AGC Flat Glass Ibérica, S.A.
Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Isolar todos os edifícios residenciais europeus pode reduzir o consumo de energia para aquecimento em 44%

25/01/2023
A aposta na reabilitação de edifícios, tendo como principal ação o isolamento da envolvente, pode reduzir consideravelmente a utilização de combustíveis fósseis para o aquecimento dos edifícios, com poupanças potenciais de 46% em gás, 44% em óleo para aquecimento e 48% em carvão. Este é um dos resultados do relatório elaborado pelo Building Performance Institute Europe (BPIE) com o apoio da Knauf Insulation, que analisa os resultados de dois cenários de reabilitação de edifícios desenvolvidos até 2050.
Imagen

Melhorar o isolamento de todos os edifícios residenciais existentes na União Europeia contribuiria significativamente para atingir a meta de zero emissões líquidas de gases de efeito na UE até 2050. Isso seria possível ao reduzir o consumo de energia para aquecimento em edifícios em 44% (777 TWh de poupança de energia, o equivalente ao consumo de eletricidade da Alemanha e Espanha combinados), em comparação com 2020, de acordo com um novo relatório do Building Performance Institute Europe (BPIE), produzido com o apoio da Knauf Insulation.

A empresa alemã especializada na produção, comercialização e distribuição de soluções sustentáveis de isolamento para edifícios, Knauf Insulation, avançou com as principais conclusões do último relatório do BPIE. Entre estas conclusões destaca-se um ponto chave: investir na reabilitação de edifícios, tendo como principal ação o isolamento da envolvente, pode reduzir consideravelmente a utilização de combustíveis fósseis para o aquecimento dos edifícios, com poupanças potenciais de 46% de gás, 44% de óleo para aquecimento e 48% de carvão. Portanto, pode contribuir para responder às ambições climáticas da Europa e às questões da segurança energética.

“No contexto atual, caracterizado por elevados preços da energia, dependência energética e inflação, o estudo do BPIE mostra como a melhoria do desempenho energético da envolvente dos edifícios residenciais existentes reduziria significativamente o consumo de combustíveis fósseis, como o gás ou o gasóleo, aumentaria a independência energética do edifício e permitiria o crescimento efetivo de fontes de energia renováveis, como a aerotérmica ou a geotérmica”, afirma Oscar del Rio, diretor Geral da Kauf Insulation Iberia.

Investigação do BPIE

O estudo analisa os resultados de dois cenários de reabilitação de edifícios desenvolvidos pelo BPIE até 2050.

Um cenário centra-se no impacto da reabilitação total de todos os edifícios residenciais na UE até 2050. O outro examina um cenário em que 2% dos edifícios (a taxa prevista pela Comissão Europeia) seriam renovados todos os anos até 2050.

Neste segundo cenário, com a taxa de 2%, conclui-se que 30% dos edifícios não seriam reabilitados até 2050 e 235 TWh em potencial de poupança de energia seriam desperdiçados, o equivalente ao consumo de eletricidade da Austrália.

Imagen

“Este estudo mostra que o caminho a seguir em Portugal é aumentar exponencial e urgentemente as taxas de reabilitação para isolamento de edifícios residenciais até 2050 e reduzir o gasto de energia para aquecimento e arrefecimento”, diz o Diretor Geral da Knauf Insulation Iberia

No entanto, no cenário de reabilitação total do parque habitacional, que assumiu que, para alcançar a reabilitação de todos os edifícios residenciais até 2050, até 2030 as taxas de reabilitação teriam que dobrar para pelo menos 2%, atingir 3% até 2035 e 4% até 2040, o resultado foi uma poupança potencial de energia de 777 TWh ou um corte no gasto de energia para aquecimento de ambientes em edifícios residenciais de 44% (comparado com 2020).

O relatório conclui que a revisão da Diretiva Europeia de Eficiência Energética em Edifícios (EPBD), que será lançada em breve, deve garantir que projetos de reabilitação total sejam priorizados, enquanto os Padrões Mínimos de Desempenho Energético (MEPS) devem concentrar-se em melhorar os edifícios de pior desempenho da Europa. Para isso, o apoio de fundos públicos é uma prioridade.

“Este estudo mostra que o caminho a seguir em Portugal é aumentar exponencial e urgentemente as taxas de reabilitação para isolamento de edifícios residenciais até 2050 e reduzir o gasto de energia para aquecimento e arrefecimento”, conclui o Diretor Geral da Knauf Insulation Iberia.

Pode aceder ao relatório completo aqui.

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nos

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    27/03/2024

  • Newsletter NovoPerfil PT

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial