A Filtraglass, com mais de 20 anos de experiência no setor, desenha e manufatura sistemas de filtração de água ideais para a sua instalação e utilização na indústria do vidro. Nestes mais de 20 anos, a empresa tornou-se uma referência no mercado, a abrir fronteiras e a exportar os seus sistemas para vários países em diferentes continentes.
• Poupança no consumo da água
O principal objetivo de um sistema de reciclagem é reduzir o consumo de água através da sua reutilização. O sistema recolhe a água com partículas sólidas de vidro utilizadas nos processos de fabrico e filtra-a e depois devolve-a ao circuito fechado de abastecimento.
Em geral, um sistema de reciclagem pode reduzir a percentagem do consumo de água da rede em até 85% [Vidres Delasan (Barcelona), uma empresa de fabrico de vidro plano e curvo com uma instalação composta por 4 máquinas CNC horizontais e 2 furadeiras CNC de última geração]. Contudo, este número pode aumentar ou diminuir, dependendo das condições da instalação, do número de máquinas, de possíveis fugas no circuito e de perdas de água devido à evaporação.
O objectivo da filtração de partículas de vidro é a possibilidade de reutilização da água
• Extensão da vida útil das máquinas
Após a instalação de um sistema de reciclagem de água, a manutenção das máquinas de processamento de vidro é reduzida graças à utilização de água limpa, de uma qualidade comparável à da rede e livre de resíduos de pó de vidro que os possam danificar. Isto não só reduz a manutenção, como também evita o desgaste das máquinas e das suas peças, prolongando assim a sua vida útil.
• Mais produtividade
Um dos fatores mais importantes para qualquer empresa em qualquer indústria é a sua produtividade. Esta pode ser afetada por uma série de fatores, entre eles o tempo de paragem da linha de produção para realizar as tarefas de manutenção.
As fábricas de processamento de vidro que instalam sistemas de filtragem de água reduzem as suas tarefas de manutenção e, consequentemente, reduzem o tempo de paragem da linha de produção. O tempo anteriormente gasto a substituir a água nos tanques e a remover os resíduos, é agora utilizado para continuar a produção.
• Menor poluição ambiental
O consumo de água é um dos fatores que têm sido salientados nos últimos anos para contribuir positivamente na preservação do ambiente. Hoje em dia, o facto de uma empresa ter um valor ecológico pode ser uma característica distintiva em comparação com os seus concorrentes.
Ao instalar um sistema de filtragem de água, contribuímos para prevenir a degradação ambiental de duas formas diferentes: de um lado, ao reduzir o consumo de água através da reciclagem e reutilização da água; e, do outro lado, a evitar a deposição de pó de vidro no ambiente, uma vez que o sistema transforma esse pó de vidro num resíduo sólido, seco, extraível e reciclável.
• Redução do consumo de refrigerante
O consumo de líquido refrigerante está intimamente ligado ao consumo de água. Algumas empresas da indústria vidreira utilizam este produto para melhorar o desempenho de corte e para evitar o aquecimento dos discos de diamante. Numa fábrica sem sistema de reciclagem de água, o refrigerante precisa de ser substituído mais regularmente, uma vez que a vida útil da água a que é aplicado é mais limitada.
A principal alteração que a instalação de um sistema de filtração provoca em termos de utilização deste produto é a regularidade com que a água precisa de ser substituída, que é drasticamente reduzida. Desta forma, o consumo de refrigerante é reduzido, uma vez que apenas precisa de ser adicionado como resultado de uma fuga ou do processo normal de evaporação.
• Melhoria do produto final
A utilização de água de ótima qualidade não só influencia o nível de manutenção das máquinas ou o prolongamento da sua vida útil, mas também o resultado final do vidro tratado.
A utilização de água filtrada no processo de tratamento do vidro permite obter um produto final limpo: um vidro transparente e livre de resíduos de pó de vidro.
novoperfil.pt
Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício