Vekaplast: SoftLine
Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Tendências de mercado de trabalho para 2024

27/12/2023
A Michael Page revela quais as Inovações tecnológicas, novas funções e movimentações profissionais estão a transformar o mercado de trabalho e devem permanecer ainda mais fortes no próximo ano, com especial enfoque no setor da construção.
Imagen

A Michael Page apresentou o seu último estudo anual sobre as principais tendências do mercado de trabalho para 2024 para quadros executivos em empresas de grande dimensão. Segundo o estudo, nos vários setores, é percetível a importância da digitalização, da flexibilidade e novos modelos de trabalho, a par do aumento da profissionalização e surgimento de novas funções, mantendo-se a disputa pelo talento em áreas distintas como IT e Tax & Legal. Em termos salariais, os indicadores de mercado no contexto da atual conjuntura económica, não preveem para o próximo ano grandes oscilações relativamente a 2023 na maioria dos setores.

Construção:

O ano de 2023 foi extremamente dinâmico nos setores da construção e imobiliário, com vários projetos a passarem para fase de execução e observando-se um aumento nos salários. A entrada em Portugal de novos players de mercado que continuam a investir no setor imobiliário, impulsionou também o setor. Este dinamismo no mercado tem acentuado de forma muito significativa a falta de recursos humanos, principalmente nas funções ligadas a obra, com elevada procura em funções como Diretores de Obra, Encarregados, Orçamentistas e Preparadores de Obra. Num futuro próximo terá de se repensar este setor, na medida em que começa a ficar muito difícil para as empresas terem no mercado mão de obra disponível para os seus projetos.

A remuneração para 2024 pode incluir desde o valor máximo de 110 mil euros para a função de diretor geral a 3.200 euros como base para um engenheiro fiscal.

Engineering & Manufacturing:

Em termos globais foi um ano positivo, embora o setor industrial tenha passado por diferentes fases durante o ano de 2023, desde um início auspicioso até uma certa retração no último trimestre, devido ao aumento das matérias-primas. Indústrias core como a automóvel e alimentar, foram condicionadas pelos efeitos da guerra na Ucrânia, que trouxe um aumento exponencial de custos para as empresas, principalmente a nível energético, e com impacto nas políticas salariais e de recursos humanos das empresas. Para os próximos meses, prevê-se que se mantenha o equilíbrio no mercado de trabalho e nas oportunidades de emprego.

Entre as funções mais recrutadas, destacam-se os Plant Managers, Diretor Industrial, Responsável de Manutenção, Diretor de Compras, Responsável de Produção, Responsável de Qualidade, Ambiente e Segurança e perfis de Engenharia.

A par do salário e estabilidade contratual, os candidatos procuram benefícios como flexibilidade, e preferência para o trabalho remoto. A nível técnico, observa-se maior interesse por projetos de dimensão internacional e preferência por ambientes otimizados e automatizados, assentes nos novos conceitos de “fábrica limpa”, indústria 4.0 e LEAN Manufacturing. A acompanhar esta tendência, observa-se uma procura nos perfis relacionados com Energia & Renováveis, como por exemplo, Project Manager (Solar, Eólico e Hidrogénio), Site Manager, Construction Manager, Maintainance Engineer ou Structural Engineer, entre outras funções. Nesta área, os valores do CEO podem variar entre os 120 mil a 210 mil euros, tanto em Lisboa como no Porto. Logo abaixo, situa-se o COO que pode auferir entre 100 mil a 150 mil na mesma região, ambas como os valores máximos da tabela salarial das várias funções desta área.

Os níveis salariais em áreas técnicas de engenharia têm vindo a crescer nos últimos anos, com aumentos de 20% nos últimos dois anos em áreas como a automação e robótica, gestão de projetos, manutenção, engenharia de campo e logística. Como indicação, na indústria, na zona de Lisboa, um diretor geral pode auferir entre 110 a 170 mil euros, e um diretor de operações até 92 mil euros.

Nota: Valores de faturação e/ou crescimento correspondentes a 2023 ao período compreendido entre janeiro e outubro, na área da Grande Lisboa e Grande Porto. O estudo de remuneração apresentado foi realizado graças ao conhecimento do mercado e à constante relação com clientes e candidatos. A informação contida neste estudo é o resultado de uma análise empírica de três fontes de informação diferentes: base de dados, perfis de candidatos e clientes e publicação de anúncios na imprensa e na internet.

O estudo reflete as tendências do mercado de trabalho de quadros médios e superiores em grandes empresas e não a média geral do mercado português.

REVISTAS

Siga-nosA-OK Motors®Indalsu, S.L.Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    17/04/2024

  • Newsletter NovoPerfil PT

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial