“A Lingote vai lançar uma janela minimalista de correr capaz de prestações verdadeiramente incríveis”
A participação da Cruz de Oito na edição da VETECO 2024 surgiu a convite da AGI-Augusto Guimarães & Irmão, para a apresentação do conceito e produto que resulta da simbiose entre o know-how das duas organizações. Como esclarece, em entrevista, Pedro Freitas, sócio-gerente da Cruz de Oito, a especialista em vidro considera “sempre importante estar presente em eventos e feiras de carisma internacional, podendo, assim, fazer-se conhecer e ampliar a sua rede de contactos e potenciais clientes”. A empresa considera “uma excelente oportunidade” poder estar com os clientes atuais que sabe, de antemão, que serão visitantes e/ou expositores nesta feira, em um “ambiente diferenciado”, detalha.
A Cruz de Oito esteve presente na edição de 2018 da VETECO, tendo, na ocasião, apresentado ao mercado uma plataforma de cálculo de espessura otimizada em vidro, intitulada GTC-Glass Thickness Calculator. O lançamento deu-se em “um momento em que a empresa ainda se afirmava unicamente como gabinete de engenharia de especialidade do vidro, que ao longo dos últimos anos evoluiu para uma construtora de especialidade, realizando obras de diferenciação técnica nas área do vidro e suas estruturas portantes”.
Já a MultiWindows participa pela primeira vez no Salão da VETECO, com o objetivo de dar a conhecer a empresa, que “é uma das referências no fabrico de caixilharia em Portugal”, e criar sinergias que lhe permitam alcançar novos mercados. Em declarações à Agriterra, Olga Konovalova, CEO da MultiWindows, sublinha: “valorizamos o networking, e esse é também um dos motivos fundamentais que nos levam à VETECO”.
Por seu turno, a Lingote, que se encontra “numa nova fase da sua já longa existência” desde 2020, aquando da incorporação na Corialis Group, pretende revelar na VETECO “o novo posicionamento dos seus produtos, novas instalações, com a construção de uma nova fábrica de raiz, e ainda um substancial reforço na qualidade do seu serviço”. Em entrevista, André Costa, CEO da empresa do setor de extrusão de perfis em alumínio, sublinha que “a Lingote se tem vindo a preparar para responder às exigências do mercado da arquitetura” através deste posicionamento. Esta será a primeira representação a nível individual da empresa em parceria com a sua marca comercial espanhola.
Nas palavras de André Costa, “os nossos objetivos são claros, e passam por nos posicionarmos, definitivamente, num mercado onde até agora não estávamos presentes, mostrando a beleza e qualidade dos nossos produtos, bem como a inovação e preocupação com o futuro que serve de alicerce a todo o grupo de empresas Corialis”.
Quanto ao lançamento de novos produtos e serviços por parte das empresas que representam o setor nacional das janelas, fachadas e proteção solar na VETECO, a Lingote avança que o evento vai permitir a apresentação de toda a gama que está a introduzir em Portugal, pelo que, “na realidade, tudo são novos produtos”. Mais objetivamente, a empresa vai lançar uma nova janela minimalista de correr “capaz de prestações verdadeiramente incríveis”, garante o CEO da Lingote. Segundo André Costa, os visitantes terão ainda oportunidade de explorar os desenvolvimentos que têm vindo a fazer nas séries de outdoor e indoor.
Tratando-se da primeira visita ao salão especializado em janelas e caixilharia organizado pela IFEMA Madrid, para a MultiWindows “tudo será novidade”. Olga Konovalova adianta que a empresa irá apresentar os seus padrões de qualidade e capacidade de executar, sublinhando que “os produtos falam por si, e expô-los é a melhor maneira de demonstrar a nossa capacidade produtiva, que é fortemente industrializada e utiliza tecnologia de topo”.
A Cruz de Oito vai marcar presença no stand 9G25|Pavilhão 9 da VETECO, onde, em conjunto com a AGI-Augusto Guimarães & Irmão irá apresentar a fachada A8+, um novo conceito de fachada cortina em SISTEMA SFPP (Structural Facade with Photovoltaic Panel), “que une o melhor de dois mundos, técnico e estético”, garante Pedro Freitas. Como explica o sócio-gerente da Cruz de Oito, trata-se de uma fachada cortina com vidro isolante “de elevado desempenho térmico” que, pela incorporação de painéis fotovoltaicos da SKALA (marca representada ibericamente pela AGI) com a sua tecnologia CIGS, se torna numa fachada ‘produtora’ de energia elétrica, “com uma estética que responde aos desafios da arquitetura atual, garantindo aos edifícios classificações energéticas premium”.
“Deixamos, desde já, o convite para visitarem o stand onde poderão ver um módulo de uma fachada. Pensamos que os arquitetos e donos de obra facilmente se apaixonarão pelo conceito da A8+, uma fachada cortina produtora de energia elétrica onde a placa fornece uma potência máxima de 150 W para cores escuras nas zonas cegas e poderá assumir desempenho de fator solar inferior a 20% nas zonas de visão (dependendo sempre da escolha do vidro a incorporar), explica Pedro Freitas.
As expetativas para o evento espanhol que se realiza entre 5 e 8 de novembro são elevadas. Reconhecida como o ponto de encontro europeu dos profissionais do setor, a VETECO é hoje um espaço internacional no que respeita a dinamização da indústria de janelas e caixilharias, o lançamento de inovações e a discussão dos desafios atuais nas áreas da arquitetura e da construção, como comprovam os 76 países representados na última edição.
Como defende Pedro Freitas, “as feiras de especialidade internacionais são, por norma, uma oportunidade de reflexão e debate, onde especialistas numa determinada área reúnem sinergias (mesmo que internas) para apresentar ao mercado o melhor das organizações que representam”. Como tal, “surgem nas feiras novos produtos e conceitos, pelo que acreditamos que o setor das janelas e caixilharia sairá desta feira com energia reforçada e com vontade de alavancar novas tecnologias e negócios”, afirma o responsável.
“As questões da eficiência energética, o apelo ambiental e a otimização de processos são cada vez mais uma preocupação dos donos de obra, que impõem respostas ao setor”. A Cruz de Oito acredita que o mesmo “está numa fase de elevada maturidade e conseguirá dar resposta a tais desafios”, pelo que “além de apresentarmos o que temos de melhor, esperamos o mesmo de todos os demais expositores”, conclui.
A VETECO “destaca-se como uma feira de referência, por isso as nossas expetativas são enormes”, corrobora a Lingote. Recordando que os clientes nacionais se fazem representar “em larga escala, numa feira que já se tornou quase ibérica”, André Costa considera que o evento “é, sem dúvida, a possibilidade de juntar num mesmo espaço tudo o que de melhor se faz para a área da construção”. Nas palavras do CEO da Lingote, trata-se mesmo de “uma oportunidade de ouro para a apresentação do nosso catálogo, para esclarecer incertezas face ao potencial de crescimento da caixilharia, e ainda, para podermos debater, junto dos interessados, o futuro do setor e o nosso posicionamento nesse futuro”.
Por último, na opinião da MultiWindows, a VETECO “é uma feira de grande visibilidade e que todos os stakeholders visitam”, pelo que a expetativa na participação é, também, assinalável. Olga Konovalova destaca “a inovação constante, nos dias que correm, e a apresentação de novos materiais e de novas aplicações dos mesmos, ou mesmo de novas metodologias”. Na feira da IFEMA Madrid “irá haver de tudo um pouco, e fundamentalmente, uma grande oportunidade de partilhar experiências”, antecipa.
A VETECO promete, assim, voltar a ser palco das últimas inovações da indústria em matéria de janelas, fachadas e proteção solar, com o forte contributo do setor português das janelas e caixilharias, que marca presença nesta feira com lançamentos tecnológicos de vanguarda.
novoperfil.pt
Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício