Vekaplast: SoftLine
Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício
Obra representa para a empresa um volume de negócios de 27.000.000€

Blocotelha participa na construção de novo centro de valorização energética de resíduos de Paris

01/03/2023

A Blocotelha celebrou um contrato com a agência metropolitana de resíduos domésticos da região da Ilha de França (Syctom), para a construção e implementação das estruturas metálicas na nova Unidade de Valorização Energética (UVE) para resíduos de Ivry/Paris.

Imagen
A obra entrou em 2023 na última fase de construção e estima-se que fique concluída em julho. Para este projeto foram destacados mais de 40 profissionais, responsáveis pela instalação de 4 mil toneladas de estruturas metálicas com elevado grau de sofisticação, revestimentos em aço, alumínio e vidro, e fachadas bastante técnicas, produzidas no polo industrial de Porto de Mós.
“É com orgulho que registamos a nossa participação num projeto internacional desta dimensão e complexidade, com impacto direto na cidade de Paris, mas com uma visibilidade global. A missão da Blocotelha passa por procurar a excelência nas construções metálicas, capazes de cumprir os mais elevados padrões técnicos e tecnológicos que respondem aos desafios apresentados, e podermos dar o nosso contributo em projetos que estão alinhados com este ideal é altamente gratificante”, refere Luís Meneses, CEO da Blocotelha.

Construído em 1969 e modernizado em 1995 e 2005, o centro de incineração em Ivry/Paris XIII é o maior incinerador da Europa. Aproximando-se do seu fim de vida útil, de cerca de 40 anos, foi no final de 2018 que se iniciou a construção da nova Unidade de Valorização Energética (UVE) de resíduos domésticos, que virá a substituir o atual centro de incineração de Ivry/Paris XIII.

A nova UVE, que entrará em funcionamento em 2024, irá tratar uma quantidade anual de 350 mil toneladas de resíduos domésticos por incineração e irá trazer um melhor valor ambiental a todos os níveis: odores controlados, ruído reduzido, emissões atmosféricas reduzidas, neutralização reforçada de poluentes, tráfego reduzido, entre outros fatores.

Como parte do consórcio que está a participar na construção da nova unidade, e nesta que será a última fase do projeto para a Blocotelha, a empresa está agora a terminar a montagem dos revestimentos e a participar no processo de construção da chaminé da nova UVE, composta por mil toneladas de estruturas metálicas, que serão segmentadas em 15 níveis de altura até chegar ao topo, que irá atingir os 100 metros de altura (20 metros mais do que tinha o antigo centro de incineração).

“Este projeto envolveu a montagem de diferentes tipos de revestimentos em simultâneo (aço, alumínio e vidro), com elevados padrões de qualidade e resistência, e ainda a montagem de estruturas tridimensionais com comprimentos e pesos consideráveis, que por si têm um grau de rigor elevado e bastante desafiante. Adicionalmente, o projeto colocava à prova a nossa capacidade de gestão e planeamento de obra, que tinha de decorrer sem afetar o normal funcionamento da atual unidade, que necessitava de continuar a assegurar o serviço público de tratamento dos resíduos domésticos de Paris”, explicou Erico Ferraria, Chief Commercial Officer na Blocotelha.

"A resposta a este desafio passou pela presença, nas diferentes fases do projeto, de uma equipa de profissionais altamente qualificados, que são mobilizados para as unidades de construção no estrangeiro, tendo como função supervisionar o projeto e garantir que a obra decorre segundo os requisitos”.

Imagen

Blocotelha

Com sede em Porto de Mós, Leiria, e com mais de 40 anos de atuação no mercado e um crescimento internacional representativo na última década, a Blocotelha tem atualmente 3 fábricas em Portugal, 1 em Marrocos e sucursais no Reino Unido, França e Argélia.

A empresa desenvolve projetos em vários países, nomeadamente em França, onde foi responsável por supervisionar as estruturas metálicas utilizadas pela EDF (a maior companhia de eletricidade francesa), em 27 projetos de energia nuclear. Terminal Sul do Aeroporto de Orly, Aeroporto Internacional de Ivato – Madagáscar, Centro de Exposições La Coruña, Arena Futuroscope, uma inovadora instalação de recuperação de energia em Dunbar, na Escócia, e outros projetos entram no portefólio da Blocotelha a nível internacional.

A nível nacional, executou empreitadas relevantes, nomeadamente a construção metálica e revestimento das coberturas do Terminal Norte do Aeroporto de Lisboa e Terminal de carga, além do Autódromo Internacional do Algarve, Santuário de Fátima, Parque tecnológico Obitec, Unidade Industrial da Sakthi Portugal, assim como a da Embraer. Atualmente, encontra-se com vários projetos em curso, com destaque para o Aeroporto de Faro.

REVISTAS

A-OK Motors®Siga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Indalsu, S.L.

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    17/04/2024

  • Newsletter NovoPerfil PT

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial