Vekaplast: SoftLine
Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estarão presentes dois expositores de Portugal na Fensterbau Frontale, a Black Limited e a Abimota.

Entrevista a Helke Harreiss, diretora de Fensterbau Frontale

José Luis París

12/02/2024

Os 630 expositores da Fensterbau Frontale abrangem toda a cadeia de valor de janelas, portas e fachadas

Entre 19 e 22 de março, a MesseNürnberg, em Nuremberga, Alemanha, acolhe uma nova edição da Fensterbau Frontale, que regressa agora às suas datas tradicionais, em março, pela primeira vez em seis anos. Mais de 600 expositores apresentarão as suas novidades naquela que é considerada a feira mais importante do mundo do setor das janelas e fachadas. Recolhemos as impressões de Helke Harreiss, diretora da feira, sobre a edição de 2024.

A Fensterbau Frontale regressa às suas datas habituais no calendário de feiras após seis anos. Depois do último certame, no verão de 2022, quais são as suas impressões e expectativas para a edição atual?

O grande número de expositores de todo o mundo inscrito para esta edição mostrou-nos desde o início que será mais um grande certame e que não somos os únicos a aguardá-lo com expetativa. Todos os principais atores estão representados e muitos expositores decidiram participar pela primeira vez. Esperamos receber expositores de um total de 41 países. Isto significa que a Fensterbau Frontale será, mais uma vez, um evento muito internacional. Estarão presentes sete expositores de Espanha, entre os quais a Aluminios Cortizo e a Indupanel.

Helke Harreiss, directora de Fensterbau Frontale. Foto: NürnbergMesse
Helke Harreiss, directora de Fensterbau Frontale. Foto: NürnbergMesse.

Este ano, quantos expositores participam na Fensterbau Frontale e quais são os setores-chave que representam?

Participarão na Fensterbau Frontale 2024 cerca de 630 expositores, cobrindo toda a cadeia de valor das janelas, portas e fachadas. As seguintes áreas temáticas estarão representadas na feira: sistemas e perfis de construção, produtos semiacabados, materiais e meios de produção, elementos de construção e elementos pré-fabricados, sombreamento e ventilação, vidros e produtos de vidro, ferragens, tecnologia de fixação, sistemas de segurança, organização de escritórios, máquinas, sistemas e ferramentas, tecnologia operacional e equipamentos, bem como serviços, parcerias e investigação e desenvolvimento.

Quais são as novidades e os destaques que os visitantes podem esperar desta edição da Fensterbau Frontale?

Os stands dos expositores permitirão aos visitantes descobrir uma riqueza de novidades e tendências ao nível dos produtos. Mesmo antes da feira, a nossa base de dados de expositores e de produtos fornece informações sobre isso. Na categoria de produtos, também é possível encontrar novos produtos, aplicando os filtros adequados: www.frontale.de/exhibitors-products

O programa de atividades da Fensterbau Frontale tem também uma longa lista de destaques. Vários fóruns, áreas de exposição especiais e partilhadas, visitas guiadas e seminários dedicados a temas inovadores como a sustentabilidade, a instalação, a ventilação, a descarbonização, a proteção contra os extremos climatéricos, a construção industrializada e a renovação, a digitalização e a escassez de trabalhadores qualificados.

Todos os destaques do programa de apoio podem ser encontrados em: www.frontale.de/programme.

A Fensterbau Frontale realiza-se em Nuremberga, na Alemanha, de 19 a 22 de março. Foto: NürnbergMesse/Uwe Niklas
A Fensterbau Frontale realiza-se em Nuremberga, na Alemanha, de 19 a 22 de março. Foto: NürnbergMesse/Uwe Niklas.

Quais são as tendências mais importantes no setor das janelas e fachadas e como estarão representadas na Fensterbau Frontale?

Há quatro grandes tendências no setor das janelas e fachadas: sustentabilidade; reciclagem, renovação e reequipamento de edifícios existentes; digitalização; e recrutamento de trabalhadores qualificados.

Estes temas terão uma forte presença tanto nos stands como no programa paralelo. Exposições e fóruns especiais foram criados especificamente para estes tópicos, tornando a Fensterbau Frontale um excelente local para encontrar respostas para as questões-chave para o futuro do setor.

Como está a Fensterbau Frontale a adaptar-se aos desenvolvimentos tecnológicos e sustentáveis do setor?

A Fensterbau Frontale oferece aos expositores uma plataforma perfeita para apresentar os seus produtos, ideias e soluções tecnologicamente avançadas e sustentáveis. É aqui que os especialistas podem trocar ideias, encontrar novas inspirações para desenvolvimentos sustentáveis e partilhar conhecimentos valiosos.

A Fensterbau Frontale atrai visitantes e expositores de todo o mundo. Como tem evoluído a participação internacional nos últimos anos?

Desde a sua criação que a Fensterbau Frontale assume um carácter cada vez mais internacional. Atualmente, a participação internacional tanto dos expositores como dos visitantes aumenta de evento para evento. Não é por acaso que a Fensterbau Frontale é considerada a principal feira internacional do setor.

Na Fensterbau Frontale serão apresentadas importantes inovações em todas as áreas do setor das janelas e fachadas. Foto: NürnbergMesse/Thomas Geiger...
Na Fensterbau Frontale serão apresentadas importantes inovações em todas as áreas do setor das janelas e fachadas. Foto: NürnbergMesse/Thomas Geiger.

Qual é, desta vez, a participação dos expositores espanhóis e portugueses, houve alguma variação em relação às edições anteriores?

Desde 2018, a participação média de expositores espanhóis e portugueses na Fensterbau Frontale tem-se mantido constante. Este ano, registaram-se sete expositores espanhóis e dois portugueses.

Além da exposição de produtos, a Fensterbau Frontale tem habitualmente um programa intensivo de eventos paralelos, jornadas técnicas ou atividades especiais. Quais são os principais eventos da edição deste ano?

O programa deste ano será composto por uma grande variedade de fóruns, exposições especiais e áreas partilhadas, visitas guiadas, seminários e cerimónias de entrega de prémios. As atividades mais destacadas, conhecidas e populares de anos anteriores, serão complementados por alguns novos formatos.

No ‘Fórum Fensterbau Frontale’, os principais oradores darão palestras e realizarão debates práticos sobre temas como a sustentabilidade, a ventilação, a instalação e a construção e renovação industrializadas. O fórum ‘A Practical Guide To Digitisation’ oferecerá ideias valiosas para melhorar a organização, a rapidez e a segurança na produção, bem como o papel das redes sociais nas operações quotidianas.

Os temas da descarbonização e da proteção contra os extremos climáticos com janelas, portas e fachadas sustentáveis, bem como da reciclagem, terão um papel de destaque na feira especial ‘climate.safety.building’, organizada pelo ift Rosenheim e pela NürnbergMesse.

A Fensterbau Frontale contará com um extenso e interessante programa de eventos, fóruns e conferências técnicas. Foto: NürnbergMesse/Thomas Geiger...
A Fensterbau Frontale contará com um extenso e interessante programa de eventos, fóruns e conferências técnicas. Foto: NürnbergMesse/Thomas Geiger.

Há eventos de interesse para todos os visitantes e todos os grupos de interesse. Seja no 11º ‘Fórum Architecture-Window-Facade’ com o tema ‘re:buildable’ e nas correspondentes visitas guiadas para arquitetos, seja no MetallbauTREFF, na área especial ‘Focus on Interior Doors’ ou na série de palestras ‘Taste of windays’.

O extenso programa especializado é completado pelas cerimónias de entrega dos prémios ‘MeisterAward’ e ‘Window Manufacturer of the Year 2024’, o pavilhão ‘Young Innovators’, onde as start-ups podem demonstrar o seu poder de inovação, e o stand JobMatch em cooperação com a mehrmacher. Aqui, os visitantes poderão encontrar potenciais empregadores e receber ofertas de emprego personalizadas.

Quais são os desafios que a Fensterbau Frontale enfrenta e como é que a organização planeia enfrentá-los?

As perspetivas são muito positivas e não estamos a enfrentar nenhum desafio em particular. Estamos bem preparados para as previsões de expositores e de visitantes e estamos ansiosos por receber a indústria em Nuremberga.

Finalmente, como vê o futuro da feira e as suas oportunidades de crescimento?

Especialmente após a COVID-19, todos deram conta da importância da interação pessoal e da grande e insubstituível oportunidade que a Fensterbau Frontale representa nessa matéria. Não há dúvida de que o formato de feira veio para ficar. Podemos agora posicionar-nos com mais firmeza como uma plataforma industrial importante e preparada para o futuro, oferecendo a melhor orientação e interação entre especialistas de todo o mundo sobre temas da atualidade, como a sustentabilidade, a eficiência energética e a crescente procura de renovação devido às alterações demográficas.

REVISTAS

Indalsu, S.L.Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nosA-OK Motors®

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    17/04/2024

  • Newsletter NovoPerfil PT

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial