Vekaplast: SoftLine
Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

"Queremos assumir um papel de liderança na descarbonização dos edifícios do futuro"

Technal10/05/2023

A Technal, empresa do grupo Hydro, tem como objetivo cortar em 50% as emissões de carbono até 2025 e está empenhada em ser verdadeiramente sustentável com uma abordagem holística dividida em várias áreas. Também pretende ajudar a reduzir a pegada de CO2 da rede de instaladores com a criação de uma etiqueta de sustentabilidade e tornou-se a primeira empresa de sistemas de alumínio para a construção a produzir perfis de portas, janelas e fachadas a partir de alumínio 100% reciclado.

É previsto que a população mundial aumente em 2 mil milhões de pessoas nos próximos 30 anos, com 70% da população a viver em áreas urbanas...
É previsto que a população mundial aumente em 2 mil milhões de pessoas nos próximos 30 anos, com 70% da população a viver em áreas urbanas, o que significa uma maior procura no setor da construção e edificação
Falar em sustentabilidade é ter a responsabilidade e a capacidade de colmatar o problema mais importante de hoje e de amanhã - a Terra está a aquecer - e isto é causado por todos. Estamos a ameaçar todas as formas de vida e devemos tomar medidas urgentes se quisermos que o planeta sobreviva.

É previsto que a população mundial aumente em 2 mil milhões de pessoas nos próximos 30 anos, com 70% da população a viver em áreas urbanas, o que significa que iremos ver uma maior procura no setor da construção e edificação. Vão existir cada vez mais pessoas a viver em edifícios, o que vai implicar um aumento elevado no consumo de energia, o que levará a um grande aumento de emissões de CO2 para a atmosfera.

A urgência para repensar os nossos produtos e processos tem sido ainda mais desafiadora com a pressão crescente que advém dos regulamentos europeus e internacionais, com novas formas e restrições para neutralidade carbónica, mas também das leis nacionais, cada vez mais exigentes.

Economia circular

O ciclo de vida de produtos, desde o fabrico à obsolescência, necessita de ser uma prioridade no que concerne à escolha de determinados produtos sobre outros. O objetivo de uma economia circular é o arranque de novos processos industriais que respondem a estas necessidades para reciclagem e reutilização de produtos.
Muitos dos produtos já fabricados que acarretam estes princípios são agora certificados com o selo Cradle to Cradle. Na Technal procuramos estar em linha com estas diretrizes e objetivos, sendo que já temos alguns sistemas de alumínio com esta distinção.
A pegada de carbono de um edifício é feita em dois níveis: o primeiro é a construção (emissões “antecipadas” causadas por extração de materiais e produção, fornecimento, gestão de resíduos…) e o segundo é a utilização (emissões “operacionais” causadas por aquecimento, refrigeração...), que representa 72% da pegada total de carbono do edifício, onde a construção e a produção representam 28%.
Acreditamos que, para seremos verdadeiramente sustentáveis, devemos olhar para o mundo para lá de quatro paredes e trabalhar para o tornar realidade, a começar hoje. É por isso que, além dos materiais baixos em carbonos de classe mundial, realizamos o nosso negócio da forma mais sustentável possível.

Abordagem holística à sustentabilidade

Na Technal procuramos ter uma abordagem holística à sustentabilidade e agir dentro de três áreas principais:
  • Reduzir as emissões de carbono na fase de utilização dos edifícios, oferecendo produtos de desempenho elevado para otimizar o consumo de energia assim que o edifício for utilizado. Quanto menos energia for consumida, menos é produzida e menos emissões são geradas. Procuramos desenvolver produtos de elevado desempenho, que cumprem elevados requisitos para isolamento térmico, baixa manutenção, desempenho energético, conforto e acústica.
  • Reduzir em 50% as emissões de CO2 do nosso negócio. Somos uma marca da Hydro e podemos influenciar a produção desde a origem. Ao localizar cada passo ao longo do caminho, podemos documentar e ser transparentes sobre as práticas de sustentabilidade, incluindo fontes de materiais e componentes, transporte e embalamento e a forma como realizamos o negócio. Juntamente com as outras marcas do grupo Hydro, temos como objetivo cortar em 50% as nossas emissões de carbono até 2025. Os nossos produtos não são apenas fabricados com alumínio, são fabricados com alumínio circular, baixo em carbono e sustentável.
  • Para acelerar o compromisso com o desenvolvimento sustentável, a Technal tornou-se a primeira empresa de sistemas de alumínio para a construção a produzir perfis de portas, janelas e fachadas a partir de alumínio 100% reciclado (liga Hydro CIRCAL 100R). Esta nova liga de alumínio é produzida a partir de alumínio 100% reciclado pós-consumo. Significa que é possível especificar perfis com uma pegada de carbono quase nula (0,5kg de CO2e/kg de alumínio em média) - a mais baixa do mundo. A liga Hydro CIRCAL 100R exemplifica o espírito inovador e o compromisso da marca em antecipar e satisfazer as necessidades do mercado. Queremos assumir um papel de liderança na descarbonização dos edifícios do futuro.
Ao utilizar menos e otimizar os materiais de embalamento, conseguimos reduzir em oito vezes a pegada de carbono das nossas embalagens. Adicionalmente, graças a uma tecnologia de transportes melhorada (alterações de combustível, redução de distâncias e otimização de rotas), conseguimos fornecer mais e melhor poupando, de forma eficiente, em emissões e em custos.

Nova etiqueta de sustentabilidade

Também pretendemos ajudar a reduzir a pegada de CO2 da nossa rede de instaladores. Assim, decidimos criar uma etiqueta de sustentabilidade para ajudar os clientes finais a identificar fornecedores preocupados com uma abordagem sustentável ao seu negócio. É uma etiqueta para orientar e melhorar as melhores práticas sobre a responsabilidade ambiental e social.

REVISTAS

A-OK Motors®Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nosIndalsu, S.L.

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    24/04/2024

  • Newsletter NovoPerfil PT

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial