Primeira edição do Congresso Internacional de Janelas, Fachadas e Proteção Solar realiza-se com sucesso
Após meses de preparação, o 1° Congresso Internacional de Janelas, Fachadas e Proteção Solar realizou-se nos dias 23 e 24 de novembro, com uma participação que superou as expetativas iniciais. O programa completo de apresentações e mesas redondas e a oportunidade de trocar experiências e conhecimentos e de estabelecer relações comerciais foram motivos mais do que suficientes para que mais de trezentos congressistas nacionais e internacionais, profissionais de diferentes áreas das janelas, fachadas e proteção solar, se reunissem no Hotel NH Madrid Ventas, naquele que será, muito provavelmente, um novo e incontornável evento no calendário do setor.
O congresso começou com um discurso de Miguel Robles, presidente da Asefave, que expressou a sua alegria e satisfação pela boa receção do congresso entre o setor, uma ideia que, segundo ele, começou a tomar forma “há vinte anos”.
Por sua vez, Pablo Martín, diretor da associação, apresentou um estudo de mercado realizado pela Asefave sobre o setor das janelas e da proteção solar. Em termos gerais, o setor está a seguir uma trajetória de crescimento moderado, com um saldo positivo entre exportações e importações.
Miguel Robles, presidente da Asefave.
Ao longo dos dois dias que constituíram esta primeira edição do congresso, houve sessões alternadas de apresentações e mesas redondas, que abordaram todas as questões e desafios que o sector do recinto enfrenta, tais como digitalização, circularidade, sustentabilidade, fabrico, formação, reabilitação, execução e industrialização, entre outros.
As apresentações foram estruturadas em quatro grandes áreas temáticas: Fabricantes, Produto - Exposição de casos reais, Instalação e execução e Formação. Já as mesas redondas tiveram os seguintes títulos:
“A digitalização presente no setor”.
“A nova fronteira: a circularidade do produto".
“O setor face à emergência dos ofícios".
“Visões para um novo paradigma na execução de obras".
Uma menção especial deve ser feita à apresentação da edição de 2024 da Veteco, a feira de janelas, vidro e proteção solar, que se realizará de 5 a 8 de novembro do próximo ano na Ifema, em Madrid. Esta apresentação esteve a cargo de Alberto Leal, diretor do salão, que explicou que a novidade do evento é que a partir de 2024 será realizado no âmbito da Semana Internacional da Construção, que também acolherá a Construtec, Piscimad e Smart Doors.
Alberto Leal, diretor da Veteco, durante a apresentação da edição de 2024 do evento.
No âmbito do jantar de gala do congresso, realizado na noite do dia 23, foram entregues os Prémios Asefave, com o objetivo de promover o reconhecimento social das empresas do setor cerâmico espanhol. As empresas que receberam esta distinção foram:
Arup, pela implementação da igualdade.
Hermet10, pela inclusão de pessoas com deficiência no local de trabalho.
Cosentino, pelo seu desenvolvimento internacional.
No âmbito do jantar de gala, foram entregues os Prémios Asefave às empresas Arup, Hermet10 e Cosentino.
Como referido, o balanço desta primeira edição do 1º Congresso de Janelas, Fachadas e Proteção Solar, tanto por parte da Asefave como por parte dos oradores e participantes, foi muito positivo, como salienta Pablo Martín, diretor da associação: "Na Asefave entendemos a necessidade de um fórum setorial que reunisse todas as partes envolvidas para avançar em conjunto e promover a nossa atividade. Estamos muito satisfeitos com o resultado deste primeiro congresso e com a receção que teve entre os nossos associados e outras empresas, especialistas e instituições. A lotação esgotada confirmou o interesse e a vontade de agir que existe no nosso setor. Esperamos fazer deste encontro um evento bienal e um ponto de referência para todos os intervenientes no sector das janelas, fachadas leves, fachadas ventiladas, sistemas de proteção solar e seus componentes", acrescenta.
O diretor da Asefave destaca ainda o valor das ações do setor para responder às necessidades atuais dos novos projetos de construção e renovação, apostando sobretudo no conforto e na sustentabilidade: "assistimos a uma procura cada vez maior de soluções que proporcionem conforto e eficiência nas habitações e edifícios. Como setor, temos diante de nós uma grande oportunidade para tornar realidade a transformação do parque imobiliário espanhol, de acordo com os objetivos e metas estabelecidos também pelas instituições europeias. A Asefave quer reconhecer as boas práticas e os esforços das empresas do setor da envolvente dos edifícios e promover um roteiro eficaz em conjunto com os decisores. Este congresso é um novo ponto de partida", afirma Pablo Martín.
Pablo Martín, diretor da Asefave.
Na cerimónia de encerramento, Miguel Robles, presidente da Asefave, manifestou a sua satisfação pelo êxito desta primeira edição do Congresso Internacional de Janelas e Proteção Solar, agradecendo a presença dos participantes, o papel dos patrocinadores e o apoio da direção da associação. Agradeceu também ao Grupo Interempresas, pelo seu papel na organização, e à Fakoy, pelo seu papel no secretariado técnico, personalizando este reconhecimento nas figuras de Xavier Bohigas e José Henríquez, respetivamente.
Por fim, Miguel Robles convidou todos os participantes e assistentes para a segunda edição do congresso em 2025.
Patrocinadores e apoio institucional
O encontro contou com o apoio dos seguintes patrocinadores:
Premium: AGC Flat Glass Iberica, Alugom, Alumarte, CVL, Giesse-Tyman International, Grupo Alumán, Grupo Consentino, Hermet 10, Persycom, Procomsa, Quilosa - Selena Iberia, Strugal e Vidresif.
Clássic: Deceuninck, Fischer Ibérica, Iso-Chemie, Orgadata, Penosil - Wolf Group Ibérico, Saint-Gobain, Sika e Soudal.
Basic: Axalta, Centro Alum, Ensatec, Indalsu, Persax, Riventi Fachadas Estructurales e Tecnalia.
Do ponto de vista institucional, o congresso contou com o apoio do Fórum Ibero-Americano de Janelas, Portas e Fachadas, do Ministério dos Transportes, Mobilidade e Agenda Urbana espanhol, da UNE e da Veteco.
novoperfil.pt
Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício