A Concreta, certame das áreas da construção, arquitetura, design e engenharia, abre as suas portas hoje e prolonga-se até 23 novembro. Organizada pela Exponor, as empresas e os profissionais são desafiados a implementar a descarbonização destes setores.
No programa da 31.ª Edição da Elétrica e da Feira de Arquitetura, Construção, Design e Engenharia (Concreta 2024) destacam-se duas conferências: uma a cargo do arquiteto japonês Tomoaki Uno, estreia em Portugal, proporcionando uma oportunidade única para os profissionais conhecerem diretamente o seu trabalho, e outra da responsabilidade do arquiteto Nuno Melo Sousa. As conferências têm data marcada para o dia 21 de novembro, com início às 17h00.
Tomoaki Uno é um arquiteto japonês que se destaca pela sua filosofia de trabalho hands-on, estando presente no local dos seus projetos, desde a conceção até à conclusão. A sua abordagem, iniciada com a Hongo House, envolve a supervisão direta em cada fase da construção, colaborando de forma estreita com os artesãos e até executando tarefas manuais. Esse envolvimento pessoal tornou-se o ethos do seu estúdio, garantindo assim um controlo rigoroso da qualidade e da coerência dos projetos.
Especializado em arquitetura residencial, prefere utilizar materiais naturais como a madeira, criando desta forma uma linguagem arquitetónica que equilibra minimalismo e funcionalidade. A sua obra integra harmoniosamente o ambiente natural, com grandes aberturas que conectam os interiores com o exterior.
A estética minimalista, que vai além do estilo e que reflete uma profunda consideração pela simplicidade; a luz natural e a passagem do tempo são características que definem a sua assinatura.
Uno também se distingue pela sua capacidade em combinar tradições arquitetónicas japonesas com soluções contemporâneas, reinterpretando elementos clássicos como tatamis e shojis. A Casa Ogimachi e a Casa Togo exemplificam a sua visão de criar espaços introspetivos e serenos, focados no bem-estar dos moradores e na ligação com a natureza.
A complementar o programa realiza-se um Ciclo de Conferências organizado em parceria com o Instituto Electrotécnico Português (IEP) sobre ‘Sustentabilidade e Descarbonização’. São quatro Conferências que integram este ciclo, distribuídas pelos dias 21 e 22 de novembro, totalmente dedicadas ao tema da Sustentabilidade: na Inovação, no setor Elétrico e Eletrónico, na Construção e Obras Públicas e ainda na Mobilidade e nos Transportes Públicos.
Também o ciclo de ‘Conferências Na Primeira Pessoa’ voltará a ter um lugar de destaque nesta edição da Concreta. Este bloco de conversas tem o objetivo de dar voz aos autores de projetos de arquitetura, engenharia ou design, que se distinguiram pela adoção de boas práticas de sustentabilidade, partilhando com a comunidade os desafios e respostas encontrados.
O ‘Prémio Under 40’ e os ‘Arquitetos na Feira’ são outras iniciativas que complementam a oferta da Concreta. O Prémio é uma iniciativa promovida pela Feira Internacional do Porto (Exponor), que conta com o apoio técnico do Conselho Diretivo Regional do Norte (CDRN) da Ordem dos Arquitetos e com o patrocínio da empresa Tintas CIN com o objetivo de promover e reconhecer o trabalho desenvolvido pelas novas gerações de arquitetos, cujo patamar de idades não ultrapassará, em média, os 40 anos, e que têm exercido a sua profissão à luz de uma realidade económica, social, tecnológica e jurídica bem diferente das gerações anteriores.
Já a iniciativa Arquitetos na Feira, em parceria com a Ordem dos Arquitetos Secção Regional Norte (OASRN), procura facilitar, aos arquitetos, a sua participação na feira com condições especiais, com o objetivo único de promover a arquitetura enquanto elemento chave do processo de ‘Construção, Reabilitação, Arquitetura e Design’ e possibilitar a apresentação e exposição de trabalhos de arquitetura e a divulgação de serviços profissionais a preços reduzidos
O evento apresenta um formato inovador, com foco na criatividade, nas tendências e em soluções de vanguarda, tendo a sustentabilidade como pilar central. “Na Concreta, assumimos o compromisso de liderar a transformação da indústria da construção rumo a um futuro mais sustentável. O tema ‘Descarbonização da Arquitetura e Engenharia’ reflete a nossa dedicação em promover práticas responsáveis. Estamos entusiasmados por criar um espaço de partilha e reflexão, onde empresas e profissionais podem unir esforços em direção a um futuro mais verde”, afirma Amélia Estevão, diretora de Marketing da Exponor.
A curadoria da Concreta está a cargo do arquiteto Diogo Aguiar, fundador do atelier Diogo Aguiar Studio e professor na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP). Sob a sua orientação, o evento destaca a responsabilidade ambiental em todos os setores da construção. A feira reunirá uma ampla gama de profissionais, como arquitetos, engenheiros, técnicos, consultores, construtores e instaladores, além de empresas que apresentarão soluções em áreas como revestimentos, isolamentos, cozinhas, casas de banho, pavimentos, climatização, iluminação, carpintaria, máquinas, ferramentas e equipamentos de construção.
A Concreta transcende fronteiras geográficas, com a internacionalização como um dos principais objetivos da Exponor. A edição de 2022 contou com delegações de compradores internacionais provenientes de países como Cabo Verde, Itália, República Checa, Alemanha, Países Baixos, Espanha e Polónia, entre outros.
Em simultâneo realiza-se a Elétrica que apresenta novidades e reforça negócios nos setores de Energia, Mobilidade, Eletrónica e Material Elétrico.
As Revistas O Instalador e Novoperfil são Media Partner da Concreta - Feira de Arquitetura, Construção, Design e Engenharia.
novoperfil.pt
Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício