A importância da estanquidade na instalação de janelas eficientes
Rui Salgueiro Alves
Sales & Technical Director da Soudal e participante do Gabinete Técnico da ANFAJE
26/07/2023
Nos últimos anos, o mercado das janelas eficientes evoluiu de forma considerável. O aparecimento de novas soluções técnicas e arquitetónicas visam não só obter resultados mais eficientes do ponto de vista térmico e acústico, mas também ir ao encontro do crescente grau de exigência que o mercado impõe. Adicionalmente – e de forma muito positiva – os detentores de sistemas e fabricantes de janelas assumem-se cada vez mais como a força motriz para a mudança, no sentido de aumentar ainda mais a eficiência das janelas. É neste ambiente de concorrência saudável que a atenção ao detalhe tem cada vez mais importância na qualidade do resultado final.
A instalação da janela de forma eficiente é um dos fatores de sucesso importantíssimo, tornando-se necessária uma abordagem mais abrangente que não considere apenas a janela propriamente dita, mas também a sua área envolvente, com o sistema de instalação incluído. Não basta desenvolver sistemas e fabricar janelas estanques, é necessário que a sua instalação também o seja. Caso contrário, o cliente final manifestará a sua insatisfação com o excesso de ruído, frestas e correntes de ar, desenvolvimento de condensações e fungos pelo lado interior, tintas e estuque descascados ou deteriorados, entre outras consequências.
Em Portugal, têm sido introduzidas progressivamente novas técnicas de instalação que incorporam produtos e sistemas que acompanham e aumentam o valor acrescentado de uma janela eficiente. Nestes novos sistemas é dada particular importância à estanquidade na ligação janela-parede pois é normalmente aqui que surgem os problemas associados às reclamações. Nesse sentido, as membranas de estanquidade líquidas vêm contribuir para a melhoria dos resultados de estanquidade, sendo de destacar:
- As membranas líquidas para interior com propriedades específicas de estanquidade ao ar e ao vapor de água;
- As membranas líquidas para exterior com propriedades específicas de estanquidade ao ar e à água, mas com permeabilidade ao vapor de água.
Estas membranas, conjugadas com fitas de espuma preformadas e/ou espumas de PU flexíveis, colocadas no centro da ligação janela-parede e com selantes de acabamento adequados, contribuem para a máxima estanquidade e durabilidade da ligação.
Em resumo, as soluções existem e estão disponíveis no mercado português. Saber onde, o quê e como aplicá-las faz parte de um processo de adaptação e aprendizagem contínuos por parte de todos envolvidos: projetistas, detentores de sistemas, fabricantes e instaladores de janelas e fornecedores das soluções de estanquidade.
Exemplo de um sistema de instalação com membranas de estanquidade líquidas