Vekaplast: SoftLine
Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Como a substituição das janelas pode ajudar a poupar energia?

Susana Gago
Diretora de Marketing da Guardian Glass e participante da CT do Vidro do Gabinete Técnico da ANFAJE

10/05/2023
É cada vez mais frequente pensarmos em como reduzir o consumo energético da nossa casa sem diminuir o nosso conforto. Uma das soluções que contribuem para a poupança de energia é a substituição ou renovação de janelas ineficientes por outras eficientes com vidros de alto desempenho.
Imagen
Ao escolher novas janelas, o mais importante é que garantam um nível adequado de isolamento térmico, tanto no inverno, como no verão, ajudando assim a reduzir o consumo de energia e criando um espaço confortável em qualquer época do ano. Neste sentido, considera-se ideal manter uma temperatura de cerca de 20°C no inverno e cerca de 25°C no verão.

Escolher janelas que ajudem a poupar no consumo energético

Idealmente, ao escolher janelas novas devemos ter em conta o desempenho tanto do caixilho, como dos vidros. O coeficiente de transmitância térmica, ou valor U, mede o intercâmbio de temperatura que se produz entre o interior e o exterior da janela. Quanto menor for este valor no caixilho e no vidro, maior será a capacidade de isolamento da janela.
Se, além do frio, também quisermos isolamento do calor durante o verão, permitindo que entre luz, devemos analisar o valor do fator solar, ou valor g, do vidro. Mais uma vez, quanto menor for este indicador, maior será o seu grau de proteção do calor.
Resumindo, os valores U do caixilho e do vidro, bem como o fator solar do vidro (g), dão-nos uma ideia do isolamento térmico e do controlo solar da janela, e ajudam-nos a entender que produto nos permitirá poupar no consumo energético a longo prazo.
Existem vidros revestidos baixo emissivos que também oferecem controlo solar. Tratam-se de vidros de alto desempenho que evitam a perda de energia durante todo o ano, além de limitarem a entrada de calor.

A importância da escolha do vidro adequado

Cerca de 80% da superfície de uma janela é vidro, pelo que esse material faz a diferença entre uma janela e outra. Para melhorar a eficiência energética da janela e reduzir o consumo energético, a melhor opção são os vidros revestidos de alto desempenho.

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nosA-OK Motors®Indalsu, S.L.

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    17/04/2024

  • Newsletter NovoPerfil PT

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial