Vekaplast: SoftLine
Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Investir em (boas) fachadas é (também) apostar na eficiência energética dos edifícios

Alexandra Costa07/03/2023
São a primeira linha de defesa e uma ajuda preciosa contra fenómenos como a humidade. A inovação do setor, por seu lado, já permite, por exemplo, transformar o edificado numa central elétrica, permitindo alcançar o autoconsumo.
Imagen
A eficiência energética dos edifícios é um dos temas quentes da atualidade, no que concerne à construção. E para conseguir isso há que apostar, também, nas fachadas dos edifícios. Afinal são a primeira linha de defesa no que concerne a uma boa climatização e à diminuição das perdas de energia. E, nos últimos anos, muito se tem inovado. José Neves, responsável pela STO Ibérica Portugal, lembra que hoje já é possível ter uma fachada que possibilite o isolamento térmico, o isolamento de humidades, a difusão do vapor de água, produção de energia, variantes estéticas incalculáveis, pinturas que eliminam os gases de estufa, pinturas que eliminam os maus cheiros, pinturas que bloqueiam e protegem as pessoas de roubo de dados. “É absolutamente impressionante aquilo que conseguimos oferecer para melhorar o parque edificado existente e novo”, constata.

A verdade é que há cada vez mais interesse e atenção por parte dos portugueses relativamente a esta temática. Em causa, na opinião do responsável da STO, à presente conjuntura socioeconómica que vivemos e ao período de COVID durante o qual fomos obrigados a ficar mais tempo em casa. O que levou à deteção de dois aspetos fulcrais: “primeiro, o desconforto que tinham em casa pelo facto de não conseguirem manter uma temperatura adequada quer no verão, quer no inverno, sendo obrigados a ter o arrefecimento ou aquecimento ligados ininterruptamente para poderem ter o tal equilíbrio na temperatura e algum conforto”.

O aumento da fatura da eletricidade foi a consequência imediata. Um problema que, com o aumento dos preços de energia, tende a agravar-se. “Não podemos pedir a uma família portuguesa que gaste mais de 200 euros por mês só em arrefecimento e aquecimento para terem conforto dentro da sua própria casa, este valor esmaga qualquer orçamento familiar! A pobreza energética do nosso parque habitacional veio ao de cima e começamos agora a tomar medidas para reverter o status quo existente. É também muito importante ter em conta que este uso excessivo de energia vem piorar e muito as já frágeis condições climáticas”, aponta José Neves.

Mas esse não foi o único problema com que se depararam os portugueses. A par da questão da climatização deram igualmente conta da “constante degradação das fachadas”. O responsável da STO Ibérica Portugal considera que é assustador verificar o quão a construção é pobre e pouco adaptada ao clima húmido do nosso país. “Basta passarmos por qualquer região para encontrarmos edifícios e vivendas com as fachadas a denotar defeitos assustadores, pontes térmicas, tintas desgastadas, fungos e bolores, entre outros. E o maior problema é que isto irá transformar-se rapidamente em despesas elevadas de manutenção para os proprietários”, constata. Para este executivo não podemos continuar a construir ou renovar sem termos determinados conceitos e preocupações fundamentais em conta, sem pensarmos na sustentabilidade a longo prazo dos nossos edifícios. A solução? “É urgente impor, legislar e “apoiar” uma consciência de construção mais amiga do ambiente e dos seus ocupantes”, afirma categórico.

E, como aponta Luciano Peixoto, CEO da Casa Peixoto, não se trata de um fenómeno temporário ou pontual. As mudanças climatéricas adversas estão cada vez mais presentes. E Portugal não escapa às suas consequências. “Os nossos edifícios são naturalmente castigados com as variadas intempéries”, consta Luciano Peixoto, que acrescenta que esta realidade faz com que a questão térmica seja umas das principais preocupações dos portugueses quando estão a estudar a solução ideal para a sua fachada. A par disso, a durabilidade, a questão estética e a manutenção são outras preocupações a ter em conta na escolha da solução/material.

Imagen

A vantagem das fachadas ventiladas

“Nos últimos tempos tem-se assistido a uma série de inovações no que diz respeito às fachadas”, afirma o responsável pela Casa Peixoto, acrescentando que uma das que tem ganho mais quota de mercado e que a empresa considera ser “a melhor solução para os nossos edifícios” é precisamente a utilização de fachadas ventiladas. Mas em que consistem exatamente? “Fachada ventilada consiste num revestimento exterior suportado numa substrutura (normalmente sistema de perfilaria) separado da estrutura da habitação, permitindo a circulação do ar entre as duas camadas. Esta inovação ajuda a melhorar a performance térmica do edifício, aumentando a eficiência energética e preserva a vida útil do revestimento exterior, impedindo infiltrações e acumulação de humidade”, explica Luciano Peixoto.

José Neves acrescenta que a fachada ventilada é uma solução por excelência no que diz respeito ao isolamento de humidade. “A sua câmara de ar funciona como túnel de convexão obrigando assim as humidades a “subir” rapidamente por trás da fachada, sendo depois expulsas deixando de haver contato com o edifício”, diz. Adicionalmente, acrescenta, são uma excelente barreira acústica, são extremamente simples de manter, dão-nos a possibilidade de mudar a estética do edifício sem recorrer a grandes obras de remodelação, tudo isto com recurso a soluções criativas infindáveis e, a cereja no topo do bolo, a possibilidade de poder produzir energia com os nossos painéis fotovoltaicos.

No caso específico da Casa Peixoto, a empresa comercializa várias soluções para fachadas dos edifícios, nomeadamente as mais comuns, como o sistema ETICS, revestimentos cerâmicos ou compósitos (cimentícios, compostos de alumino, etc.). Questionada sobre as vantagens do sistema, a empresa aponta o baixo custo de investimento, com a contrapartida da fragilidade face ao impacto e manutenção da fachada. “Uma solução em cerâmico, sendo este um gres-porcelanico, a manutenção é quase nula, a absorção e a dilatação bastante baixa faz com que seja uma solução mais atrativa numa ótima de investimento a médio e longo prazo”, refere a Casa Peixoto.

A STO, por seu lado, no ano passado apresentou uma novidade ao mercado: fachadas ventiladas com painéis fotovoltaicos integrados. Uma solução que, segundo a empresa, permite que a fachada do edifício funcione como se fosse uma central elétrica para ganhar autossuficiência e reduzir o consumo energético. “O StoVentec Photovoltaics Inlay, sistema especialmente indicado para edifícios multifamiliares, não só isola termicamente o edifício, como o transforma num gerador de eletricidade de alto rendimento, superando em quase 40% a eficiência dos modelos até agora utilizados”, afirma José Neves.

E a verdade é que já começa a haver (muita) procura por este tipo de fachadas. O responsável pela STO Ibérica Portugal dá o exemplo de um hospital onde a empresa estudou a possibilidade de colocar 600m2 de uma fachada fotovoltaica. “. Feitos todos os cálculos inerentes, este projeto representava um investimento de 300 mil euros para o proprietário, sendo que o nosso estudo de rentabilidade indicava que, no mínimo, esta intervenção demoraria 8 anos a ser paga pela energia produzida. Este tipo de retorno é absolutamente brutal, já que a capacidade de produção de energia, quer no verão, quer no inverno, leva a que o investimento seja mais rápido de recuperar. Esta ideia entronca nas preocupações que temos hoje: ter cada vez mais soluções que sejam uma mais-valia”, constata.

Imagen

Raio-x ao mercado português

“O setor sector tem já um papel fulcral no mercado português” aponta José Neves que, no entanto, reconhece que ainda existe um longo percurso a percorrer. O executivo considera é preciso que as instituições governamentais olhem para esta temática e acelerem a transição energética dos edifícios facilitando os apoios existentes e legislando com mais preocupação por forma a evitar um agravar da situação.
E faz a comparação com o mercado espanhol, onde “subvenções funcionam de uma forma muito mais eficaz e apelativa que em Portugal”. “É muito comum existirem comparticipações de 90% em renovação de edifícios, sendo que as subvenções estão associadas ao mérito do projeto em termos de eficiência, e não existe uma renovação de um edifício que não tenha uma participação de um arquiteto com know how nesta temática”, aponta, acrescentando que as renovações são sempre feitas tendo em conta a envolvente opaca do edifício, a caixilharia, cobertura e equipamentos de produção de energia. E não se pense que Espanha é caso único. “Em Itália é possível adquirir uma comparticipação de 110%!!”, refere José Neves que afirma que estas medidas são fundamentais e principalmente para reduzirmos os gases de estufa e contribuirmos de forma positiva para combater as alterações climáticas.

REVISTAS

A-OK Motors®Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nosIndalsu, S.L.

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    17/04/2024

  • Newsletter NovoPerfil PT

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial