Carlos Alves, acreditado pela Autodesk, é o formador da 4.ª edição online do curso ‘BIM – interoperabilidade Revit-Robot’, promovido pelo Itecons e que decorre nos dias 8 e 9 de novembro, em sessões síncronas.
Esta formação pretende enquadrar e transmitir a aplicabilidade/mais valia da utilização conjunta do Revit e do Robot, dois softwares destinados ao processo de execução de um projeto de estruturas, desde a sua conceção/modelação e análise estrutural até à produção de peças desenhadas.
O curso tem como destinatários alunos e profissionais de engenharia ou construção, ou de qualquer outra área, que pretendam utilizar o software Robot Structural Analysis Professional para realização do cálculo e análise estrutural de estruturas, bem como o software Revit para realização das peças desenhadas do projeto (desenhos).
As ações de formação serão lecionadas por Carlos Alves, formador acreditado pela Autodesk. O Itecons é um centro de formação autorizado da Autodesk (Autodesk Authorised Training Centre). No final, os formandos terão acesso ao certificado de formação SIGO e ao certificado de formação Autodesk.
Normalmente os engenheiros de estruturas ao iniciarem um projeto começam por interpretar desenhos de arquitetura, por criar a documentação do projeto e, posteriormente, modelos analíticos referentes ao mesmo. Estes modelos analíticos têm de estar perfeitamente coordenados com o modelo geral (sobretudo peças desenhadas), os materiais, propriedades das secções e cargas existentes. Assim que tenhamos a análise estrutural e modelo de cálculo afinados/concluídos, a documentação do projeto é modificada de forma manual para refletir o modelo atual. Este ciclo de trabalho é repetido para cada interação existente no projeto.
A ligação entre os softwares Revit e o Robot simplifica este processo, facilitando a coordenação entre a documentação do projeto e a informação do modelo analítico estrutural.
No final do evento, os formandos deverão ser capazes de explorar a interoperabilidade entre os dois softwares, Revit e Rotot, começando por modelar no software Revit uma pequena estrutura com elementos de betão armado e metálicos com base no projeto base de Arquitetura, transferindo posteriormente o modelo analítico para o software Robot.
Realizada a análise estrutural, alguns dos resultados obtidos são exportados automaticamente e de forma inversa do Robot para o Revit, entre os quais algumas das armaduras dos elementos de betão e ligações entre perfis metálicos. Com este fluxo de trabalho reduz-se o tempo necessário para criação e alteração dos modelos analíticos, bem como o risco de potenciais erros resultantes de uma ligação manual entre o modelo de cálculo (Robot) e a documentação do projecto (Revit).
Para mais informações consulte o site da Itecons.
novoperfil.pt
Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício