O maior evento nacional dedicado ao tema da construção e reabilitação Passive House e NZEB acontece dias 24 e 25 de Outubro, no Centro de Congressos de Aveiro. Trata-se da 11ª Conferência Passivhaus Portugal, que reúne mais de quarenta marcas expositoras, quatro salas simultâneas de workshops, uma sala exclusivamente dedicada à apresentação de projetos Passive House, e um dia inteiro de conferência para aprender, debater e conhecer o que de mais inovador se está a fazer em matéria de ensino, projetos e certificação Passive House.
A Passivhaus Portugal é a entidade que representa o setor em Portugal e está filiada na International Passive House Association. Esta será a 11ª edição da Conferência Passivhaus Portugal, que a cada ano cresce em número de membros e participantes. À semelhança dos outros anos, o evento tem entrada gratuita mediante inscrição prévia. O programa para este ano já é conhecido e deixa antever dois dias muito práticos e ricos em conhecimento e partilhas.
A 24 de Outubro um conjunto de workshops práticos e de apresentações de projetos marcam a jornada. Os parceiros Passivhaus estarão agrupados de forma a que cada workshop toque as várias áreas de uma construção ou reabilitação: envolvente opaca, estanquidade ao ar, janelas e sombreamento, ventilação com RC, eficiência hídrica e sistemas de aquecimento e arrefecimento. Estarão ainda a decorrer, em dois horários distintos, demonstrações de execução do blower door test.
A par dos workshops das marcas, uma das salas será exclusivamente dedicada à apresentação de projetos Passive House, pelos próprios Certified Passive House Designers. O final do primeiro dia de evento encerra com um cocktail exclusivo para as marcas parceiras da Passivhaus Portugal.
O dia 25 de Outubro será para aprender e debater, com o espaço do Grande Auditório a receber oradores e participantes. Para a parte da manhã está reservada a sessão de abertura, onde se dará a conhecer o novo método de Certificação Passive House (em 2024), o estado do projeto pioneiro Passive House Center e outras novidades. De seguida a professora Ana Rute Costa, diretora da licenciatura em arquitetura da Universidade de Lancaster (Reino Unido), demonstrará como a Passive House é parte integrante do currículo dos estudantes de arquitetura, com um painel de debate, com outros professores, sobre como estas abordagens podem ser aplicadas no ensino em Portugal.
A tarde fica reservada aos projetos Passive House. A arquiteta e Passive House Designer Tânia Martins, da Homestories, desenvolveu o projeto de reabilitação da casa da atriz Ana Varela, e ambas estarão presentes na apresentação do projeto, num painel que terá ainda espaço de diálogo com outros donos de obra e moradores sobre os desafios da obra e a vivência duma Passive House. A última sessão está reservada aos projetos de edifícios não residenciais: a reabilitação de uma residência universitária, a construção de uma esquadra de polícia e a construção dum edifício administrativo.
Paralelamente, e durante os dois dias, a exposição de mais de quarenta marcas parceiras Passive House estará a decorrer nos dois pisos do Centro de Congressos de Aveiro.
O programa em detalhe já se encontra disponível no site da Passivhaus Portugal, em passivhaus.pt. A 11ª Conferência Passivhaus Portugal é de entrada gratuita, com vagas limitadas e inscrição obrigatória aqui.
novoperfil.pt
Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício