Departamento Técnico da RIOU.Vidresif
06/06/2024Na RIOU.Vidresif temos o lema corporativo “Beleza sem limites”, uma frase que reflete as infinitas possibilidades oferecidas pelo vidro devido às suas propriedades intrínsecas de transparência, que lhe permitem ser o “interlocutor privilegiado” entre o interior e o exterior, mas em todos os casos, com a contribuição das suas altas prestações.
Atualmente, o vidro laminado é uma parte ativa destacada em qualquer vedação envidraçada, seja como vidro monolítico ou fazendo parte de um vidro isolante. A segurança, o isolamento térmico, a proteção solar ou o isolamento acústico são as suas principais prestações, mas, além disso, os laminados especiais continuam a evoluir ano após ano, com propostas novas e originais.
No plano estético, podemos destacar os novos butirais coloridos que, com as suas infinitas combinações, permitem obter uma diversidade de tonalidades e graus de transparência diferentes, bem como a incorporação de tecidos, telas e até obras de arte que são “encapsuladas” no vidro laminado, sem perder as prestações.
Noutro sentido, encontram-se os laminados formados por vidros e butirais extraclaros, com ou sem possibilidade de tratamento antirreflexo que, juntamente com as composições especiais antiagressão e antibala, dão uma resposta adequada aos requisitos das grandes montras de boutiques, joalharias exclusivas ou concessionários de automóveis de luxo.
No plano tecnológico, vimos como as principais empresas internacionais têm vindo a apresentar novidades ao setor que superam a criatividade do século XX. “Vidros inteligentes”, como algumas marcas os definem, mas que, no fundo, se trata da incorporação dos últimos avanços tecnológicos dentro ou sobre um vidro laminado.
Um exemplo disso é o vidro com controlo de privacidade graças à película de PDLC que permite alterar a aparência do vidro através de uma simples corrente elétrica. O resultado é um vidro laminado que muda de translúcido para transparente. Uma solução tecnológica muito útil em salas de reuniões, separações de espaços, quartos de hotel…
Existem outras soluções, como é o vidro aquecido, que se pode ativar e desativar através de um interruptor ou se pode ligar a um termóstato programável. Ou o vidro laminado com LED, que permite já não só iluminar a unidade de vidro, como também criar formas e desenhos interativos como se tivessem vida.
Atualmente, a Vidresif faz parte da RIOU.Glass, uma grande empresa francesa. Uma empresa que conta com um departamento próprio de inovação e desenvolvimento, que complementa o nosso reconhecido “know-how” em vidros de altas prestações. Um trabalho de equipa que nos permite avançar nas nossas próprias soluções técnicas onde o vidro de alto valor acrescentado será cada vez mais o protagonista em qualquer tipo de vedação envidraçada, seja interior ou exterior.
novoperfil.pt
Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício