventilação.
A automatização destas funções resulta num controlo mais preciso do consumo de energia do edifício, o que permite reduzi-lo de forma a ser mais eficiente e sustentável. Para o utilizador, o objetivo final destes desenvolvimentos é otimizar o conforto operacional na gestão de um edifício, seja ele qual for.

Sem dúvida, a eficiência energética é um dos temas do momento. Em primeiro lugar devido aos elevados custos de aquecimento e arrefecimento de um espaço, seja ele um escritório ou um edifício residencial. A melhoria térmica deve ser realizada essencialmente pelas paredes e em particular pelas caixilharias, uma vez que são as zonas onde mais calor se perde ou onde entra o frio.

Uma das medidas de reabilitação energética mais eficazes para melhorar a classificação energética é o reforço do isolamento das suas paredes, com materiais cuja transmissão térmica seja a menor possível, reduzindo as perdas de calor através das suas aberturas, sempre que tecnicamente viável.

Uma melhoria na eficiência energética pode trazer muitas poupanças nos custos de aquecimento, estimando-se que seja possível reduzi-los até 50%. Hoje em dia já não se utilizam caixilharias sem ruptura térmica e as novas tecnologias disponíveis no mercado trazem um isolamento térmico quase perfeito, com transmissões inferiores a 1 W/m2K, o que proporciona uma casa muito mais confortável e otimiza o aquecimento e respetivos custos. Também pode trazer muitas vantagens em termos de isolamento acústico, outra questão muito importante, principalmente em grandes cidades.

A cada dia vemos novos sistemas, evoluções do que existe e cada vez mais vemos novas tecnologias para substituir os sistemas mais tradicionais.

Atualmente, é normal ter janelas de alto desempenho, com abertura automática, sendo possível ligar a sistemas de automação residencial, dependendo de fatores como humidade, temperatura, necessidades de ventilação.

Cada vez mais novas tecnologias vão implicar mais desenvolvimentos nesta indústria e a possível utilização de vidros de alto desempenho, com características refletoras ou de absorção de calor adaptadas às necessidades energéticas de um edifício, já são opções.
Já existem também os vidros inteligentes, que escurecem para proteger um espaço do calor e da luz, mas que também se tornam mais transparentes permitindo a penetração da luz e do calor, adaptando-se às necessidades dos utilizadores e condições climatéricas.

Muito brevemente não precisaremos fazer nada, a temperatura, luz, humidade, ruído e outras variáveis serão geridas por um sistema inteligente que se ajusta à fisiologia do utilizador, tempo de sono, sua biologia e outros fatores.

Muito mais poderia ser dito sobre a indústria 4.0, mas a verdade é que ela está aí, não é o futuro, já é o presente.

REVISTAS

Indalsu, S.L.A-OK Motors®Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nos

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    10/04/2024

  • Newsletter NovoPerfil PT

    03/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial