Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício
As principais medidas para o desenho de edifícios mais eficientes

Como a tecnologia BIM está a revolucionar a arquitetura e a construção: um olhar prático

04/12/2023

Perante um universo de opções, a Vicaima, uma das empresas pioneiras no lançamento de objetos BIM para portas de interior, partilha as principais orientações práticas para a implementação eficaz desta tecnologia num projeto de construção.

Num mundo da arquitetura e construção guiado pela constante criatividade, reinvenção de normas e primazia pela sustentabilidade, impera uma questão: qual será o impacto da transformação digital na forma como se desenharão casas e edifícios no futuro? Face à ameaça da substituição do trabalho humano por forças automatizadas, estes setores ditam, hoje, a relevância da complementaridade entre a capacidade tecnológica e humana.

Imagen

Entre inúmeras potencialidades, a metodologia BIM (Building Information Modelling) surge como uma das ferramentas com maior capacidade de desenvolvimento dos procedimentos diários dos profissionais, com um enorme potencial no que toca ao aumento da eficácia do planeamento e execução dos projetos.

Segundo a BIMobject, a plataforma com o maior conteúdo de BIM do mundo, o número de profissionais a aderir a este programa triplicou entre 2017 e 2021, contando com mais de 3,5 milhões de utilizadores em 2022. Os utilizadores desta ferramenta crescem a passos largos face a uma transformação digital inovadora, que aporta às empresas uma vantagem competitiva que potencia novas oportunidades de negócio, mas subsistem desafios na utilização diária da metodologia.

Perante um universo de opções, a Vicaima, uma das empresas pioneiras no lançamento de objetos BIM para portas de interior, partilha as principais orientações práticas para a implementação eficaz desta tecnologia num projeto de construção.

  • Utilizar a tecnologia BIM, de forma consistente, ao longo de todo o projeto

A utilização harmonizada da tecnologia BIM, seja entre a fase de projeção, construção ou operação e manutenção, assim como entre os vários intervenientes de cada projeto, é um dos fatores chave para garantir o sucesso da aplicação desta ferramenta. Desde o nascimento de um empreendimento e durante todo o seu ciclo de vida, tirar partido do BIM pode tornar-se ainda mais valioso quando efetuado de forma coerente em cada etapa, reunindo informação vital.

A Vicaima reconhece esta importância e otimiza o fluxo de trabalho dos profissionais, permitindo a visualização 3D dos seus produtos bem como a gestão da sua informação técnica. As soluções Vicaima Wardrobe em BIM estão disponíveis em diferentes opções de configuração, englobando todos os roupeiros com portas de abrir da sua Linha Advanced, bem como a sua extensa gama de soluções Portaro disponíveis com várias opções de performances, modelos e revestimentos.

  • Unificar as potencialidades das ferramentas tecnológicas e tradicionais

No quotidiano, trabalhar com BIM implica disponibilizar todos os componentes de um edifício em formato digital. Este processo só alcançará os resultados desejados se a gestão e execução de uma obra incorporarem tanto as ferramentas virtuais quanto as tradicionais. A verdadeira integração destes dois universos traduz-se em levar as vantagens do digital para o campo prático. Assim, todos os intervenientes de um projeto, independentemente da sua origem, conseguem comunicar numa linguagem unificada, potenciada pelo BIM.

  • Conhecer e cumprir os princípios BIM

A gestão de um projeto com recurso ao BIM, para além de ser assegurada por uma entidade independente, deve estar alinhada com os padrões ISO. Estas normas internacionais garantem a adesão aos mais elevados padrões de qualidade e segurança.

Ao basear-se no profundo conhecimento e na observância rigorosa dos princípios essenciais do BIM, os profissionais têm acesso contínuo e atualizado a ferramentas como a modelação 3D, cálculos energéticos, controlo de despesas e certificações, entre outras competências.

O processo de digitalização nos setores da arquitetura e construção está a ser revolucionado pela tecnologia BIM. Muitos profissionais concordam que esta está a mudar radicalmente a forma como os edifícios são concebidos e construídos. A adesão estrita a estes princípios é fundamental para minimizar erros, garantindo uma execução mais eficiente, reduzindo o risco de atrasos e evitando custos adicionais.

O BIM está a dinamizar a indústria da construção, possibilitando a conceção de edifícios mais sustentáveis, confortáveis e eficazes. Ao abraçar esta abordagem, estamos a caminhar para um futuro onde a tecnologia e a inovação humana se unem para criar ambientes que melhoram a qualidade de vida.

Os interessados em aplicar os produtos Vicaima nos seus projetos BIM podem fazer download no formulário disponível em https://www.vicaima.com/pt/bim-library

REVISTAS

Fenstertbau ( 19 - 22 marzo 2024)Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nosZest - Marketing e Eventos

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    21/02/2024

  • Newsletter NovoPerfil PT

    14/02/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial