Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Eficiência e circularidade dos materiais de construção

ADENE – Agência para a Energia

04/12/2023

O CLASSE+ pretende ir além da eficiência energética, abordando conceitos de circularidade e sustentabilidade ambiental dos materiais

Circularidade é um termo imperativo quando pretendemos construir estruturas resilientes e adaptáveis às alterações climáticas. São várias as práticas a considerar, sendo que na fase de projeto de um novo edifício ou na reabilitação os materiais devem ser cuidadosamente selecionados, por forma a garantir a sua máxima duração, reutilização e recuperação.
Imagen

O setor da construção é responsável por uma parcela considerável dos impactos ambientais que afetam o nosso planeta. Os edifícios, em particular, desempenham um papel significativo nas emissões globais de carbono, no consumo de recursos e na produção de resíduos. Estima-se que são responsáveis por cerca de 40% do consumo de energia global e 25% das emissões de gases de efeito estufa. No entanto, existem esforços para adotar práticas mais sustentáveis desde as fases iniciais de projeto e reabilitação, permitindo assim desbravar caminho na direção da sustentabilidade.

Circularidade é um termo imperativo quando pretendemos construir estruturas resilientes e adaptáveis às alterações climáticas. A circularidade, neste contexto, refere-se à ideia de criar edifícios que sejam parte de um ciclo contínuo de recursos, minimizando o desperdício e maximizando a eficiência energética, hídrica e de uso de materiais. São várias as práticas a considerar, sendo que na fase de projeto de um novo edifício ou na reabilitação os materiais devem ser cuidadosamente selecionados, por forma a garantir a sua máxima duração, reutilização e recuperação.

Nesse âmbito, a ADENE disponibiliza vários instrumentos para apoio neste percurso, começando pela etiqueta CLASSE+, que promove a escolha informada de produtos para a envolvente dos edifícios, classificando a eficiência energética das janelas numa escala de F (menos eficiente) a A+ (mais eficiente). A etiqueta CLASSE+ Janelas existe desde 2017 e prepara-se para crescer.

 

A evolução da atual etiqueta visa incorporar parâmetros de sustentabilidade para apoiar os projetistas e os consumidores na tomada de decisões, ainda mais alinhadas com práticas sustentáveis. Ao fornecer informações provenientes dos aderentes, empresas comprometidas com a eficiência, o CLASSE+ pretende no futuro ir além da eficiência energética, abordando conceitos de circularidade e sustentabilidade ambiental dos materiais.

 

Em última análise, recai sobre nós a responsabilidade de contribuir para a sustentabilidade global e a eficiência dos recursos na indústria da construção, promovendo uma abordagem consciente e orientada para o futuro, em todas as fases do ciclo de vida dos edifícios e dos seus materiais.

foto

REVISTAS

Zest - Marketing e EventosSiga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Fenstertbau ( 19 - 22 marzo 2024)

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    21/02/2024

  • Newsletter NovoPerfil PT

    14/02/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial