Foram apresentados cerca de uma centena de projetos espanhóis e portugueses, em Madrid, dos quais sete foram vencedores e nove receberam menções honrosas. O Cine Batalha, no Porto, foi um dos projetos vencedores.
Os vencedores dos prémios Architecture Aluminium Technal 2024 foram anunciados na quinta-feira, 7 de novembro, num evento realizado em Madrid durante a Convenção anual Aluminier Technal. O evento contou com a presença de todos os vencedores e dos industriais da rede Aluminier Technal.
Nesta edição, à qual concorreram cerca de uma centena de projetos de Espanha e Portugal, sete foram premiados, enquanto nove receberam menções honrosas nas cinco categorias do concurso.
Os Prémios Palmarés Architecture Aluminium Technal 2024 distinguiram os projetos de arquitetura executados em sistemas de alumínio Technal em Portugal e Espanha. Foram premiadas sete obras, e nove receberam menções honrosas nas cinco categorias do concurso:
Esta edição contou com uma novidade nos critérios de avaliação: o reconhecimento da abordagem sustentável dos projetos, sublinhando a necessidade de avançar na descarbonização da arquitetura com base na inovação.
Na categoria ‘Habitar - Habitação Unifamiliar’ foi distinguida a Casa em Vermelho, Cebreros, em Ávila, do estúdio Entresitio; na mesma categoria, como ‘Habitação Coletiva’, foi galardoada a construção de de 47 habitações sociais em Torre Baró, Barcelona, projeto dos gabinetes de arquitetura: DATAAE, Narch Arquitecctes e Maira Arquitectes.
A categoria ‘Reabilitar’ contou com dois projetos vencedores: o projeto português Cinema Batalha, do Atelier 15, no Porto, e o Gomila Mallorca, em Palma de Maiorca, do Mvrdv + Gras Reynés Arquitetos.
Na categoria ‘Descobrir’ foram vencedores a Faculdade de Humanidades e Ciências da Comunicação CEU, localizada em Madrid, da Nieto Sobejano Arquitectos, e a Fundação Laboral da Construção e da Comunidade Valenciana, em Valência, da MRM arquitetos.
O estúdio Rosalind, em Málaga, do estúdio Primitivo González| e.G.a, foi o distinguido na categoría ‘Trabalhar’.
Habitar - Habitação Unifamiliar’: Casa em Vermelho. Cebreros. Ávila
Atelier de arquitetura: Maria Hurtado de Mendoza, C.sar Jim.nez de Tejada, lvar Ruiz(estudio__entresitio)
Instalador Aluminier Technal: Cerramientos Hontoria
Soluções Technal: janelas de correr ARTLINE, fachada GEODE
Fotografia: Montse Zamorano
Habitar - Habitação Coletiva: Construção de 47 habitações sociais em Torre Baró. Barcelona
Ateliers de arquitetura: Claudi Aguiló, Albert Domingo DATAAE; Joan Ramon Pascuets narch arquitectes; Maira González maira arquitectes
Instalador: Finestcris S.L.
Soluções Technal: janelas de batente SOLEAL 65 folha mínima, janelas de correr SOLEAL 55
Fotografia: Adrià Goula
Descobrir (ex aequo): Faculdade de Ciências Humanas e da Comunicação CEU. Madrid
Ateliers de arquitetura: Fuensanta Nieto, Enrique Sobejano; Nieto Sobejano Arquitectos
Instalador: Venakal
Soluções Technal: janelas de batente de folha oculta UNICITY, fachada GEODE
Fotografia: Roland Halbe
Descobrir (ex aequo): Fundação do Trabalho da Construção da Comunidade Valenciana. Valência
Ateliers de arquitetura: Miguel Alonso, Roberto Erviti, Mamen Escorihuela; MRM arquitectos
Instalador Aluminier Technal: Alusink
Soluções Technal: janelas de batente SOLEAL 75
Fotografia: Mikel Muruzabal
Trabalhar: Rosalind. Málaga
Ateliers de arquitectura: Primitivo González, Noa González, Ara González estudio Primitivo González | e.G.a
Soluções Technal: fachada GEODE
Fotografia: Fernando Alda
Reabilitar (ex aequo): Gomila Mallorca. Palma de Mallorca
Ateliers de arquitetura: Winy Maas, Jacob Van Rijs y Nathalie de Vries (MVRDV); Guillermo Reyn.s (GRAS Reyn.s Arquitectos)
Instalador Aluminier Technal: Calviá Balear Fachadas, Talleres Miquel Sineu
Soluções Technal: portas de harmónio AMBIAL, janelas de correr LUMEAL, janelas de batente SOLEAL 55
Fotografia: Daria Scagliola, Huguet, Íñigo Vega Carro, Jannes Linders
Reabilitar (ex aequo): Cine Batalha. Porto
Ateliers de arquitetura: Alexandre Alves, Miguel Ribeiro, Sergio Fernández; Atelier 15
Instalador: Ribeiro & Rocha
Soluções Technal: fachada TENTAL, janelas de batente SOLEAL 65, portas SOLEAL 65
Fotografia: Brutos audiovisual
O júri que elegeu os projetos vencedores foi composto por personalidades de renome no setor da arquitetura em Portugal e Espanha, nomeadamente Miguel Saraiva, fundador e arquiteto do estúdio Saraiva + Associados; Paulo Martins, CEO da Paulo Martins Arquitetura & Design, fundador do escritório de arquitetura com foco internacional e sede em Barcelona; Felipe Pich-Aguilera, co-fundador do atelier PichArquitects; José Toral, fundador do atelier Peris+Toral Arquitectes, de Barcelona; Paloma Baquero, do atelier com sede em Granada Serrano + Baquero Arquitetos; e Albert Sagrera, da Societat Orgânica, especialista em análise do ciclo de vida, fecho de ciclo de vida de materiais e estudos hídricos.
Os projetos apresentados aos Prémios Technal de Alumínio para a Arquitetura tiveram como denominador comum uma expressão arquitetónica singular, e todos eles estão incluídos no livro de arquitetura editado pela Technal para este prémio, que pode ser consultado no site dos Prémios Technal de Alumínio para a Arquitetura, juntamente com informações sobre cada uma das obras.
Além disso, as obras premiadas podem ser apreciadas em versão documental aqui.
A próxima edição dos Prémios Palmarés Architecture Aluminium Technal está prevista para 2026. A pensar no utilizador final e na otimização dos materiais, a avaliação dos projetos vencedores apresenta em comum o design e a arquitetura única.
novoperfil.pt
Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício