Domo by Indalsu, S.L.
Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício
“A Glasstec 2024 é a plataforma de negócios e de divulgação para todo o setor do vidro”

Entrevista com Lars Weisner, diretor da Glasstec

José Luis París11/07/2024

De 22 a 25 de outubro, a cidade alemã de Düsseldorf acolhe a Glasstec 2024, a maior feira comercial do mundo para o setor do vidro. Mais de mil empresas expositoras apresentarão os seus últimos desenvolvimentos em resposta às necessidades do setor, no âmbito da circularidade, da digitalização e da descarbonização. Estes tópicos serão também os principais temas do programa da Conferência Glasstec. Lars Weisner assume a sua primeira edição como diretor do certame. Recentemente, visitou as instalações da Interempresas Media e da Vítrea, acompanhado por Olivier Hubing, diretor-geral da Expo Düsseldorf España, para explicar o projeto da Glasstec 2024. Aproveitámos a visita para falar sobre os objetivos e as expetativas do certame.

A Glasstec voltará a realizar-se em outubro. Como será a edição de 2024?

A Glasstec deste ano é apresentada com um novo slogan “We are Glass”, que define o nosso objetivo de ser o principal evento mundial para o setor do vidro. Queremos ser a plataforma para todo o setor do vidro, acolhendo todos os temas relacionados com este setor. Tudo na Glasstec está relacionado com o vidro, e os expositores e visitantes poderão encontrar o cenário perfeito para os seus interesses.

Da esquerda para a direita...
Da esquerda para a direita: Vins Bohigas, coordenador comercial da Vítrea; Lars Weisner, diretor da Glasstec, José Luis París, coordenador editorial da Vítrea, Olivier Hubing, diretor-geral da Expo Düsseldorf España e Sònia Larrosa, diretora do Departamento Internacional da Interempresas Media.

Na última edição, a primeira após a pandemia, a Glasstec reuniu mais de 900 expositores de 47 países e contou com a presença de cerca de 30.000 visitantes de 121 países. Quais são as previsões para esta edição de 2024? O que podemos esperar?

Queremos que a Glasstec seja um local onde visitantes e expositores possam trocar informações e conhecimentos e estabelecer contactos. No entanto, como é óbvio, a nossa prioridade é criar uma plataforma para que os nossos expositores atraiam visitantes para criar negócios.

Em termos de número de expositores, em 2022 ainda estávamos a ser afetados por algumas das últimas vagas de Covid, pelo que ainda havia muitas restrições e incertezas. Apesar de tudo isto, contámos com 928 expositores, longe do recorde alcançado em 2018, com 1.275.

Para a Glasstec 2024, até ao início de maio (altura em que esta entrevista foi realizada), temos cerca de 1.050 expositores, mas ainda esperamos a confirmação de algumas empresas que tendem a inscrever-se mais tarde. Ainda não podemos confirmar se teremos um aumento de expositores de 15 ou 20% em relação a 2022, mas podemos afirmar que todas as grandes empresas do setor já confirmaram a sua presença.

Quantas empresas espanholas deverão participar na exposição?

Cerca de vinte expositores espanhóis já confirmaram a sua presença, mas as inscrições ainda não estão encerradas e é provável que surjam mais alguns. De qualquer forma, o número é bastante semelhante ao da edição do ano passado.

A Glasstec abrange todo o espetro do setor do vidro, desde a produção e transformação até à aplicação e reciclagem. Como é que a Glasstec vai centrar a oferta do setor nesta edição e que áreas estarão no centro das atenções?

A Glasstec 2024 ocupará os pavilhões 10 a 17 do recinto de exposições de Düsseldorf. A divisão por setores será muito semelhante à da edição de 2022:

  • Pavilhão 10: produtos e aplicações de vidro;
  • Pavilhões 11 e 12: tecnologia de processamento do vidro;
  • Pavilhão 13: fabrico e tecnologia para a produção de vidro;
  • Pavilhão 14: medição, ensaio, controlo, tecnologia e software;
  • Pavilhão 15: tecnologia de processamento do vidro e tecnologia de fabrico e produção de vidro;
  • Pavilhão 16: tecnologia de processamento do vidro e tecnologia de fabrico e produção de vidro;
  • Pavilhão 17: tecnologia de processamento do vidro.
A Glasstec 2024 realizar-se-á em Düsseldorf, entre 22 e 25 de outubro. Messe Düsseldorf/tillmann
A Glasstec 2024 realizar-se-á em Düsseldorf, entre 22 e 25 de outubro. Messe Düsseldorf/tillmann.

Como todos os setores, o do vidro também enfrenta desafios importantes, como a digitalização, a descarbonização, as alterações climáticas e a economia circular. Como é que estas questões serão representadas na Glasstec no programa de seminários e conferências técnicas?

Desta vez, reestruturámos o programa de conferências e de intercâmbio de informações. No passado, dedicámos muitas sessões a workshops e conferências, mas estas não estavam estruturadas de forma coerente. Agora, a Conferência Glasstec agrupará várias categorias de eventos, estruturados em torno de três objetivos principais:

  • Apresentações dos expositores e parceiros da Glasstec (Sessões de Tendências do Vidro);
  • Artesãos e profissionais (Handwerk Live);
  • Investigação e desenvolvimento (CircuClarity One, Start-Up Sessions e Glass Melting Pot).

Tal como referido na pergunta, a Conferência Glasstec centrar-se-á na economia circular, nas tecnologias digitais e na descarbonização.

Pretendemos que a Glasstec seja uma plataforma interativa entre profissionais, investigadores, estudantes universitários e representantes do setor, com muita troca de informações, aprendizagem e trabalho em rede, porque essa é uma parte crucial de todas as feiras comerciais e especialmente da Glasstec.

O Glass Technology Live é uma amostra tradicional do programa da Glasstec, por isso, que surpresas estão reservadas este ano?

Para mim, como novo membro da família do vidro, é fascinante ver como as pessoas trabalham com este material, o que pode ser feito com o vidro e as ideias que são geradas. Na edição de 2022, quando eu ainda não era responsável pelo certame, fiquei impressionado ao ver o que podia ser feito com a impressão 3D em vidro.

Para a edição deste ano, estamos novamente a trabalhar com as quatro universidades parceiras da Glasstec. Ainda não posso revelar nada, porque até agora o trabalho tem sido muito discreto, mas fiquei a saber que haverá uma mistura muito variada de amostras, desde grandes peças de vidro até algumas mais pequenas, mas serão sempre exemplos muito claros do que pode acontecer em desenvolvimentos futuros. Vão acontecer coisas muito interessantes neste espaço.

A Conferência Glasstec reunirá um intenso programa de conferências em que a economia circular...
A Conferência Glasstec reunirá um intenso programa de conferências em que a economia circular, a tecnologia digital e a descarbonização serão temas centrais. Foto: Messe Düsseldorf/tillmann.

A Glasstec sempre deu grande importância às Start-Ups, empresas empreendedoras que trazem novas visões e tecnologias para o desenvolvimento do setor. O certame voltará a incluir uma área dedicada a estas novas empresas?

Sim, vamos ter uma zona Start-Up. Estudámos em pormenor aquilo que será apresentado neste espaço, as inovações que despertarão o interesse dos visitantes. O objetivo é proporcionar às empresas jovens e empreendedoras uma plataforma para se apresentarem sem terem de investir na construção de um grande stand, o que representa um investimento importante. Esta zona possibilita um acesso simples ao mundo da tecnologia do vidro.

Alguma das Start-Ups apresentadas em edições anteriores conseguiu transformar o seu projeto numa empresa consolidada no setor do vidro?

Três empresas que já o fizeram no passado voltarão a expor nesta área, e duas outras estarão presentes na exposição geral da Glasstec. Isto significa que esta iniciativa está a funcionar, que as empresas que participaram na exposição conseguiram o que pretendiam e querem agora participar na feira. Algumas destas empresas estavam mais centradas no mercado alemão, mas obtiveram muitos contactos comerciais internacionais para a criação de negócios. Na verdade, é difícil saber em que fase de progresso se encontram as empresas que obtiveram contactos em resultado da sua participação na zona Start-Up, mas se há empresas que repetem a experiência e outras que já são expositores regulares, penso que o resultado da iniciativa seja positivo, melhor do que poderíamos esperar.

O sucesso de uma feira, para além do número de expositores e de visitantes, pode ser constatado pela possibilidade de estabelecer ligações com profissionais e criar negócios. Quais são as oportunidades oferecidas pela Glasstec nesse sentido? Foram programadas iniciativas específicas para promover essas ligações?

Como feira do setor, perguntamo-nos como podemos ajudar o setor do vidro a enfrentar os desafios globais e a encontrar soluções para esses mesmos desafios. Apesar de não pertencermos ao setor do vidro, prestamos apoio e falamos com representantes de muitas empresas e associações. Estes debates conduzem sempre à transição para a economia circular, tecnologias digitais e descarbonização. Por isso, abordámos o evento com estas três preocupações em mente, que farão parte de muitas das sessões da Conferência Glasstec.

Criámos também o Glass Melting Pot, uma plataforma de discussão interativa entre a investigação e o setor, para que as empresas e os investigadores das universidades possam reunir ideias sobre os temas centrais acima referidos, apresentá-las e ver como podem ser geridas no futuro. Queremos incentivar o debate para que todos os participantes na Glasstec possam participar e aplicar nas suas empresas algumas das ideias que recolheram na feira.

Um momento do encontro com Lars Weisner, diretor da Glasstec e Olivier Hubing, na sede da Interempresas Media
Um momento do encontro com Lars Weisner, diretor da Glasstec e Olivier Hubing, na sede da Interempresas Media.

Referiu anteriormente outra das novas iniciativas lançadas este ano, a CircuClarity One. Pode explicar em que consiste?

Esta será a primeira vez que se realizará. Tal como acontece com o Glass Melting Pot, por detrás desta ideia está uma colaboração entre o setor e a investigação, envolvendo fabricantes, transformadores, fornecedores de materiais, engenheiros, arquitetos e peritos académicos. A missão é divulgar o conhecimento e o progresso dos processos no setor do vidro e das fachadas, promovendo uma economia circular.

A proposta será estruturada em três partes: uma parte será uma exposição de soluções, que será integrada no Glass Technology Live. Outra será integrada nas sessões da Conferência Glasstec, com um bloco diário dedicado à circularidade. A terceira parte será constituída por dois prémios, um para a indústria e outro para investigadores e estudantes.

Neste CircuClarity One teremos como oradores duas personalidades muito importantes, a Dra. Lisa Ramming, uma prestigiada arquiteta americana, e a Professora Linda Hildebrand, especialista no ensino universitário sobre reciclagem e economia circular.

Todos os profissionais falam da economia circular, da reciclagem e da descarbonização, mas fazem-no a partir das suas próprias áreas de atividade. Na Glasstec, queremos iniciar uma conversa que envolva todos, partilhando dados para progredir mais rapidamente no desenvolvimento de boas soluções para estas questões fundamentais. Sabemos que este é um objetivo difícil, porque as empresas investem muitos recursos na sua própria investigação e não são muito propensas a partilhar dados, mas queremos pelo menos tentar. Até à data, cerca de 70 empresas confirmaram a sua participação nesta iniciativa.

A Glass Technology Live apresentará os mais recentes desenvolvimentos na tecnologia do vidro. Foto: Messe Düsseldorf/tillmann...
A Glass Technology Live apresentará os mais recentes desenvolvimentos na tecnologia do vidro. Foto: Messe Düsseldorf/tillmann.

Com a Glasstec a poucos meses de distância, que mensagem gostaria de enviar aos nossos leitores para os encorajar a participar, como expositores ou visitantes, e por que razão não devem perder a Glasstec?

A Glasstec é a feira comercial mais importante do mundo para o setor do vidro e não encontrarão uma plataforma de negócios melhor. Nesta edição, queremos reforçar este papel, mas com o objetivo de sermos ainda melhores nas edições seguintes. Queremos ser mais interativos, promover a transferência de conhecimentos e ser a plataforma de intercâmbio de informações entre profissionais.

Com base nas conversas que tive com empresas nos últimos meses, todas valorizam a oportunidade de falar diretamente com os seus interlocutores sobre o setor do vidro, mesmo entre concorrentes. A Glasstec é a plataforma ideal para isso. Aqui encontram-se as maiores empresas e os principais intervenientes do setor do vidro. Somos a exposição internacional mais importante para o setor do vidro, e é esta a nossa maior vantagem. É quase como uma reunião de família, o local onde se deve estar caso se faça parte do mundo do vidro.

REVISTAS

A-OK Motors®Associação Nacional dos Fabricantes de Janelas Eficientes - ANFAJESiga-nosFinstral, S.A.Pervedant - Perfis e Vedantes, Lda.

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    04/09/2024

  • Newsletter NovoPerfil PT

    31/07/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial