Vekaplast: SoftLine
Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Janelas eficientes: um contributo indispensável para uma construção sustentável

João Ferreira Gomes
Presidente da ANFAJE

22/05/2023
Na maioria dos países da União Europeia (UE), as preocupações com as questões ambientais e da sustentabilidade têm vindo a ter uma importância cada vez maior nas novas diretivas e demais legislação. Sendo o setor da construção, um dos principais focos de atenção, é necessário acompanhar as novas exigências, no sentido de assegurar o aumento da qualidade de construção dos edifícios e o reforço das competências dos vários agentes envolvidos.
Imagen

Recentemente, com o lançamento pela União Europeia do programa “Renovation Wave” (Onda de Renovação), o grande objetivo é a reabilitação energética do parque edificado pelo que se exige uma maior atenção na conceção dos edifícios, em consonância com os princípios da economia circular, das regras relativas ao desempenho energético e a resiliência dos edifícios às alterações climáticas.

Em Portugal, o reforço das exigências regulamentares, em linha com as diretivas europeias, tem permitido aumentar o desempenho do conforto térmico e acústico dos edifícios, a par com uma maior preocupação com a qualidade construtiva. Todos estes fatores garantem projetos e empreendimentos imobiliários com um maior padrão, no que respeita ao seu desempenho energético, qualidade e sustentabilidade.

Neste quadro, inúmeros arquitetos e projetistas, bem como um crescente número de promotores imobiliários, têm tido um papel determinante no desenvolvimento de uma arquitetura ‘energeticamente consciente’, como muitos lhe chamam, construída com os conhecimentos técnicos adequados na escolha dos materiais e do seu ciclo de vida, durabilidade e custo de manutenção, desempenho energético e qualidade do ar interior.

Existe assim uma maior consciencialização da necessidade de projetar e construir edifícios que tenham em conta o desempenho ambiental e energético dos vários materiais aplicados, bem como as necessárias e importantes poupanças financeiras ao longo do ciclo de vida do edifício: do gestor do edifício, do promotor imobiliário, do cliente final/utilizador e do país em geral.

No que respeita à escolha de soluções de janelas eficientes, é fundamental sublinhar o contributo indispensável que este importante produto construtivo tem na melhoria da envolvente exterior de qualquer edifício, com comprovadas poupanças energéticas. A aposta na instalação de janelas de elevado desempenho térmico e acústico, energeticamente eficientes, é uma escolha fundamental para uma construção com conforto, mais qualidade e maior sustentabilidade.

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)A-OK Motors®Siga-nosIndalsu, S.L.

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    17/04/2024

  • Newsletter NovoPerfil PT

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial