As DAP também estão disponíveis para a nova gama de produtos com menor teor de carbono.
A Guardian Glass publicou seis novas Declarações Ambientais de Produto (DAP) para os seus produtos de vidro float não processado, vidro revestido por pulverização catódica e vidro laminado produzidos na Europa.
Uma Declaração Ambiental de Produto (DAP) é um documento verificado e registado que comunica informações transparentes sobre o impacto ambiental do ciclo de vida de um produto. As DAP são desenvolvidas especificamente para a região onde o vidro é fabricado.
Uma das novas DAP abrange o vidro flotado Guardian ExtraClear, que é o vidro float normalizado com o valor mais baixo de carbono incorporado produzido na Europa(1).
Verificadas por uma entidade externa independente, as seis DAP abrangem os seguintes produtos:
A nova DAP para o vidro plano não transformado, que abrange o vidro float standard Guardian ExtraClear produzido na Europa, tem um valor de carbono incorporado de cradle-to-gate(2) (A1-A3) equivalente a 9,64 kg CO2/m2 para o vidro de 4 mm. Este novo valor confirma que o Guardian ExtraClear é o vidro float com o menor valor de carbono incorporado produzido na Europa. Foi anunciado uma nova DAP, que estará disponível em 2025, para o vidro float com baixo teor de ferro Guardian UltraClear, que é produzido na fábrica de Bascharage da Guardian Glass no Luxemburgo, o forno mais eficiente da Guardian Glass em termos energéticos.
As DAP também estão disponíveis para a nova gama de produtos com menor teor de carbono. O Guardian NEXA 6 e o Guardian NEXA 9 têm a sua própria ETA, com valores de carbono incorporados para vidro de 4 mm de 6,38 kg CO2/m2 e 8,58 kg CO2eq/m2, respetivamente. Em comparação com a média europeia de dados para o vidro float(3), isto representa uma redução do carbono incorporado de mais de 40% para o Guardian NEXA 6 e de 20% para o Guardian NEXA 9.
Além destes documentos e disponível para download no sítio Web da Guardian Glass, foi recentemente adicionada uma nova funcionalidade à ferramenta Calculadora de Desempenho (parte do software Glass Analytics) que permite aos processadores e especificadores de vidro obter uma estimativa do equivalente de carbono incorporado para uma vasta gama de combinações de vidros. A Guardian Glass desenvolveu a ferramenta Calculadora de Desempenho para ajudar a demonstrar os benefícios do vidro de alto desempenho em fachadas de edifícios. A função de estimativa de carbono incorporado está disponível para todos os produtos de vidro float, vidro revestido, vidro laminado e vidro laminado revestido fabricados pela Guardian Glass na Europa.
“O nosso compromisso com a gestão ambiental é demonstrado através dos nossos esforços contínuos para melhorar a eficiência energética, gerir os recursos de forma responsável e reduzir as emissões atmosféricas. Esforçamo-nos por procurar continuamente soluções inovadoras para melhorar os nossos processos de fabrico, tal como evidenciado por iniciativas como a reconstrução de fornos que ajudam a aumentar a eficiência energética das nossas fábricas. Ao investir em tecnologias avançadas de fornos e projetos eficientes, conseguimos reduzir o carbono incorporado nos nossos produtos de vidro europeus”, diz Guus Boekhoudt, vice-presidente executivo da Guardian Glass para a Europa, África e Médio Oriente, Ásia-Pacífico e América Latina.
“Ao publicar as DAP, apoiamos os arquitetos e designers que se esforçam por compreender os impactos ambientais dos edifícios que projetam através dos produtos que prescrevem. O objetivo é fornecer-lhes as informações de que necessitam para calcular as emissões de carbono ao longo do ciclo de vida dos seus edifícios e tomar decisões informadas”, comenta Jonathan Brunette, diretor de ESG e certificação da Guardian Glass. “Estes dados transparentes e verificados por terceiros também ajudam as empresas que trabalham para cumprir os seus objetivos de redução de carbono, quer sejam objetivos voluntários ou em resposta a regulamentos locais, como os regulamentos relativos ao ciclo de vida total do carbono dos edifícios, que já entraram em vigor em alguns países da Europa, incluindo a Dinamarca, a Suécia, a França e os Países Baixos. Os dados também podem ajudar a obter créditos para certificações de construção sustentável, como LEED ou BREEAM.”
(1) Comparação europeia baseada nas DPA publicamente disponíveis dos principais fabricantes de vidro float na Europa em 19 de setembro de 2024.
(2) O potencial de aquecimento global (PAG) das fases A1-A3 inclui os impactos da extração e transformação das matérias-primas, do transporte das matérias-primas para a fábrica e do fabrico do produto. Este termo é por vezes referido como “pegada de carbono do produto“ ou ”carbono incorporado”.
(3) Ao comparar o valor do PAG A1-A3 do NEXA 6 com os dados da base de dados Sphera 2021 para o vidro plano float na UE-28 (válidos a partir de junho de 2024), calcula-se uma redução de -42%. Ao comparar o valor PAG A1-A3 do NEXA 9 com o conjunto de dados da Sphera Database 2021 para o vidro plano flutuante da UE-28 (válido em junho de 2024), a redução calculada é de -22%.
novoperfil.pt
Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício