Vekaplast: SoftLine
Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Construção sustentável: amiga do ambiente e eficiente em termos energéticos

Marc Espí Sampere
Marketing Manager Tremco CPG Iberia

04/05/2023
O que significa exatamente a sustentabilidade económica, ecológica e social no sector da construção? Como pode contribuir especificamente para uma maior sustentabilidade com as suas próprias ações? Um estilo de vida sustentável não só tem um efeito secundário positivo na saúde e bem-estar, mas também na consciência de cada indivíduo.
A eficiência energética e a sustentabilidade nos edifícios estão a tornar-se cada vez mais importantes
A eficiência energética e a sustentabilidade nos edifícios estão a tornar-se cada vez mais importantes

A tendência atual no sector é, sem dúvida, a construção sustentável. Em tempos de alterações climáticas, aumento dos preços da energia e diminuição dos recursos, cada vez mais consumidores fazem perguntas, querendo mudar os seus estilos de vida, preocupando-se com o seu comportamento de consumo e assumindo a responsabilidade pelas gerações futuras.

Também querem saber mais sobre os produtos que consomem:

  • Que ingredientes têm?
  • De onde vêm os materiais?
  • Em que condições foram feitos?
  • Quais são as rotas de transporte?
  • O que acontece aos produtos usados?
  • Existem opções de reciclagem?

Esta atitude crítica por parte dos consumidores surge não só nas áreas da indústria alimentar e do vestuário, mas também cada vez mais nos sectores da construção civil e residencial. A procura de produtos amigos do ambiente e produzidos de forma sustentável está a crescer de forma constante.

Os 3 pilares da construção sustentável

Ao ter em conta estes três pilares da sustentabilidade, um edifício torna-se sustentável e mais amigo do ambiente. Ao fazer as seguintes perguntas, poderá descobrir os critérios de sustentabilidade do edifício.

1. Pilar económico: Como pode fazer poupanças na construção? Por exemplo: compra de materiais, construção, utilização, custos de manutenção.

2. Pilar ecológico: Como se pode conservar os recursos e minimizar o impacto ambiental?

3. Pilar social: Como se pode promover uma vida saudável através da construção sustentável?

O que significa “construção sustentável”?

A construção de um edifício é um projeto que consome recursos e energia e, portanto, gera custos. Por conseguinte, no sector da construção há também um interesse crescente em estratégias e produtos que minimizem os custos a longo prazo, protejam o ambiente e, ao mesmo tempo, proporcionem um ambiente de vida saudável e agradável.
O principal objetivo da construção sustentável é a redução do consumo de energia e de recursos. Isto também beneficia as gerações futuras, preservando um mundo habitável e melhorando a qualidade de vida para todos.
O conceito de sustentabilidade inclui certos princípios de ação e está dividido em três sub-áreas: ecológica, económica e social. Para alcançar a sustentabilidade na construção são tidas em conta todas as fases do ciclo de vida de um edifício - desde o início da construção até ao desmantelamento final do edifício.
No entanto, o aspeto da sustentabilidade aplica-se não só ao novo edifício, mas também à renovação e remodelação dos edifícios existentes. Por exemplo, a otimização do isolamento térmico de uma casa para reduzir as suas necessidades energéticas e os custos de aquecimento.
Se pretende apoiar a construção sustentável, deve utilizar o menor número possível de produtos, tendo em conta a “pegada ecológica”, com materiais de construção amigos do ambiente. A produção consome pouca energia e água. Ao mesmo tempo, estas ações evitam emissões tais como gases com efeito de estufa.
A eliminação e reciclagem de resíduos também desempenham um papel fundamental. As substâncias naturais e amigas do ambiente podem ser recicladas ou reutilizadas em segurança. Alguns tecidos, como o isolamento de celulose ou lã de vidro, são feitos de material reciclado. Os tijolos podem ser reciclados e/ou reutilizados.
Deve também ser dada especial atenção aos materiais de construção com baixas emissões, que têm um efeito positivo na saúde das pessoas que vivem em edifícios residenciais.

Como é que estas escolhas afetam uma vida saudável?

Dado que passamos cerca de 90% do nosso tempo em quartos fechados, a “vida saudável” é uma questão extremamente importante.
Por um lado, uma vida saudável é uma questão de conforto. Tanto na nova construção, como na renovação, o conforto pode ser ativamente otimizado, por exemplo através de uma boa insonorização, materiais de construção que controlam a humidade e um bom isolamento.
O conforto interior de um edifício é essencial para a saúde das pessoas que nele vivem ou trabalham
O conforto interior de um edifício é essencial para a saúde das pessoas que nele vivem ou trabalham.
Por outro lado, trata-se de proteção contra poluentes e toxinas e, portanto, de evitar materiais de construção contaminados.
Ao tomar uma decisão consciente a favor de materiais de construção saudáveis, todos os aspetos devem ser considerados, desde a sua composição até às suas certificações.
A utilização de materiais de construção não tóxicos ajuda a proteger não só os ocupantes da propriedade, mas também todos aqueles que a constroem.

Critérios de construção ecológica e eficiência energética

Com a ajuda dos seguintes critérios, é possível pôr em prática a construção sustentável.

  • Reduzir a necessidade e o consumo de energia. Por exemplo, através de uma conceção compacta e de um alinhamento ótimo do edifício com o sol.
  • Reduzir o consumo de recursos. Por exemplo, assegurando um isolamento e uma estanqueidade ótima, utilizando tecnologias de poupança de água ou com um plano de geração de energia renovável.
  • Evitar desperdícios: utilizar materiais de construção duráveis e recicláveis. Por exemplo, sob a forma de materiais de construção isolantes, recicláveis ou naturais, tais como a celulose ou a cortiça.
  • Prestar atenção aos custos de transporte e de materiais de construção. Por exemplo, utilizando materiais de construção de zero km, tais como madeira, barro ou linho.
  • Assegurar-se de que os materiais utilizados são reciclados de forma apropriada. Por exemplo, utilizando materiais de construção pouco poluentes, tais como espuma de isolamento sem isocianato, ou utilizando materiais degradáveis.

Na CPG Iberia, como fabricantes de produtos de construção, temos uma gama de produtos que ajudam a alcançar edifícios sustentáveis, energeticamente eficientes, mesmo de consumo quase nulo, e que ajudam a saúde das pessoas. Descubra as nossas marcas e o que elas lhe podem oferecer, clicando aqui.

REVISTAS

A-OK Motors®Siga-nosIndalsu, S.L.Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    24/04/2024

  • Newsletter NovoPerfil PT

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial