Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Janelas eficientes e sustentáveis em destaque no 1º Congresso da Asefave

Gabriela Costa05/12/2023

A ADENE - Agência para a Energia foi uma das organizações portuguesas que marcaram presença no Congresso Internacional de Janelas, Fachadas e Proteção Solar, recentemente realizado em Madrid. A Novoperfil acompanhou o evento e conversou com a ADENE, para quem “existe um grande potencial para melhorar a eficiência energética dos edifícios” através de “janelas mais eficientes e com materiais sustentáveis”.

Imagen

No evento da Asefave – Associação Espanhola de Fabricantes de Fachadas Ligeiras e Janelas, que esgotou a sua lotação no Hotel NH Madrid Ventas, a tarde do primeiro dia foi preenchida com várias apresentações e mesas redondas. Entre elas, o painel “Impact of CLASSE+ window labelling scheme in Portugal’s building renovation”, a cargo de Bruna Morais, técnica da iniciativa CLASSE+ da ADENE, analisou o impacto do sistema de etiquetagem de janelas CLASSE+ na renovação de edifícios em Portugal.

Defendendo que as janelas desempenham um papel crucial na eficiência energética das habitações, a especialista apresentou uma série de dados que demonstraram que “as pessoas estão mais dispostas a investir na substituição de janelas do que em qualquer outra forma de intervenção na envolvente do edifício, a fim de aumentar o seu conforto interior”.

À margem do evento, Bruna Morais explicou à Novoperfil que “atualmente, todos os edifícios novos devem ter um consumo de energia quase nulo, também conhecido como nZEB”. Ora, para serem nZEB, os edifícios devem cumprir alguns requisitos, “como a energia total primária do edifício provir de fontes de energia renováveis”.

Mas a verdade é que “90% do parque edificado português ainda se encontra abaixo deste padrão nZEB, sem contar com a elevada taxa de janelas de vidro simples”, existente “em mais de 50% do parque edificado”, sublinha a técnica da ADENE. Nesta ordem de ideias, “é importante recordar que existe um grande potencial para melhorar a eficiência energética dos edifícios a nível da substituição de janelas simples por janelas mais eficientes e com materiais mais sustentáveis”, conclui.

A etiqueta CLASSE+ é repetidamente mencionada como uma norma para o acesso aos incentivos para a renovação de edifícios

Na sua intervenção Bruna Morais apresentou o sistema de etiquetagem voluntário denominado CLASSE+ - Product Energy Labelling Scheme (www.classemais.pt), criado pela ADENE. O CLASSE+ serve para informar os consumidores sobre o desempenho energético das janelas, promovendo uma seleção de produtos que respeita o ambiente.

Além disso, esta etiqueta é "repetidamente mencionada como uma norma" para o acesso aos incentivos para a renovação de edifícios e está alinhada com as metas e objetivos definidos nos programas nacionais e europeus, incluindo a Estratégia de Longo Prazo para a Renovação dos Edifícios (ELPRE), o Plano Nacional de Energia e Clima 2021-2030 (PNEC), o Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050 (RNC), a Diretiva Desempenho Energético dos Edifícios (EPBD) e o REPowerEU.

Imagen

De referir que o 1º Congresso Internacional de Janelas, Fachadas e Proteção Solar foi organizado com o apoio do Grupo Interempresas, que detém a revista Novoperfil, através da Induglobal, e da agência Fakoy (também do Grupo), que assegurou o secretariado técnico do evento.

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nosFenstertbau ( 19 - 22 marzo 2024)Zest - Marketing e Eventos

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    21/02/2024

  • Newsletter NovoPerfil PT

    14/02/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial