Lisboa é uma das 12 semifinalistas dos iCapital Awards, podendo ser selecionada como a Capital Europeia da Inovação de 2023. Já a Associação Sem Fins Lucrativos Just a Change, que reconstrói casas de pessoas carenciadas, é uma das 15 finalistas do Concurso Europeu de Inovação Social.
Entre as semifinalistas da 9ª edição dos Prémios Capital Europeia da Inovação (iCapital Awards) 2023, estão, além de Lisboa, 11 cidades de nove países. A iniciativa, apoiada pelo Conselho Europeu de Inovação (CEI) no âmbito do programa Horizonte Europa, reconhece o papel que as cidades desempenham na formação do ecossistema de inovação local e na promoção da inovação revolucionária. Em Portugal, é promovida pela Agência Nacional de Inovação (ANI), no âmbito da Rede PERIN.
Candidatas a tornarem-se Capital Europeia da Inovação de 2023 estão ainda Başakşehir e Istambul (Turquia), Kiev e Lviv (Ucrânia) e Varsóvia (Polónia). Por sua vez, Bruges (Bélgica), Cork (Irlanda), Leiden (Países Baixos), Linköping (Suécia), Linz (Áustria) e Padova (Itália) são as semifinalistas e tornarem-se Cidade Europeia Inovadora em Ascensão.
As vencedoras serão anunciadas na cerimónia de entrega de prémios em Marselha, França, a cidade vencedora do iCapital 2022 (Métropole Aix-Marseille-Provence).
O Concurso Europeu de Inovação Social apurou como finalista a associação portuguesa sem fins lucrativos Just a Change, que tem como missão reconstruir casas de pessoas carenciadas. Esta competição visa estimular o potencial da inovação social para fornecer soluções para os desafios da sociedade e promover o crescimento sustentável e inclusivo na Europa.
Entre os 15 finalistas estão projetos de mais oito países (Bélgica, Croácia, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, França, Grécia e Itália). No início de novembro serão apresentados os três vencedores.
novoperfil.pt
Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício