Vekaplast: SoftLine
Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Policarbonato: liberdade de criação e design

22/05/2023
O policarbonato é um termoplástico de engenharia único que combina um elevado nível de propriedades mecânicas, óticas e térmicas. Quando extrudido sob a forma de placas, as suas propriedades óticas e de impacto fazem deste material um forte candidato para uma vasta gama de aplicações de revestimentos translúcidos, em cobertura ou fachada.
Mercado de Leiria, obra do arquiteto Miguel Mastbaum Aresta Branco, da Architect studio: MrKc Market Consulting Lda...

Mercado de Leiria, obra do arquiteto Miguel Mastbaum Aresta Branco, da Architect studio: MrKc Market Consulting Lda., com aplicação de Lexan Thermoclick, da Sabic (Foto: Sabic)

As placas de policarbonato distinguem-se pelas suas características de elevada transmissão de luz, leveza (comparativamente com o vidro), resistência ao impacto (inquebrável), resistência aos raios UV e à intempérie, isolamento térmico (placas alveolares), bom comportamento ao fogo (auto-extinguível, classe B-s1, d0) e curvatura a frio no ato da instalação.

Estas características têm sido valorizadas para uso em aplicações onde se pretende usufruir de iluminação natural, o que faz como que estes materiais sejam utilizados numa ampla gama de aplicações, desde coberturas parciais, integrais e revestimentos de fachada, a aplicações em habitações residenciais, edifícios industriais e até aos recintos desportivos, como as grandes coberturas de estádios, etc.

O policarbonato em placas está disponível na forma de placas alveolares, constituídas por duas ou mais paredes com estrutura interna alveolar; placas compactas (transparentes como vidro); placas trapezoidais ou onduladas; e filme de policarbonato (espessuras inferiores a 1mm).

Soluções Lexan

A AGI deu os primeiros passos no setor dos materiais de construção em 1990, com a distribuição de placas em policarbonato da marca Lexan, nomeadamente, da gama Lexan Thermoclear 2UV, composta por placas alveolares com tecnologia especifica de proteção UV nos dois lados, que, segundo a empresa, garantem uma proteção cerca de três a cinco vezes mais eficiente do que outras marcas.

Entre os exemplos mais visíveis de aplicação desta marca, destaque para as coberturas de seis dos estádios de futebol utilizados no decorrer do Euro 2004, entre eles, o Estádio do Dragão, com 33 mil m2, o Estádio da Luz, com 14 mil m2, e o Estádio José Alvalade com 9 mil m2. A marca Lexan Thermoclear 2UV foi escolhida pela qualidade e garantia de produto, assim como pelo histórico de inúmeras aplicações similares de grande volume realizadas a nível mundial.

A geometria de encaixe entre painéis sem perfilaria vertical de união da gama Thermoclick permite realizar revestimentos contínuos translúcidos (Foto...

A geometria de encaixe entre painéis sem perfilaria vertical de união da gama Thermoclick permite realizar revestimentos contínuos translúcidos (Foto: Sabic)

Além desta, a AGI comercializa as seguintes gamas da Lexan:

  • Lexan Thermoclick. Este sistema de encaixe macho-fêmea para fachadas verticais translúcidas (ou coberturas) foi desenvolvido para aplicações verticais de fachadas. A sua geometria especifica de encaixe entre painéis sem perfilaria vertical de união permite realizar revestimentos contínuos translúcidos.
  • Painéis de cobertura com abas. ‘Termo-painel’ alveolar 30mm com abas laterais para sobreposição em painel metálico sandwich p/ coberturas. A AGI foi pioneira na introdução no mercado deste produto no ano 2000, com a marca Lexan Thermopanel, sendo atualmente a solução comummente utilizada para áreas de luz em coberturas industriais.
  • Lexan Exell D. Placas de policarbonato compacto, com proteção UV dos dois lados, qualidade ótica, transparentes como o vidro. A leveza, a elevada segurança contra impacto (inquebráveis) e versatilidade de utilização plana ou curva, ou em formas complexas por termoformagem, fazem com que este produto seja escolhido para aplicações arquitetónicas em que a transparência e a resistência contra impacto (ex: entrada forçada em edifícios) são elementos decisórios. O policarbonato compacto é também utilizado em aplicações industriais de elevada segurança, tais como proteções de utilizadores de equipamentos industriais, ou por exemplo escudos antimotim da polícia de choque.
  • Lexan Cliniwall. Placa compacta de policarbonato colorido em massa, utilizado para revestimentos de parede interiores. Com elevada resistência ao impacto, facilidade de limpeza e higienização, associada a uma simplicidade de instalação por colagem diretamente sobre paredes regularizadas, fazem deste produto a solução ideal de revestimentos ou proteção de paredes em hospitais, clínicas, lares de idosos, cantinas, instalações de indústria alimentar, ginásios, etc.

Algumas destas marcas – Thermoclear 2UV, Thermoclick, e Thermopanel - tornaram-se numa referência pela sua qualidade e histórico de obras, mas atualmente são confundidas com os tipos de produto que representam, inclusive produtos de outros fabricantes com características de menor prestação de proteção UV, ou de resistência mecânica.

A versatilidade do policarbonato no âmbito da construção permite liberdade de criação e design de projetos com aplicações planas, curvas, ou mesmo por personalização em formas mais complexas pelo uso de peças termoformadas.

Soluções de controle solar, quer por diminuição de transmissão de luz ou por incorporação de aditivos que bloqueiam os infravermelhos sem comprometer a transmissão de luz, são possíveis sob encomenda, assim como a produção de cores mediante quantidades mínimas por produto.

Além da gama de produtos Lexan, a AGI distribui soluções complementares em placas e painéis de policarbonato de fabricantes como a Brett Martin, Rodeca e Palram.

Fora do âmbito da construção, a AGI distribui também o policarbonato em filme (espessura inferior a 1mm) Lexan Film, disponível em várias espessuras e texturas, para uso em indústria, displays de equipamentos ou eletrodomésticos, para a indústria automóvel, eletrónica, e até no fabrico de cartões de identificação pessoal.

Cliniwall, Exell, Lexan, Thermoclear, Thermoclick e Thermopanel são marcas registadas, da Sabic.

REVISTAS

A-OK Motors®Siga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Indalsu, S.L.

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    24/04/2024

  • Newsletter NovoPerfil PT

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial