A AGC Glass Europe assinou um contrato de compra de energia com a Luminus para o fornecimento de 67 GWh de eletricidade verde, o que vai tornar o seu processo de produção, localizado na Bélgica, ainda mais sustentável.
Este contrato estende a cooperação de longo prazo entre as duas empresas. A Luminus já construiu uma turbina eólica na fábrica da AGC, em Seneffe, e as duas empresas também pretendem construir uma turbina eólica nas unidades de produção de Mol e Zeebrugge.
Este contrato de longo prazo irá ajudar o roteiro da AGC Glass Europe em direção à neutralidade de carbono. Ao aumentar a participação de energia renovável no consumo total de energia das suas instalações de produção localizadas na Bélgica, a AGC, líder mundial em vidro plano, faz um esforço extra para tornar a produção de vidro para construção e outros setores ainda mais sustentável.
Graças à eletricidade renovável a ser comprada no CPPA com Luminus, as emissões de CO2 das fábricas belgas serão reduzidas em aproximadamente 13 mil toneladas por ano.
A AGC conta também com eletricidade verde produzida localmente, nos seus locais de produção. Para este fim, a Luminus já construiu uma turbina eólica no site da AGC em Seneffe em 2021. Esta turbina eólica, a primeira no mundo para o produtor de vidro, também fazia parte da política da AGC Glass Europe para alcançar a neutralidade do carbono. Evita a emissão de 1.350 toneladas de CO2 por ano.
A Luminus e a AGC pretendem construir uma turbina eólica nas fábricas da AGC em Mol e Zeebrugge, o que deverá poupar mais 4 mil toneladas de CO2.
Davide Cappellino, presidente da AGC Architectural Glass Europa e Américas revela que "estamos a dar outro grande passo em direção à neutralidade climática. Junto com nosso parceiro Luminus, estamos a adotar uma abordagem holística para usar o máximo possível de eletricidade renovável, como parte do caminho da AGC para a produção de vidro de baixo carbono".
novoperfil.pt
Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício